Veja algumas dicas de como montar uma loja de produtos orgânicos
Veja algumas dicas de como montar uma loja de produtos orgânicos

Como montar uma loja de produtos orgânicos

Para quem deseja saber como montar uma loja de produtos orgânicos, nossa equipe pesquisou sobre tudo o que gira em torno do mercado de produtos naturais cultivados sem produtos químicos.

Para montar uma loja de produtos naturais que se encaixem na categoria de produtos orgânicos, você precisa conhecer o mercado e principalmente seus consumidores.

Antes mesmo de saber como montar uma loja de produtos orgânicos, é necessário entender o que há por trás dessa tendência alimentar que vem ganhando forma no mundo inteiro.

O mercado de produtos orgânicos

Uma boa informação para quem deseja saber como montar uma loja de produtos naturais, com foco em orgânicos, é que na última década o crescimento deste mercado é simplesmente impressionante.

Com a verdadeira onda verde que vem varrendo o mundo e indicando alimentos orgânicos como um tipo de alimentação saudável que pode inclusive prolongar o tempo de vida de cada um de nós. Conhece argumento de vendas mais convincente?

Entendendo o conceito da alimentação orgânica

Segundo a Wikipédia, a definição de agricultura orgânica é:

“Termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados.” – Wikipédia

Como você pode ver, existe uma clara distinção entre o conceito de Produtos Naturais e Produtos Orgânicos. Quando falamos em produtos orgânicos estamos nos referindo a produtos em que em nenhuma etapa de produção são utilizados produtos químicos no processo produtivo.

Segundo a definição de produção da BrasilBio, a produção orgânica também envolve o comprometimento social.

Em um momento de mercado onde o conhecimento sobre o consumidor e seus anseios, se torna cada vez mais importante para o sucesso de um negócio, estar completamente integrado(a) ao conceito de alimentação orgânica é fundamental para ter sucesso neste segmento.

Definido isso, vamos ver o que é necessário saber para montar uma loja de produtos orgânicos:

  • Qual o investimento para montar uma loja de produtos orgânicos
  • Qual a legislação aplicável a esse tipo de loja
  • A estrutura necessária para a loja
  • Quem serão os fornecedores da loja de alimentos orgânicos
  • Como será feito o marketing da loja

Investimento inicial em uma loja de orgânicos

O primeiro investimento é na aquisição ou locação do local onde você pretende montar sua loja de produtos orgânicos.

Como montar uma loja de produtos orgânicos. Veja o que é preciso para montar uma loja virtual com foco em produtos orgânicos.
Como montar uma loja de produtos orgânicos

Você precisa saber escolher o seu ponto comercial, em uma região de grande tráfego e que esteja contextualizada no movimento da alimentação saudável e natural. O valor dependerá da localização da loja.

O segundo principal elemento de custo para a montagem de uma loja de alimentos orgânicos é o de formação do estoque inicial. O valor estimado para essa formação inicial de estoque varia entre R$ 20 mil a R$ 40 mil, dependendo obviamente do tamanho do negócio.

O terceiro item da sua planilha de custo é o investimento em marketing, etapa fundamental para o sucesso do seu negócio.

Legislação para lojas de produtos orgânicos

A legislação referente a lojas de produtos naturais é a mesma aplicada a produtos de produção em massa. Em termos comerciais não há nenhuma diferença, seja ela de produto ou tributária.

São necessários os mesmos procedimentos em relação à constituição da empresa e alvarás. Dependendo do tipo de produto que você irá vender, pode ser necessária a aprovação de entidades ligadas à saúde pública. Os mesmos procedimentos de uma loja de alimentos convencionais.

Nada muda em termos de legislação para quem está operando no segmento de produtos naturais.

O que vender em uma loja de produtos orgânicos

Essa é uma pergunta para a qual não cabe uma resposta só. Depende muito do espectro do mercado de produtos naturais orgânicos em que você pretende atuar.

A opção mais barata para quem está começando é trabalhar com produtos naturais são os alimentos secos, como grãos, farelos e suplementos, pois não exigem um grande investimento em termos de freezers e stands de display climatizados.

Se você possui um capital maior para iniciar seu negócio no segmento de produtos orgânicos, pode pensar em verduras e legumes frescos e também no segmento de produtos animais orgânicos.

