Como trabalhar em casa? Aprenda a trabalhar por conta própria, desenvolvendo atitudes que facilitam o seu dia a dia e aumentando a sua produtividade. Conheça os principais segredos para desenvolver um bom ambiente de trabalho em home office.
Como trabalhar em casa? Aprenda a trabalhar por conta própria, desenvolvendo atitudes que facilitam o seu dia a dia e aumentando a sua produtividade. Conheça os principais segredos para desenvolver um bom ambiente de trabalho em home office.

Como trabalhar em casa? Aprenda a trabalhar por conta própria

Como trabalhar em casa? Aprenda a trabalhar por conta própria, desenvolvendo atitudes que facilitam o seu dia a dia e aumentando a sua produtividade. Conheça os principais segredos para desenvolver um bom ambiente de trabalho em home office.

Saber como trabalhar em casa é talvez mais importante do que descobrir em que tipo de negócio você irá montar.

Atualmente, muitas pessoas sonham com a possibilidade de trabalhar por conta própria na sua casa ou mesmo em conseguir fazer com a empresa, onde trabalham, passe a aderir ao formato de home office em parte do expediente.

Apesar de ter autonomia para elaborar o seu horário, quem tem a chance de trabalhar em casa precisa compreender que continua com a necessidade de render e cumprir as suas tarefas e os prazos solicitados por sua equipe de trabalho.

Então, como fazer para não cair na armadilha de achar que dará conta de tudo na última hora ou de deixar o seu rendimento não despencar? Como trabalhar em casa sem perder o foco?

Confira a seguir algumas dicas para facilitar a sua atuação em sistema de home office e se manter extremamente produtivo..

Trabalhar em casa aumenta a sua responsabilidade

Existe uma ideia errônea de que se você está trabalhando em casa significa que não ter compromisso algum. Isso deve ser encarado de forma completamente diferente!

Ao conseguir um emprego autônomo ou uma função dentro da sua companhia para exercer parcial ou totalmente suas atividades em casa, a sua responsabilidade aumenta consideravelmente.

Isso quer dizer que você terá que mostrar ao seu chefe ou para a equipe de trabalho que o seu comprometimento continua o mesmo. Sendo assim, não encare o seu trabalho como uma brincadeira e siga mantendo o profissionalismo.

Defina uma rotina rotina para trabalhar em casa

Para descobrir a melhor maneira de como trabalhar em casa, você precisa estabelecer uma rotina e não se deixar apenas pela vontade de trabalhar nessa ou naquela parte do dia.

Por isso, você tem a liberdade de decidir se prefere trabalhar nas primeiras horas da manhã ou se é mais apropriado compensar com um trabalho extra até tarde da noite. No entanto, é essencial colocar algumas regras para estruturar o seu dia e favorecer o rendimento.

Desta maneira, avise aos seus familiares que dentro de um determinado horário você não está mais a disposição de ninguém e precisa colocar as suas tarefas em dia. Esse “comunicado público” serve como um alerta para que as pessoas próximas não pensem que você está livre e pode ser interrompido a qualquer momento.

Às vezes, você está focado no desenvolvimento de um projeto e pode perder todo o seu planejamento por uma paralisação sem importância. Afinal, você está em casa, mas, não está de férias. Por isso, trabalhar em casa sem perder o foco é fundamental.

  Leia o artigo Disciplina no Home Office

Vista-se como se estivesse indo para o escritório

Outra dica fundamental para quem deseja saber como trabalhar em casa é em relação à roupa. Muitas vezes, as pessoas trabalham em casa, justamente, por não precisarem atender clientes ou fazer reuniões pessoalmente.

Por isso, o trabalho em casa representa a economia do aluguel, do transporte e até mesmo de contas de luz e/ou água. Porém, uma atitude muito simples pode dar o gatilho para que você comece o seu dia de trabalho: trocar a roupa.

Não é porque você está trabalhando de sua residência que precisa estar de pijama diante do computador sem nenhuma vontade para cumprir as suas funções profissionais.

Por isso, trocar o seu pijama por uma roupa mais apresentável pode indicar que você saiu do seu descanso para iniciar o seu expediente. Entre as inúmeras vantagens do home office, trabalhar de pijamas não está incluída.

Como trabalhar em um home office

Mantenha a produtividade em alta

Um dos principais desafios de quem faz a transição de um emprego convencional para o modelo de home office pode sofrer é manter a sua produtividade no mesmo padrão.

Um dos grandes segredos que quem quer saber como trabalhar em casa precisa dominar é o controle das distrações. É necessário fugir de todas as distrações que possam aparecer na sua frente. E a função de fiscalizar a sua concentração que antigamente poderia ser atribuída a um superior, agora está totalmente em suas mãos.

Tente determinar momentos específicos para checar as suas redes sociais, responder e/ou encaminhar e-mails, agendar reuniões, resolver pendências fora de casa ou retornar telefonemas. Cada atividade precisa ser definida para que uma não caiba tomando o tempo da outra.

Já pensou se distrair demais com as publicações do Facebook e não dar conta de elaborar aquele relatório na data marcada? Ou ainda ficar muito tempo no telefone para resolver um assunto menor e perder a hora de ligar para aquele cliente principal?

Enfim, faça essa fiscalização própria para que a sua produtividade permaneça elevada e o seu trabalho não acabe acumulado.

  Leia o artigo Coisas a serem evitadas ao trabalhar em casa

Listas podem ser úteis

As listas podem ser extremamente úteis para organizar a rotina de quem passa muito tempo dentro de casa e pode misturar o horário de lazer com o de trabalho. Portanto, crie uma lista com todas as suas funções diárias.

Esse levantamento pode ser realizado na primeira hora da manhã ou ainda antes de encerrar o seu serviço na noite anterior. Ao estabelecer com antecedência tudo o que deve ser realizado, você tem mais precisão para gerenciar os seus afazeres nas próximas 24 horas e não se esquecer de nenhuma tarefa profissional ou pessoal.

Além disso, você pode ainda elencar essa lista de acordo com as suas prioridades. O que precisa ser feito hoje? O que eu devo fazer hoje? O que pode ser deixado para amanhã e que não causará nenhum transtorno?

Basicamente, você estará atento aos prazos e aos projetos mais urgentes e terá condições de manejar o restante. Ao utilizar essas ferramentas de gestão, você pode ter mais tempo para executar do que necessariamente planejar.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro em Casa

Aproveite as dicas de como trabalhar em casa e ser bem sucedido apresentadas neste artigo, e também na nossa seção Home Office, e nos conte como está sendo a sua experiência! Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

Como trabalhar em casa
5 (100%) 3 votos