Veja nesta matéria, como montar uma fábrica de massas frescas, um negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e que oferece um retorno de curto prazo para o investimento inicial.
Veja nesta matéria, como montar uma fábrica de massas frescas, um negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e que oferece um retorno de curto prazo para o investimento inicial.

Como montar uma fábrica de massas frescas

Quer saber como montar uma fábrica de massas frescas e faturar alto em um mercado bastante promissor?

Se você ainda não tinha pensado nesta ideia, leia este artigo agora mesmo, pois esse pode ser o negócio que você estava procurando!

O segmento de massas frescas vem crescendo a passos largos nos últimos anos no Brasil, e é cada vez mais comum vermos as pessoas em busca desse tipo de produto para os almoços de final de semana e até mesmo para o consumo no dia a dia.

Só para que você tenha uma ideia do potencial desse mercado, veja bem o que está acontecendo com as grandes marcas de massa. Elas possuem sua linha tradicional de massas secas, mas também já estão lançando suas linhas de “massas frescas”.

Ficou assustado com essa competição? Não há motivo para se preocupar, pois essas linhas de massas frescas lançadas pelas grandes indústrias, não chegam nem perto do sabor e textura de uma massa feita em uma pequena fábrica.

Além do mais, todas elas recebem uma boa dose de conservantes e outros produtos químicos para que possam ser preservadas, e isso é o tipo de coisa que as pessoas andam rejeitando cada vez mais.

Por isso, se você quer saber como montar uma fábrica de massas frescas, tenha certeza que está em um bom caminho, pois demanda para o produto existe, e muita!

O passo a passo para montar uma fábrica de massas frescas

Diante de um mercado tão promissor, equipe do Empreendedores Web pesquisou e apresenta uma análise desse tipo de negócio, com os primeiros passos, estimativa de custos, indicação de cursos especializados e outras dicas para ajudar a quem deseja saber como montar uma fábrica de massas frescas, a avaliar esse modelo.

Confira o passo a passo de como montar uma pequena fábrica de massas frescas
Confira o passo a passo de como montar uma pequena fábrica de massas frescas

A primeira a ser definida nesse processo de elaboração de um projeto para montar uma fábrica de massas frescas é definir exatamente que tipos de massas você irá produzir, pois isso afeta questões como estrutura da fábrica, fornecedores e fluxo de trabalho.

Nossa dica é que você comece com um número relativamente pequeno de tipos de massas para só depois ir expandindo o seu mix de produtos. Para iniciar, as massas básicas como macarrão, nhoque, pastel, pizza e panquecas, são as mais indicadas, em função da demanda.

Uma outra vantagem de começar sua fábrica de massas frescas com um volume reduzido de produtos é que o investimento em maquinário será menor. Além disso, com poucos produtos inicialmente na linha de produção, você poderá otimizar processos e matéria prima.

Localização para uma fábrica de massas frescas

Outra dica para quem quer saber como montar uma fábrica de massas frescas, diz respeito a localização do negócio. O ideal é que a fábrica esteja localizada próximo aos centros urbanos, em um bairro de fácil acesso e com uma boa infraestrutura.

Não precisa ser exatamente no centro da cidade, onde você encontrará preços de imóveis e alugueis muito mais caros, mas é recomendável que sua massa de massas frescas fique nas imediações, para baratear o custo de entrega das mercadorias.

Como você vai trabalhar com a produção de produtos alimentícios, questões como estrutura de fornecimento de água e energia são importantes. É importante, antes de qualquer outra coisa, se certificar junto a prefeitura, sobre a possibilidade ou não da instalação da sua fábrica naquele local

O local para instalação da fábrica de massas frescas deve ser amplo, com boa ventilação. Em uma estrutura básica, você deverá ter espaço para algumas máquinas, mesa de trabalho com as massas, estoque de matérias primas e embalagens, além da área administrativa e comercial do negócio.

O equipamento necessário para montar uma pequena fábrica de massas frescas

Vista a estratégia para definição de produtos, e localização do negócio, é hora de analisarmos qual o equipamento necessário para montar uma pequena fábrica de massas frescas. Essa é uma orientação básica, pois os equipamentos vão depender muito do tamanho do negócio que você deseja montar e obviamente do capital disponível para investir no empreendimento.

De maneira geral, para montar uma pequena fábrica de massa frescas, você precisará dos seguintes equipamentos:

  • Masseira
  • Laminados de massas
  • Modeladora
  • Varal de secagem de massas
  • Mixer
  • Fogão industrial
  • Geladeira
  • Freezer
  • Vasilhas
  • Armários

Dependendo do tipo de produtos que você vá produzir, esse kit básico já dá conta do recado, mas se você for trabalhar com um mix mais variado, que inclua cozimento e preparo de molhos, outros equipamentos, como raladores, fornos e outros, serão necessários.

Por isso, como dissemos logo no início desse artigo, o ideal é começar pequeno, para ir conhecendo bem o mercado e não precisar fazer um investimento inicial muito grande.

Onde comprar o equipamento para montar uma fábrica de massas frescas

Outra dúvida de quem quer saber como montar uma fábrica de massas frescas é onde comprar os equipamentos específicos para a fabricação de máquinas. O ideal é que você os adquira em empresas especializadas, que possam inclusive lhe dar o suporte apropriado.

Sua fábrica vai viver em função desses equipamentos, e por isso, é fundamental que eles estejam em pleno funcionamento o tempo todo. Imprevistos são inevitáveis, e por uma questão técnica qualquer, seu em algumas ocasiões precisará sofrer algum tipo de manutenção ou reparo. Por isso, acho fundamental que você verifique a reputação do fornecedor e seu histórico de atendimento.

É também importante também saber, se existe uma unidade de atendimento localizada perto de você, pois em caso de ser necessário um concerto, enviar a máquina de fazer salgados para muito longe, vai fazer com que você fique muito tempo sem poder produzir, e além do mais, o frete será extremamente caro.

Existem diversos fornecedores de máquinas industriais para a fabricação de massas frescas, como a Italvisa, Anodilar, e Centermaq, que possuem uma linha completa de equipamentos.

Como abrir uma fábrica de massas frescas

Venda da produção de uma fábrica de massas frescas

Agora que a questão estrutural do seu problema de como montar uma fábrica de massas frescas já está resolvida, vamos a questão da comercialização do produto.

Basicamente existem três públicos distintos nesse negócio. O primeiro é composto pelos consumidores finais, que poderão comprar diretamente em sua fábrica ou em uma loja que você poderá abrir em um ponto mais central da cidade.

O outro, e mais atrativo, é composto por outras empresas que irão comprar sua produção para revenda, como supermercados, lojas de conveniência,  delicatessens e outros tipos de comércio que desejam se diferenciar oferecendo produtos exclusivos.

O terceiro grupo é composto por empresas que irão utilizar a sua produção de massas frescas na confecção de refeições prontas, como restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos que desejem oferecer um produto de qualidade superior a seus clientes.

É importante que você trabalhe bem s sua marca, para transformas o seu produto em uma referência de qualidade e sabor. Invista na criação de uma boa logomarca e se possível na diferenciação das suas embalagens, para que elas gritem aos olhos dos consumidores que estiverem passando pelo expositor nos locais de venda.

As opções de negócio neste segmento são inúmeras e como ganhar dinheiro vendendo massas caseiras é uma atividade bastante lucrativa, pois as margens são muito grandes, essa é certamente uma recomendação de peso para quem deseja montar seu próprio negócio.

Agora que você já tem as informações iniciais sobre como montar uma fábrica de massas frescas, é apenas uma questão de estruturar direitinho o seu negócio e colocar literalmente a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Rating: 4.0. From 1 vote.
Please wait...

5 COMENTÁRIOS

  1. –> Justino

    kkkkkkkk esse é o brasileiro que a gente tanto ama. Quer ganhar dinheiro, mas não quer ter trabalho!
    Viva de “Bolsa Família” então! =)

  2. Senhores,
    Faltaram na reportagem sobre como montar uma fábrica de massas frescas, a estimativa de custos e indicação de cursos especializados, conforme indicado no início.
    Obrigado.

  3. Ótima ideia essa de montar uma fábrica de massas frescas, estão de parabéns pois as informações são extremamente úteis.

  4. Olá Justino

    Nós não temos essa informação, mas podemos adiantar que revender o pão não é uma boa ideia, pois não ficará fresco e além do mais sua margem de lucro será muito baixa.

    Como você pode ver no artigo sobre como montar uma fábrica de massas frescas, a coisa não é tão complicada assim. Quanto ao trabalho que dá, isso é inevitável amigo.

    Um grande abraço
    Equipe Empreendedores Web

  5. Pretendo vende pão, porém não consigo achar um fornecedor das bisnaga aqui em Parnaiba/Pi a demanda de consumo é grande. Como proceder? Nao sei fazer a massa e da muito trabalho. Favor localizar um fornedor da massa aqui na regiao a um preco acecivel
    .

DEIXE UMA RESPOSTA