Veja nesta matéria como montar uma distribuidora de água mineral, um negócio que não requer um investimento muito grande e altamente rentável. Confira os principais pontos para a abertura de uma revenda de água mineral e fature alto com isso!
Veja nesta matéria como montar uma distribuidora de água mineral, um negócio que não requer um investimento muito grande e altamente rentável. Confira os principais pontos para a abertura de uma revenda de água mineral e fature alto com isso!

Como montar uma distribuidora de água mineral

Se você quer saber como montar uma distribuidora de água mineral, encontrará nesta matéria algumas informações que certamente irão ajudar em muito na elaboração do projeto.

O segmento de distribuidoras de água mineral é bastante interessante para quem deseja montar seu próprio negócio, já que em função da péssima qualidade da água encanada no Brasil, esse passou a ser considerado um produto de primeira necessidade.

Por isso, se você está interessado em saber como montar uma distribuidora de água mineral, saiba que a ideia é muito boa, pois esse é atualmente um dos itens mais vendidos no mercado.

Mesmo tendo a maioria das casas água encanada, a água mineral é um produto de consumo ascendente em função da baixa qualidade do líquido que chega às torneiras como pela preferência e hábito do consumidor brasileiro.

Em função da sua relevância, a água mineral já figura como item básico de qualquer orçamento doméstico e por isso, pode ser tratada como um produto do segmento de alimentação. Como sabemos, a maioria dos negócios bem elaborados e voltados para o setor de alimentação são altamente lucrativos.

Quem é o público de uma distribuidora de água mineral

O primeiro passo para quem deseja saber como montar uma distribuidora de água mineral é conhecer o mercado e o público com o qual irá trabalhar.

Quanto ao mercado, podemos dizer que o setor de distribuidoras de água mineral é estável na maior parte do ano, tendo seu pico de consumo nas estações mais quentes. Isso é bom, pois produz um fluxo de caixa constante.

Quanto ao público, é importante salientar que mesmo sendo um item básico de compras, comprar água mineral em garrafa para ter em casa ainda é um luxo e a maioria das famílias que possuem esse hábito estão situadas nas classes média e alta.

Entre os consumidores que uma pode atender, temos também aquele público que opta pela compra de água mineral em galões, daquele tipo que usamos em bebedouros. Neste caso seu público-alvo é mais amplo, sendo composto por empresas, escritórios, estabelecimentos comerciais e outros.

Melhor localização para uma distribuidora de água mineral

Outro ponto importante que os empreendedores que desejam saber como montar uma distribuidora de água mineral precisa analisar é a questão da localização do negócio, um dos segredos de qualquer empreendimento.

A nossa dica é prestar atenção na localização do seu público consumidor e também da concorrência antes de comprar ou então alugar um espaço para o seu negócio. Uma distribuidora de água mineral não precisa de um espaço muito grande, e muita gente já começou o negócio em sua própria residência.

Outro ponto que você precisará levar em consideração é o da localização, principalmente em função do transporte e do acesso de compradores que venham de carro para eles próprios levarem o produto.

Em função disso é importante se certificar que o local escolhido tenha uma área de estacionamento próxima ou ruas que possam ser usadas para isso. No caso de bairros residenciais é importante observar a regra de escolha de um local o mais central possível, para poder alcançar o maior número de ruas e ter um serviço de entrega rápido.

Outro ponto a ser levado em consideração é a concorrência. Seus principais concorrentes serão supermercados, lojas de conveniência e obviamente outras distribuidoras de água mineral. Por isso, é importante mapear esses pontos antes de escolher o local para estabelecer o seu negócio.

Como montar uma revenda de água mineral

Investimento para montar uma distribuidora de água mineral

Uma das boas notícias para quem deseja saber como montar uma distribuidora de água mineral é que o investimento necessário para abrir o negócio não é muito grande. O valor irá variar em função do tamanho do negócio obviamente. Para uma distribuidora com mil galões de água mineral ou mais, podemos falar em um investimento em torno de R$ 12 mil.

Para operações de menor porte, podemos falar em R$ 6 mil entre estoque inicial de galões, gastos com funcionários para entregas, aluguel do espaço comercial e divulgação do negócio. Se você dispuser de um espaço em sua casa para iniciar o negócio, esse custo pode ser ainda menor.

Pessoal para montar uma distribuidora de água mineral

O grande investimento em pessoal para montar uma revenda de água mineral é na equipe de entrega. A parte interna do negócio, voltada para o serviço administrativo e o recebimento de pedidos pode ser feita com apenas um funcionário, visto que neste tipo de negócio as vendas no próprio estabelecimento costumam ser muito poucas.

O grosso do trabalho fica por conta da entrega em casa ou no escritório. Calcula-se que seriam necessários de dois s três funcionários por turno. Com isso, podemos calcular que a equipe giraria em torno de três a quatro funcionários, dependendo obviamente do porte do negócio.

Um ponto importante na contratação da equipe de entrega é selecionar muito bem seus integrantes já que eles terão contato direto com seus clientes e o relacionamento precisa ser cordial e atencioso.

Como o negócio só cresce debaixo dos olhos do dono, nossa dica é que você assuma a parte administrativa, pelo menos no primeiro momento, e dessa forma poderia ter uma economia significante em termos de folha de pagamento.

No caso de uma operação de maior porte esse volume de colaboradores deverá ser até o dobro das operações menores, já que o volume de pedidos tende a ser bem maior, e a questão da rapidez na entrega é fundamental para o sucesso nesse tipo de negócio.

Os outros gastos ficam por conta de custos variáveis como luz, telefonia fixa, telefonia móvel, e outras despesas administrativas.

Como divulgar uma distribuidora de água mineral

Nossa dica final para quem deseja saber como montar uma revenda de água mineral é em relação à publicidade. Como em qualquer outro negócio, saber divulgar o seu estabelecimento é um dos pulos do gato para o sucesso.

No caso de uma distribuidora de água mineral, o esquema de divulgação ainda segue o padrão tradicional, ou seja, a distribuição de panfletos e cartões. Em função das características próprias do negócio, recomendamos também que você mande confeccionar imãs de geladeira, um veículo que funciona muito bem nesse caso.

Esse modelo de divulgação tradicional não impede você de inovar. Por isso, nossa sugestão é que você inclua o atendimento via WhatsApp em sua distribuidora. Esse é um canal que vem se mostrando muito eficiente e outros negócios com características similares à uma distribuidora de água mineral.

Outro canal que pode lhe render um bom retorno já que a divulgação de empresas no Facebook tem se se revelado uma ótima alternativa, principalmente para pequenos negócios locais como é o caso de uma revenda de água mineral.

Agora que você já sabe como montar uma distribuidora de água mineral, o que acha de incorporar esse projeto às suas opções de negócio próprio? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Rating: 5.0. From 4 votes.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei as informações com relação á montar uma distribuidora de água, qd tiver mais informações por favor envie para meu e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA