Se você está querendo saber como montar uma empresa de criação de sites, chegou ao lugar certo. Nessa matéria preparamos uma análise completa do setor e algumas dicas de como abrir uma empresa de desenvolvimento de sites. Confira!
Se você está querendo saber como montar uma empresa de criação de sites, chegou ao lugar certo. Nessa matéria preparamos uma análise completa do setor e algumas dicas de como abrir uma empresa de desenvolvimento de sites. Confira!

Como montar uma empresa de criação de sites – Roteiro para a criação de uma empresa de criação de sites

Para os interessados em saber como montar uma empresa de criação de sites, a equipe do Empreendedores Web preparou um roteiro completo sobre esse assunto, que certamente irá ajudá-lo a vencer este desafio.

O segmento de empresa de criação de sites é bastante interessante para quem domina as técnicas e ferramentas de programação e web design, e está querendo montar o seu próprio negócio nesta área.

Como em qualquer outro negócio, quem está pensando em abrir uma empresa de criação de sites precisa conhecer alguns detalhes sobre o seu funcionamento, estrutura e perspectivas. Afinal de contas, um dos princípios do empreendedorismo é justamente a eterna busca por informações.

Roteiro sobre como abrir uma empresa de criação de sites

Outro premissa do empreendedorismo é a organização, e por isso, para facilitar a apresentação do nosso projeto sobre como montar uma empresa de criação de sites, vamos dividir este artigo em dez itens distintos:

  1. O conceito de uma empresa de criação de sites
  2. Diversificação dos negócio de uma produtora de sites
  3. O mercado de empresas de criação de sites
  4. O público-alvo de uma empresa de criação de sites
  5. Localização ideal para uma empresa de desenvolvimento de sites
  6. Divulgação da empresa de criação de sites
  7. Investimento necessário para montar uma empresa de criação de sites
  8. A opção pelo home office e trabalho remoto
  9. A opção pela franquia
  10. Quanto é possível ganhar com uma empresa de criação de sites

Se você está interessado em saber como montar uma empresa de criação de sites, verá que iremos apresentar uma série de informações que certamente irão ajudá-lo a das o pontapé inicial ao seu projeto.

O conceito de uma empresa de criação de sites

Antes de discutirmos as questões que envolvem o projeto de montagem de uma empresa de criação de sites , vamos analisar falar um pouco sobre o próprio conceito do negócio para que possamos situar você melhor no cenário do negócio.

Uma empresa de desenvolvimento de sites atua basicamente na criação e gestão de plataformas para a criação de sites, lojas virtuais e blogs, para empresários que estão em busca de exposição na Internet.

Estes sites podem ser desenvolvidos do zero, quando o programador cria uma plataforma única para a empresa, ou então a partir de sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress.

Diversificação dos negócios

Uma empresa de desenvolvimento de sites atua hoje em várias áreas. Além da criação do site em si, muitas delas agregam os serviços de marketing digital e mídias sociais ao seu pacote de serviços.

Para Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing, essa é uma ótima alternativa. “Um site sem divulgação é como um outdoor no porão. Por isso, é fundamental que exista um trabalho de marketing digital acoplado ao pacote de criação do site”, afirma Alberto.

O mercado para empresas de desenvolvimento de sites

O mercado para empresas de desenvolvimento de sites está muito aquecido, já que um número cada vez maior de empresas buscam marcar sua presença na Internet, até mesmo como alternativa para se manter durante a crise que o país atravessa.

A competição neste mercado é alta, principalmente a que vem de plataformas de criação de sites para leigos, como a Wix, mas acredite, nem todo mundo tem paciência para aprender a lidar com essas ferramentas, buscando nas empresas de desenvolvimento de sites a solução para os seus problemas.

Por isso, se você está pesquisando como abrir uma empresa de criação de sites, saiba que está no caminho certo para montar um negócio altamente lucrativo, mas prepare-se para enfrentar um setor altamente competitivo.

O público-alvo de uma empresa de criação de sites

O público-alvo de uma empresa de criação de sites é composto basicamente por empresas que desejam ter uma presença na Internet. Aqui vale uma observação.

O melhor nicho nesta área são as pequenas e médias empresas, que tem muita dificuldade de encontrar profissionais qualificados nesta área, e são praticamente ignorados pelas grandes produtoras.

Como montar uma empresa de desenvolvimento de sites

Localização da empresa de criação de sites

Outro ponto importante para quem quer saber como montar uma empresa de criação de sites diz respeito à localização do negócio. Sendo um negócio digital, onde na maioria das vezes você vai até o cliente e não ela a você, não há muitos problemas neste item.

Muita gente vem criando sua empresa de desenvolvimento de sites na sua própria casa, trabalhando no sistema de home office, o que reduz custos de instalação e manutenção. Essa é uma das ideias para ganhar dinheiro na Internet que vem atraindo muitos jovens.

Em termos de instalações, você deve prestar uma especial atenção à disponibilidade de serviços de Internet banda larga no local. É recomendável também que o local seja arejado e bem iluminado, para proporcionar um ambiente de trabalho agradável.

Investimento necessário para montar uma empresa de criação de sites

Vamos falar agora do investimento necessário para montar uma empresa de criação de sites e a estimativa de valores. A boa notícia nessa área é que o investimento não é muito grande, o que viabiliza o negócio para quem possui pouco capital. Essa é uma das mágicas dos negócios online.

Você irá necessitar basicamente de uma sala para a instalação de computadores, impressoras e da parte administrativa do negócio. Como dito anteriormente, a localização não é tem crucial como em outros negócios, já que é você quem vai ao cliente.

Conforme pudemos verificar no mercado, o investimento para a abertura de uma empresa de criação de sites, incluindo-se ai mobiliário e equipamentos, está entre R$ 4 mil e R$ 8 mil.

É claro que não está incluído neste cálculo, o gasto com o imóvel onde irá funcionar seu empresa de criação de sites e nem as despesas de instalação, formalização da empresa e capital de giro necessário para iniciar o negócio.

A opção pelo home office e trabalho remoto

A opção pelo home office é uma outra dica para quem está em busca de saber como montar uma empresa de desenvolvimento de sites e não dispõe de muito capital. Pelas características desse modelo de negócio, seu investimento inicial será bem menor.

Se você for trabalhar com mais pessoas, a solução em home office também funciona muito bem, pois todo o trabalho de produção pode ser coordenado tranquilamente pela Internet. Isso inclusive funciona como um atrativo para fazer parte da sua equipe, afinal, essa é uma das boas ideias para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Como abrir uma empresa de criação de sites

A opção pela franquia de criação de sites

Um outra opção pra que está interessado em saber como montar uma empresa de criação de sites é o modelo de franquia, uma opção cada vez mais procurada pelos novos empreendedores que desejam começar um negócio já com a experiência de quer está no ramo a mais tempo.

Neta área já temos algumas boas opções no Brasil, como é o caso da franquia Guia-se e também da Elefante Verde. Neste caso, você nem precisa conhecer nada de programação, pois a franqueadora é quem se encarrega do trabalho de desenvolvimento.

Quanto é possível ganhar com uma empresa de criação de sites

Determinar com precisão quanto é possível ganhar com uma empresa de criação de sites é uma tarefa bastante difícil, levando-se em consideração as diversas opções que o negócio oferece e o leque de serviços que você pode disponibilizar.

De qualquer maneira, podemos dizer que com base em informações que pudemos coletar junto ao mercado, o retorno sobre o faturamento de uma empresa de criação de sites fica em torno de 65%, o que é considerada uma ótima margem de lucro.

Se você agregar os serviços de marketing digital, como complementação da criação do sites, essa receita poderá ser bem maior e você também estará criando um fluxo de caixa mais estável para o seu negócio.

Outro ponto importante para quem está interessado em como abrir uma empresa de criação de sites diz respeito ao prazo de retorno do investimento. Nossa equipe também pesquisou essa informação e chegou à conclusão de que o prazo médio de retorno do investimento em uma empresa de criação de sites situa-se entre 6 e 12 meses.

Conclusão

Como você pode constatar, a opção pela abertura de uma empresa de criação de sites é uma ótima opção de negócio, que além de ser extremamente lucrativo, requer um investimento muito baixo.

O mercado é bastante competitivo? É, mas que falou para você que era fácil? O que nós dissemos é que é lucrativo.

Se após ter lido este artigo você chegou à conclusão de que abrir uma empresa de criação de sites não é exatamente o que você queria, convidamos a conhecer a nossa seção de Ideias de Negócios, onde você encontrará outras alternativas para montar o seu negócio próprio.

Acreditamos que se você queria saber como montar uma empresa de criação de sites, tenha encontrado nessa matéria informações suficientes para dar o pontapé inicial ao seu projeto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como montar uma empresa de criação de sites
4.9 (97.93%) 29 votos