Como montar uma franquia em casa

Como montar uma franquia em casa

Veja o passo a passo para quem deseja saber como montar uma franquia em casa. O que você precisa saber para ter a sua franquia home based, como são conhecidas as franquias domésticas.
Veja o passo a passo para quem deseja saber como montar uma franquia em casa. O que você precisa saber para ter a sua franquia home based, como são conhecidas as franquias domésticas.

Veja como montar uma franquia em casa

Veja como montar uma franquia em casa. Veja algumas dicas para quem deseja montar uma franquia em sua própria casa
Veja como montar uma franquia em casa

Ultimamente o sonho de montar uma franquia em casa tem sido o sonho de muita gente, principalmente nos grandes centros urbanos.

De um quarto do seu apartamento, a empreendedora Elaine Cristina comanda 40 funcionários. Oito telefones, computador e impressora são os itens básicos de trabalho da franqueada da rede Home Angels, que presta serviços de cuidados a idosos e doentes.

“Eu sou enfermeira e achei que a franquia era uma boa ideia porque eu não precisava de um escritório”, conta Elaine.

Assim como ela, cada vez mais gente busca o modelo de como montar uma franquia em casa, ou franquias Home Based, para virar dono do próprio negócio.

O formato ficou popular com o crescimento das microfranquias, negócios que exigem investimento de até 50 mil reais e não obrigam a contratar um ponto comercial.

“Isso é um movimento de mercado recente. O franchising no Brasil sempre acreditou no modelo tradicional, de loja em shopping center. Mas, em outros países, sempre teve esse formato em casa”, explica Marco Imperador, sócio-diretor do grupo Zaiom, especializado neste tipo de negócio.

O montar uma franquia em casa é um negócio para quem quer trabalhar. Em geral, são pessoas com atividade profissional liberal que percebem que é difícil vender como pessoa física. “Este modelo serve como porta de entrada para o sistema de franquias. Quem colocar gente para trabalhar fatura mais e depois acaba indo para um lugar maior para tirar do lar a interferência”, conta o executivo.

No grupo Zaiom, são seis tipos de negócios neste formato, como reforço escolar, depilação e cuidados para idosos. Cada um custa a partir de 20 mil reais e pode faturar até 40 mil reais por mês, com retorno médio de 20% a 30% e payback de seis meses. Um franqueado mais profissional, como Elaine, pode ter faturamento de até 70 mil reais.

Montar uma franquia em casa é um negócio que exige uma estrutura mínima. Computador, conexão com internet banda larga, impressora, telefone que não seja o mesmo da residência e, sempre que possível, uma porta.

“Precisa separar a rotina do lar da rotina do escritório, por isso, tenha horário de trabalho definido e mantenha a porta do ambiente fechada para evitar interferências”, ensina Imperador.

Foco é essencial para quem quer ter uma franquia em casa

A disciplina é o grande desafio para conseguir montar a franquia dentro de casa. “Tem que ter disciplina para trabalhar em casa. Se for desorganizado em relação ao tempo, vai ter dificuldade. Precisa ter uma rotina de trabalho mesmo estando em casa”, sugere Claudia Bittencourt, da consultoria de franquias Bittencourt.

Para fugir das distrações, Elaine conta que deixa o filho pequeno no colégio em período integral. “Trabalhar em casa é complicado porque as pessoas não entendem que você está trabalhando”, diz a franqueada.

O primeiro passo é se treinar para perceber a distração. “Isso acontece quando você passa a ser solicitado por coisas fora do negócio”, ressalta Imperador. Por isso, um dos investimentos da franquia nos novos empreendedores é em treinamento, inclusive para aprender a ficar mais concentrado.

Serviços dominam as opções de franquias em casa

As franquias que podem ser instaladas em casa são, na maioria, de prestação de serviços. “Dá para vender produto, mas o foco é na venda de serviço”, diz Claudia. Entre as áreas mais comuns estão TI, com a venda de softwares, agências de turismo, reforço escolar, cuidados para idosos, imobiliárias e serviços de beleza. “São negócios que o rendimento serve como complemento de renda. Não tem resultado muito alto”, diz Claudia.

O modelo de franquias em casa permite que as pessoas com baixo investimento invistam em ter uma franquia, que sempre foi um tipo de negócio menos acessível. Existem diversas franquias baratas que oferecem um alto retorno. “O franqueado é um perfil emocional, ou seja, é um empreendedor que não se sente seguro em montar um negócio próprio do zero”, define Imperador.

As 637 franquias das seis bandeiras do grupo Zaiom prestam serviços em domicílio e têm carros e uniformes padronizados. “A pessoa deixa de ser amadora para ser mais profissional. Mas, não é um franchising de investidor. É para quem quer trabalhar e não ficar atrás de uma mesa dando ordens”, alerta.

Mesmo uma franquia em casa deve crescer

Com 40 funcionários que se revezam em 18 clientes, Elaine conta que ainda consegue cuidar da operação direto do home office. Mas, em alguns momentos, precisa alugar uma sala comercial para tirar de dentro do lar o negócio. O empreendedor precisa estar pronto para crescer e abandonar o sistema de franquias domésticas. “O modelo não é limitante.

O franqueado tem que estar preparado para crescer e passar a funcionar fora de casa, em um ponto tradicional”, explica.Para ele, chega um momento em que a franquia invade a residência de tal forma que o melhor é mudar de local de trabalho.

Agora que você já sabe sobre as opções para montar uma franquia em casa, é hora de escolher a sua.

Como montar uma franquia em casa
0 votos, 0.00 média - Avaliação de 0%

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou apreciador deste BLOG há um bom tempo. Gostaria de saber como obter informações a cerca do serviço de ADESIVOS em automotivos, pois tenho intensão de trabalhar com esse tipo de serviço em casa. Qualquer informação será de grande valia, inclusive se existe Cursos específicos para essa atividade e onde. Aguardo e agradeço a atenção.

Deixe uma Resposta