PUBLICIDADE

 

Como montar uma loja de cervejas artesanais

 

Como montar uma loja de cervejas artesanais

Nossa dica de negócio de hoje é sobre como montar uma loja de cervejas artesanais, um segmento que oferece inúmeras oportunidades em função do boom das cervejas artesanais que vivemos, no Brasil e no mundo.

Trabalhar com a venda de cerveja tende a ser um bom negócio, visto que temos um consumo forte dessa bebida em praticamente todos os lugares, porém a cerveja de marca tradicional é possível encontrar em qualquer esquina e até mesmo com um vendedor ambulante na praia.

Então com o intuito de se diferenciar e oferecer uma bebida ainda melhor é que as cervejas artesanais vem ganhando seu espaço e conquistando uma grande clientela.

Como eu sei que muita gente sonha em montar um bar de cervejas artesanais ou uma lojinha exclusiva para esse tipo de produto, eu decidi preparar esse artigo de hoje com algumas informações extras, porém com foco maior na montagem de uma loja em sua cidade.

O mercado de cervejas artesanais

Nós temos uma cultura forte de consumir cerveja e o Brasil está entre 20 maiores países consumidores de cerveja do mundo, portanto temos um mercado já consolidado a muitos anos e com forte tendência de crescimento, principalmente para o lado das cervejas artesanais.

Uma pesquisa realizada pela Product Audit foi mostrado que o mercado de cervejas artesanais continua crescendo muito no Brasil, principalmente o de marcas importadas, então é mais uma oportunidade para quem vai investir em uma loja.

Mas afinal, o que é uma cerveja especial? Qual a diferença para a cerveja tradicional? Essas são dúvidas que podem estar passando pela cabeça de muitas pessoas que não entendem desse tipo de produto ainda, mas basicamente trata-se de uma cerveja comum, porém com toques diferenciados que fazem este produto ter uma aceitação tão grande hoje em dia.

Portanto podem ser cervejas importadas, produzidas de forma artesanal, com receitas antigas ou com ingredientes de melhor qualidade.

Um outro diferencial da cerveja especial é a não utilização de aditivos químicos na produção da bebida. Algumas até utilizam, porém em quantidades muito baixas, o que faz com que este produto seja ainda mais saboroso.

No Brasil já existem várias marcas em atuação e empresas que trabalham apenas com cervejas artesanais.

Localização da loja de cervejas artesanais

Um dos desafios na abertura da sua loja de cervejas artesanais será a escolha do ponto de instalação, ou seja, onde o seu negócio irá funcionar. O ideal é procurar lugares bem movimentados e que proporcione uma boa visibilidade para seu estabelecimento.

Algumas opções de pontos para montar sua loja de cervejas artesanais seriam por exemplo, uma avenida, próximo a supermercados, shoppings ou restaurantes. Basicamente esse não é um local para consumo, mas apenas para venda das cervejas e o cliente poderá consumir em casa.

Loja de cervejas artesanais

Você poderá até montar um pequeno espaço de degustação dentro da própria loja, mas não será um espaço para consumo, como em um bar. Além disso, a sua loja precisará ter apenas a área de exposição e venda dos produtos, um pequeno estoque e um banheiro.

Vale lembrar que as lojas desse tipo são bastante sofisticadas, com uma estrutura de ótima qualidade, boa pintura, iluminação, prateleiras bonitas para armazenar seus produtos, freezers para manter algumas cervejas geladas e um balcão.

Você também poderá comprar algumas mesas e cadeiras de madeira para a área de degustação e muito mais. Então capriche na decoração da sua nova loja!

Como montar uma loja de cervejas artesanais?

Quem procura dicas de como montar uma loja de cervejas artesanais precisará focar em oferecer a maior variedade possível de marcas, dando assim opções para que os clientes possam experimentar os mais diversos tipos de cervejas nacionais e importadas.

Então será preciso buscar fornecedores onde possa comprar seus produtos para revender e se tiver capital disponível, da até mesmo para montar uma micro cervejaria artesanal e criar sua própria marca de cervejas.

A contratação de colaboradores pode não ser uma grande necessidade, porém se você tiver pelo menos mais uma pessoa para lhe ajudar no dia a dia, certamente será bem melhor. Afinal terá que atender clientes, organizar os produtos, cuidar da limpeza do local e tudo mais. Então no mínimo você precisará contratar 1 funcionário e no máximo 3, dependo do porte da loja.

A sua loja de cervejas se encaixa no CNAE 4723-7/00 e se enquadra no Simples Nacional, portanto é necessário contratador um contador para dar entrada no processo de abertura da sua nova empresa.

A partir disso será solicitado o registro na junta comercial, obtenção do CNPJ, licença da prefeitura, da vigilância sanitária e outros detalhes não menos importantes.

Clientes da sua loja de cervejas artesanais

Uma coisa que quem deseja saber como montar uma loja de cervejas artesanais precisa prestar atenção é na correta identificação do seu público-alvo. A clientela desse tipo de negócio tende a ser composta por amantes de uma boa cerveja, portanto são pessoas que gostam de apreciar sabores diferentes e estão dispostos a pagar um pouco mais por uma cerveja de melhor qualidade.

Com isso, na grande maioria dos casos serão pessoas da classe média e alta que frequentarão sua loja e esse tende a ser o seu público alvo principal.

Para atrair clientes não basta apenas montar uma loja bem organizada e com variedade em produtos. Invista também em estratégias de divulgação para chegar a esse público, portanto você poderá ir pelo caminho tradicional, como anúncios em jornais, catálogos telefônicos, rádio e revistas de sua região.

A internet ajudará seu negócio a ter um impacto maior ainda, então crie seu próprio site, foque nas redes sociais e capture o e-mail de contato ou telefone dos seus clientes para realizar ofertas futuras.

Uma outra opção que pode ajudar sua loja de cervejas artesanais ter uma alavancagem no mercado é a criação de um clube de assinantes, onde seus clientes recebem em casa semanalmente ou mensalmente uma determinada quantidade de cervejas de marcas diferentes.

Portanto, crie suas próprias estratégias e inove para ganhar seu espaço no concorrido mercado das bebidas. É importante fazer um plano de negócios detalhado, onde até mesmo o perfil dos clientes esteja detalhado.

Será que uma loja de cervejas artesanais é um bom negócio?

Depois de ler nossas dicas de como montar uma loja de cervejas artesanais, talvez você ainda esteja em dúvida sobre a viabilidade ou não do negócio.

Esse é aquele tipo de negócio que o empreendedor precisa entender bastante do assunto, portanto não basta ser um consumidor de cervejas, é preciso conhecer o mercado, entender o que está em alta, como chegar ao seu público e ser um verdadeiro empreendedor.

Se você não tem uma grande vontade de trabalhar com cervejas, então esse negócio não é para você, pois é algo voltado principalmente para apaixonados por essa bebida.

Então espero que todas as dicas que eu preparei aqui nesse artigo de hoje tenham servido de inspiração e lhe ajudado a tomar um rumo no seu novo negócio no segmento de cervejas.

Você viu que tem como montar uma loja de cervejas artesanais e ser bem sucedido nesse ramo, tanto iniciando por conta própria quanto através de franquias, então estude um pouco mais e coloque sua ideia em prática!

Agora que você já tem as principais dicas de como montar uma loja de cervejas artesanais, o que acha de incluir essa opção no seu leque de oportunidades para montar o seu próprio negócio? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Como montar uma loja de cervejas artesanais
5 (100%) 14 votos

você pode gostar também