Confira neste artigo como superar a crise e crescer até o final do ano. Mesmo em momentos turbulentos como os que vivemos hoje, é possível superar a crise econômica e fechar o ano no azul.
Confira neste artigo como superar a crise e crescer até o final do ano. Mesmo em momentos turbulentos como os que vivemos hoje, é possível superar a crise econômica e fechar o ano no azul.

Como superar a crise e crescer até o fim do ano

Se tem um assunto do qual todos estão falando ultimamente é a crise que assola a economia do nosso país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de confiança do empresário industrial caiu 37,5 pontos percentuais este ano. Mesmo com estes dados pessimistas, muitas empresas seguem na contramão da crise e continuam crescendo exponencialmente.

Mas qual é o segredo? A resposta é simples: fazer diferente. Ao invés de reclamar da redução do seu lucro, procure alternativas para diminuir os custos e aumentar a produtividade, minimizando o impacto nos seus rendimentos.

Automatização como solução

Entre estas soluções, está o uso de softwares que otimizam processos, gerando um aproveitamento melhor do tempo. Por exemplo, segundo uma pesquisa que fizemos com cerca de mil usuários do sistema Meus Pedidos, houve uma economia de 7,2 horas semanais e um aumento da produtividade em 29%.

Isso significa ter quase um dia por semana para atender outras demandas mais estratégicas  para a sua empresa, como a prospecção e a fidelização de clientes. Ao oferecer um tempo extra para o seu funcionário lidar com temas que sejam mais produtivos do que operacionais, você demonstra confiança e respeito por este colaborador. E profissionais mais felizes e motivados produzem mais e melhor.

Traga seu cliente para perto

O mesmo vale para o relacionamento com os clientes. É preciso ir além de satisfazer o cliente na hora da compra. É necessário criar ações que o transformem em fã da sua marca, gerando fidelização.

Manter clientes fieis é o grande segredo para quem deseja crescer ainda este ano. Para isso, tenha um planejamento de ações de pós-venda. Estas devem ir além de pedir um feedback ao comprador, mas demonstrar um real interesse em atender às suas necessidades.

Uma comunicação constante com os seus clientes é o elemento mais importante deste processo de fidelização. Avalie constantemente se o produto está sendo bem utilizado pelo comprador, mantenha-o informado sobre lançamentos que podem interessá-lo e coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas.

Portanto, se você seguir estes três passos (otimização do tempo, motivação da equipe e fidelização do cliente) há grandes chances de crescer até o fim do ano. Afinal de contas, já chegou a hora de parar de usar a crise como desculpa e alavancar as suas vendas. Boa sorte!

Por Tiago Brandes, CEO e co-fundador da Meus Pedidos

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3 COMENTÁRIOS

  1. para muitos otimistas a solução pra essa crise é atingir o consumidor….é o que tenho feito ultimamente.. o comércio e a indústria dependem do consumidor, que por sua vez esta endividado e não é fiel a marcas e sim ao preço hj em dia… sinto informar que muitos que esperam o consumidor, estão fadados a fechar as portas, a não ser que tenha reservas e se o mesmo tiver reservas com tudo que esta acontecendo não colocará a mão no bolso pra nada no momento. por fim preferirá rescindir contratos de alugueis e mandar funcionários pra rua a ter que ficar duro sem o respaldo de nenhuma entidade financeira, que por sua vez só pensa em vender serviços em troca de favores financeiros.
    Já passei por muitas decepções neste país, mas esta vai durar um pouco mais

  2. Olá Manasses

    Concordamos com seu posicionamento. É preciso atrair o consumidor, principalmente, usando técnicas de marketing digital que realmente funcionem.

    Um grande abraço e muito sucesso!

    Equipe Empreendedores Web

  3. Nos negócios online a crise também afetou as vendas. A estratégia que muitos estão usando é justamente “trazer os clientes pra perto” e estamos fazendo isso com grupos no whatsapp. E os resultados tem sido incríveis. Fica muito mais dinâmico e rápido a comunicação com os clientes.

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