Estrutura para uma loja de alimentos orgânicos

A estrutura para montagem de uma loja de alimentos orgânicos é a mesma que seria necessária para alimentos industriais. Esse não é o segredo. Por isso não se preocupe com este item. Basta seguir às orientações abaixo.

Você precisará de stands para dispor os produtos secos e no caso de vender produtos frescos, como legumes, hortaliças e verduras, stands climatizados para este tipo de produto.

O custo dos stands de vendas não é tão alto assim. Já em relação a balcões de display climatizados, o custo vai depender de uma séria de especificações técnicas e também da capacidade. Nesse item os preços são um pouco mais puxados.

Fornecedores da loja de produtos naturais

Fornecedores para uma loja de produtos orgânicos
Dê preferência para fornecedores locais de produtos orgânicos

Um cuidado que você precisa tomar é na seleção dos fornecedores que irão abastecer a sua loja de produtos orgânicos.

Em muitas regiões do Brasil já existem cooperativas de produtores orgânicos, uma boa alternativa de abastecimento para sua loja.

É importante certificar-se de que esses fornecedores possuem certificação de produtos orgânicos para que seus clientes se sintam confiantes em relação à qualidade dos produtos.

A certificação orgânica funciona como um selo de qualidade para sua loja, se transformando em um poderoso argumento de vendas.

Para evitar problemas com a logística de entrega e também para se encaixar no espírito de sustentabilidade que move esse movimento, é interessante dar preferência a produtores locais como forma de estimular o setor na sua região e garantir o seu fornecimento.

A opção do negócio online

Uma outra boa ideia de negócio para quem deseja saber como montar uma loja de produtos orgânicos é a opção pelas vendas online. Já que você vai montar toda a estrutura básica da loja, por que não vender pela internet?

O e-commerce brasileiro já conta com algumas lojas no segmento, como é o caso da Organomix, uma das pioneiras neste segmento, mas ainda há muito espaço para outras iniciativas.

Aproveita a estrutura que você já possui e integre um e-commerce ao seu negócio. Isso não é tão difícil ou cara assim. Basta que você faça um bom curso de e-commerce para conhecer as opções de ferramentas disponíveis no mercado e depois colocar a mão na massa.

O marketing de uma loja de produtos alimentares orgânicos

Como montar uma loja de produtos naturais orgânicos
Como montar uma loja de produtos naturais orgânicos

O marketing é essencial em qualquer tipo de negócio e o segmento de produtos naturais não foge à regra. Se você quer saber como montar uma loja de produtos orgânicos saiba desde já que a divulgação será um desafio primordial.

O mercado apresenta várias opções de consumo no segmento de produtos naturais com o conceito de orgânicos, mas para ter sucesso neste segmento é saber se diferenciar. Ser mais um, além de não ter a mínima graça, não traz dinheiro para o caixa.

Exponha sua marca de todas as formas. Use panfletos sustentáveis e enquadrados à legislação publicitária do seu município, para comunicação com o seu público imediato e residente nas proximidades da sua loja.

Preste uma atenção especial ao marketing digital, principalmente no marketing em redes sociais. Esse é um público que tem uma relação muito próxima com essa forma de comunicação, é por isso não pode ser negligenciado.

Uma boa sacada nesta área seria a criação de um blog sobre produtos orgânicos e as vantagens de se ter uma dieta baseada neste tipo de alimentação. Um caso típico de marketing de conteúdo que você não pode ignorar.

Como você pode ver, não tem muito mistério. Se você queria saber como montar uma loja de produtos orgânicos, o caminho inicial está ai. Agora é só colocar a mão na massa.

4.13 avg. rating (82% score) - 16 votes

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, gostei muito da matéria, pois, atualmente , só uso mais produtos orgânicos e integrais.Gostaria de saber, se tem alguma empresa, de produtos orgânicos, que trabalha com revenda em consignação,pois, eu tenho interesse.
    Agradeço desde já pela atenção!
    Atenciosamente, Marizete.(11)970334189

  2. Realmente esse tipo de negócio e maravilhoso. Eu mesmo procuro por esse tipo de comercio na região onde moro, e não tem. infelizmente não tenho essa quantia, mas, se tivesse, investiria. O retorno é garantido, pois as pessoas dessa geração estão buscando por melhor qualidade vida.

  3. Gostei muito da materia,esclarece todas as duvidas mesmo.
    Parabéns l pelo empenho de vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA