Veja neste artigo como registrar um domínio na Internet. O que você precisa e como proceder para efetuar o registro de domínio de um site no Brasil e no exterior. Um passo a passo para o registro de domínios.
Veja neste artigo como registrar um domínio na Internet. O que você precisa e como proceder para efetuar o registro de domínio de um site no Brasil e no exterior. Um passo a passo para o registro de domínios.

Como registrar um domínio na Internet – Registre o seu site e garanta seu endereço na web

Saber como registrar um domínio na Internet é fundamental para quem pretende iniciar um negócio online, pois é o primeiro passo para criação da sua presença na Internet.

O domínio é a sua marca na internet pois será o nome que as pessoas irão digitar para conseguir entrar no seu site. É o seu endereço www.suaempresa.com.br. Portanto, muita calma nessa hora.

Uma das etapas mais importantes para a criação de um site, blog ou loja virtual é a escolha e o registro do domínio. Esse procedimento acaba impactando em áreas como o marketing digital e até mesmo na segurança do seu negócio.

Para ajudar aos leitores que não sabem como registrar um domínio na Internet, e pretende iniciar algum tipo de negócio na Internet, fizemos um passo a passo sobre esse processo e aproveitamos para colocar algumas recomendações que julgamos importantes.

Como registrar um domínio no Brasil

Registrar um domínio para o seu site é muito fácil e rápido. Qualquer pessoa ou empresa pode registrar um domínio sem precisar da ajuda de ninguém. Desde 2008, não é mais preciso ter CNPJ para se registrar um domínio .com.br.

O processo é dividido em três etapas:

  • Criação da conta na Registro.Br
  • Pesquisa sobre disponibilidade do domínio
  • Registro e pagamento do domínio

Em primeiro lugar, crie uma conta na FAPESP – Registro.Br, órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil. Basta preencher o formulário de cadastro e pronto. Sua conta estará ativa e você já poderá dar início ao processo de registro do seu domínio.

O segundo passo é fazer uma busca pelo domínio através de um formulário disponível no site da FAPESP. Se o domínio que você deseja registrar estiver disponível, você preencherá um cadastro e receberá via e-mail as instruções para realizar o pagamento da taxa anual de registro de domínios.

Veja como registrar um domínio na Internet
Veja o passo a passo de como registrar um domínio na Internet e alguns cuidados a serem observados

Quando o pagamento é confirmado a empresa de registro de domínios efetua o registro e lhe envia um email com as instruções sobre como administrá-lo. Em poucos minutos você registra um domínio novo.

Se o domínio que você deseja registrar estiver livre não pense duas vezes, faça o registro imediatamente porque neste exato momento outras pessoas podem estar querendo registrar o domínio que você deseja registrar. E pelas regras, um domínio é sempre de quem chegar primeiro e registrar primeiro.

Não deixe para amanhã caso contrário você pode ter uma desagradável surpresa. Já vimos muitos casos em que a demora trouxe sérios prejuízos ao projeto.

Custo de registro de domínio

O custo de um registro de domínio no Brasil é insignificante. São apenas R$ 30,00 por ano. Isto significa que custa menos de R$ 2,50 por mês. Agora o transtorno de não ter registrado o nome da sua empresa na Internet pode ter um vulto muito maior do que você jamais imaginou. Por isto, registre sem pensar duas vezes.

Já vimos muitos sites terem pesados prejuízos justamente por serem mesquinhos na hora de preservar sua marca na Internet.

Cuidados no registro de domínios

Agora você já sabe como registrar um domínio para o seu site, um processo simples e rápido. Vamos falar então sobre alguns cuidados que você deve ter, para não acabar tendo dor de cabeça com o seu endereço na Internet.

O primeiro deles é nunca deixar uma outra pessoa ou empresa fazer o registro de domínio para você. Alguns desenvolvedores e empresas de hospedagem oferecem o serviço de registro do domínio como parte do pacote de serviço, mas a melhor alternativa é você mesmo fazer isso.

Ao registrar o domínio para você, a pessoa ou empresa acaba registrando no nome dela e não no seu. O resultado é que amanhã ou depois, se você não quiser mais trabalhar com essa pessoa ou empresa, ela poderá se negar a lhe repassar o domínio.

Esse é um problema muito mais comum do que você imagina e quando ele acontece, não há o que fazer. Você estará totalmente na mão do desenvolvedor ou da empresa que fez o registro. Por isso sempre faça o registro você mesmo.

Como registrar um domínio no exterior

Para registrar um domínio no exterior, domínios do tipo .com e .net, entre outros, o procedimento é bem parecido com o de registro de um domínio no Brasil, mas os canais são outros.

Neste caso você precisará de uma empresa que seja autorizada a fazer este tipo de registro. Para registrar o domínio você só precisa informar seu RG e CPF, para que a empresa utilize estes dados para fazer o registro e emitir a cobrança, que pode ser paga por boleto ou cartão de crédito.

Qualquer pessoa física ou empresa pode registrar domínios no exterior. Nossa indicação neste caso é usar a E-Domínios, empresa credenciada para fazer este tipo de registro no Brasil, que oferece um ótimo suporte.

Agora que você já sabe como registrar um domínio na Internet, é apenas uma questão de seguir os passos indicados e garantir o seu lugar na web. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório, diretora e instrutora do Curso de E-commerce

Salvar

Rating: 5.0. From 5 votes.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA