Veja nesta matéria como sobreviver à crise econômica que assola o país e até mesmo crescer, se preparando para sair dela com um negócio mais estruturado e competitivo, pronto para crescer aceleradamente quando o cenário melhorar.
Veja nesta matéria como sobreviver à crise econômica que assola o país e até mesmo crescer, se preparando para sair dela com um negócio mais estruturado e competitivo, pronto para crescer aceleradamente quando o cenário melhorar.

Como sobreviver à crise econômica e até sair dela melhor

A pergunta que não quer calar na cabeça de todo empreendedor é como sobreviver à crise econômica que assola o país e não deixar que todo seu trabalho se transforme em pó.

A etapa da negação, quando os mais otimistas ainda achavam que era tudo passageiro, já foi devidamente sepultada pelos péssimos números apresentados pela economia nos últimos meses. Agora é definitivo: a crise econômica está ai.

Agora é hora de encarar a realidade e assumir o controle da situação, antes que as coisas se tornem tão críticas que não se possa mais controlar ou que o custo para assumir este controle seja maior do que o patrimônio em si.

Comece por você e corte na carne

Como sobreviver à crise econômica e crescer
Como sobreviver à crise econômica e crescer

Se você quer saber como sobreviver à crise, comece cortando na própria carne. Sabemos que esse é um conselho que muitos empresários não gostam de ouvir, mas a primeira coisa a fazer é justamente começar as medidas de contenção por você mesmo.

O pro labore de tempos de crise, por uma questão de coerência com o cenário negocial, não pode ser igual ao dos momentos de bonança. Se a receita esta é baixa, um bom ponto para fazer uma revisão é na retirada mensal que você faz na empresa.

Alguns empresários maquiam sua situação pessoal, mantendo um pro labore elevado, como se não estivesse acontecendo nada, mas na verdade, este pro labores está sendo pago com dinheiro pego emprestado em bancos. Com as taxas de juros atuais, é suicídio!

Reveja seu mix de produtos

Outra boa dica para quem quer saber como superar a crise é analisar e criticar seu mix de produtos, tenha você um comércio, uma indústria ou empresa de prestação de serviços. Não se apegue a tradições e nem deixe que o comodismo lhe impeça de mudar. Uma das maneiras de sobreviver à crise econômica é saber se adaptar.

Se o seu produto ou serviço não se enquadra no cenário atual, busque novas alternativas e até mesmo mercado. Busque identificar novas tendências e oportunidades que possam estar surgindo nestes tempos de crise e parta para uma nova fase do seu negócio. Aproveite sua base instalada para conquistar novos mercados.

Reveja seus processos

O lado nefasto dos tempos de economia em alta e mercado bom é que muitas vezes os empreendedores relaxar em termos de controle de processos e custos. A armadilha de se colocar na zona de conforto e não fazer uma revisão desses processos e custos pode ser fatal.

Quando as margens de lucro são amplas, é comum que as pequenas e médias empresas não façam uma análise mais criteriosa de suas estruturas de custos, repassando estes para o preço ao consumidor. Em tempos de crise essa oportunidade não existe.

Reavalie sua política de preços

Outra dica importante para que está esta em busca de soluções de como sobreviver à crise é fazer uma análise séria do seu processo de precificação de produtos e serviços. Lembre-se que preço é o ponto onde vendedor e comprador se encontram, onde o valor percebido faz sentido para ambos.

Em tempos de economia bombando, as margens de lucro costumam ser mais generosas, mas quando a maré vira, o jeito é se adaptar e buscar a retenção de clientes através de preços mais competitivos. Se você no passado vendia por um preço melhor, parabéns, mas isso é passado.

Busque novos canais de vendas e distribuição

Momentos de crise são também momentos de oportunidades, por isso, se você quer saber como sobreviver à crise econômica, tenha em mente que será necessário buscar novos caminhos, e isso passa também por novos canais de vendas e distribuição, que talvez estivessem fora dos seus planos nos tempos de vacas gordas.

No caso do comércio, por exemplo, uma boa alternativa é a criação de uma loja virtual para romper as barreiras geográficas do seu negócio e passar a conquistar novos mercados. Se você planejar direito, essa opção não sai tão cara assim e pode ajudar em muito no faturamento do seu negócio.

Desligue-se do passado

Resultados passados não necessariamente refletem o desempenho futuro de uma empresa. Essa é uma máxima dos negócios e análise de investimentos. Em tempos de crise, ficar se referindo toda hora a situações passadas também não irá garantir seus resultados futuros e muito menos mudar a situação atual.

Portanto, se você quer saber como sobreviver à crise econômica, uma boa dica é deixar histórias do passado em seu devido lugar, no passado. Encare o momento de dificuldade como um novo desafio e vença! Quem vive de passado é museu!

Pare estender um pouco mais essa discussão, recomendamos que você leia também um artigo que publicamos no início desse ano, Como Se Prepara Para a Crise de 2020.

Para se manter atualizado sobre essas e outras dicas de como sobreviver aos tempos de crise, e outros assuntos relacionados ao empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, empreendedor e diretor da Academia do Marketing