Saiba como perder o medo de abrir um negócio próprio e liberar seu caminho para o sucesso. Conheça as diversas barreiras psicológicas que você precisa vencer para perder o medo de montar seu próprio negócio.
Saiba como perder o medo de abrir um negócio próprio e liberar seu caminho para o sucesso. Conheça as diversas barreiras psicológicas que você precisa vencer para perder o medo de montar seu próprio negócio.

Como perder o medo de abrir um negócio – Veja algumas dicas infalíveis!

Para muitos empreendedores, perder o medo de abrir um negócio pode ser a única barreira que se coloca entre eles e uma história de empreendedorismo de sucesso. O problema é que essa barreira pode se tornar intransponível se você não souber lidar com ela.

De onde vem o medo de abrir um negócio

Como perder o medo de abrir um negócio
Veja algumas dicas de como perder o medo de abrir um negócio

É natural que você tenha medo de abrir um negócio, pois afinal de contas, essa é uma decisão série e se você tiver uma família, envolve não só você como também seus familiares.

Na maioria das vezes o medo de montar um negócio próprio vem justamente do medo do desconhecido.

Sentir uma certa dose de medo de abrir um negócio é normal no início, já que as angústias e temores de uma nova situação e experiência. Você só não pode deixar que estes receios se tornem uma barreira entre você e suas iniciativas empreendedora.

Faça uma auto análise sincera

O primeiro passo para perder o medo de abrir um negócio é fazer uma auto análise. Ninguém melhor do que você para avaliar se esse medo de abrir um negócio se deve ao risco natural do mercado ou de uma incerteza sobre sua capacidade de gerir seu próprio negócio.

Escolha um negócio pela qual tenha paixão

Se o medo de abrir um negócio próprio tem como uma de suas origens, o medo do desconhecido, não faz o menor sentido se meter em um segmento que você não domine ou tenha paixão, concorda? Lembre-se que um dos objetivos de quem deseja montar um negócio próprio é a satisfação pessoal.

Pesquise exaustivamente o mercado, recorra ao Sebrae para ter informações mais detalhadas e converse com outros empreendedores para ter certeza que o segmento que você deseja abraçar é exatamente aquilo que você imagina.

Fale com outros empreendedores

Perca o medo de montar seu negócio próprio conversando com outros empreendedoresÉ importante que você busque informações e referências, principalmente na etapa de planejamento e modelagem do seu negócio.

Outra boa ideia é tentar ouvir outros empreendedores que já possuem alguma experiência no setor. Busque saber com eles como enfrentar os momentos de dúvidas e incertezas, e de que forma enfrentaram estas situações.

Muita gente tem medo de montar um negócio por não conhecer a realidade do dia a dia do negócio, que muitas vezes elas encaram como uma barreira, e ao saber da realidade constatam que são superáveis.

Faça um planejamento detalhado

O planejamento é essencial para qualquer tipo de negócio e também funciona como ferramenta para livrar-nos do medo de montar um negócio próprio. A explicação é bem simples. Se você tiver o negócio somente em sua cabeça, é claro que ficará muito confuso.

Quando você faz um planejamento detalhado de todo o projeto e imprime, você passa a ter um documento em mãos, e isso lhe dará maior firmeza na hora de tomar decisões. Além de uma peça fundamental para qualquer iniciativa empreendedora, será de grande apoio moral.

Apresente sua ideia para amigos e familiares

O primeiro passo é validar a sua ideia de negócio. Por vezes uma ideia parece genial para quem a concebeu, mas ao ser submetida a um processo de validação, não resiste às críticas e objeções. Portanto você deve validar uma ideia de negócio.

Desenvolva um protótipo do seu produto ou serviço e o submeta à apreciação de amigos e familiares. Depois, se tiver chance, faça este mesmo teste com desconhecidos, para ter uma amostra mais imparcial em sua pesquisa.

Se o seu medo de abrir um negócio tem um forte componente de incerteza, ter uma ideia do grau de aceitação do público pode funcionar como um incentivo.

Errar faz parte do processo de aprendizado

Se você sabe andar de bicicleta, também deve saber que para chegar ao ponto que chegou, as quedas iniciais são inevitáveis. Isso funciona também nos negócios. Os erros fazem parte do aprendizado e não podem ser encarados como um fracasso decisivo.

Muita gente tem medo de montar seu próprio negócio justamente por temer que alguma coisa dê errada no meio do caminho. Se isso acontecer, encare como naturalidade, aprenda com o erro e siga em frente sem repeti-lo.

Agora que você já leu as nossas dicas de como perder o medo de abrir um negócio, vai encarar o desafio? Mantenha-se atualizado sobre empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, fundados e diretor da Academia do Marketing

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas sobre como perder o medo de abrir um negócio. O empreendedor tem que se dedicar e acreditar mesmo!

  2. Realmente o medo atrapalha bastante, eu mesmo temia muito o fracasso, gastar tempo e dinheiro em um negocio e nao dar certo, mas uma mentalidade incrível que aprendi foi a de que errar tbem é bom para o crescimento, as licoes de ter tentado augo novo nao tem valor , e que mesmo que voce fracasse, voce tera uma nova oportunidade de tentar novamente .

DEIXE UMA RESPOSTA