Veja neste artigo como montar uma barbearia, um negócio que vem passando por um momento de reformulação do modelo e que apresenta boas oportunidades para os empreendedores que deseja investir nesta área.
Veja neste artigo como montar uma barbearia, um negócio que vem passando por um momento de reformulação do modelo e que apresenta boas oportunidades para os empreendedores que deseja investir nesta área.

Como montar uma barbearia – Roteiro para a criação de uma barbearia

Se você está em busca de dicas de como montar uma barbearia, a equipe do Empreendedores Web preparou um roteiro completo sobre esse negócio, reunindo os principais pontos a serem levados em consideração para montar este tipo de negócio.

O setor de barbearias vem passando por uma verdadeira revolução no conceito no Brasil, e isso abre inúmeras oportunidades para quem deseja montar seu próprio negócio e investir nesta área.

Sabemos que empreender é basicamente pesquisar, um dos princípios básicos do empreendedorismo, e formatar um negócio da forma mais eficiente possível. Por isso, trazemos aqui alguns detalhes que as pessoas que vão abrir uma barbearia precisam saber antes de iniciar o projeto.

Roteiro sobre como abrir uma barbearia

Para facilitar a apresentação do projeto sobre como montar uma barbearia, vamos dividir este artigo em seis itens principais:

  • O conceito de uma barbearia atual
  • O mercado para quem deseja abrir uma barbearia
  • Como escolher a localização da barbearia
  • O investimento necessário para montar uma barbearia
  • Quanto é possível ganhar com uma barbearia
  • A opção das franquias de barbearias

Se você está interessado em saber como abrir uma barbearia, verá que iremos apresentar uma série de informações que certamente irão ajudá-lo a das o pontapé inicial ao seu projeto.

O conceito de uma barbearia atual

Para que você possa se orientar melhor, antes de entrarmos na parte do projeto de montagem de uma barbearia, vamos analisar o conceito atual de barbearias, as barber shops, para que você possa se situar melhor neste mercado.

As barbearias atuais tem um apegada retrô, tematizadas e adaptadas de forma a lembrar as velhas barbearias dos anos cinquenta. Além disso, uma barbearia moderna oferece muito mais que um corte de cabelo ou barba. Ela oferece uma experiência.

Muitas delas juntam o serviço de corte de cabelos com a degustação de cerveja ou café de forma construir um ambiente agradável e acolhedor.

O mercado para quem deseja abrir uma barbearia

o momento de mercado não poderia ser melhor, justamente por essa nova tendência de barbearias temáticas, que vem mudando o conceito no Brasil, como explicado anteriormente.

Apesar da crise, dados da Associação Brasileira dos Salões de Beleza – ABSB, mostram que o setor está forte e com boas perspectivas, o que tem deixado os empreendedores do setor bastante animados.

Como escolher a localização da barbearia

Como em qualquer outro negócio, a localização da sua barbearia será fundamental para o sucesso do negócio, portanto, se você quer saber como montar uma barbearia de sucesso, fique atento a este ponto.

Como falamos anteriormente quando discutimos o novo conceito de uma barbearia, este é um negócio onde você deve oferecer conveniência, portanto, uma boa localização é aquela que ofereça o acesso das pessoas com o maior grau possível de facilidade.

Uma barbearia deverá ser instalada próximo ao local de residência do público-alvo, ou em locais de grande frequência de público como em Shoppings, supermercados, ou outros locais de grande fluxo de pessoas. Ter um estacionamento por perto também pode ser um diferencial.

Os bairros mais populosos e próximos a condomínios ou perto de um local onde haja uma boa concentração de prédios de escritórios são ótimos pontos para abrir uma barbearia. veja algumas dicas no artigo 10 Dicas Para Escolha Do Seu Ponto Comercial.

Lembre-se antes de fechar o negócio, de verificar junto à prefeitura se o local onde você pretende instalar a barbearia está de acordo com o código de zoneamento de atividades da cidade.

Como abrir uma barbearia

Investimento necessário para montar uma barbearia

Vamos agora ao ponto de quanto é necessário para montar uma barbearia e temos uma boa notícia nesta área. O investimento não é muito elevado. De acordo com o levantamento que realizamos, o investimento para a abertura de uma barbearia fica entre R$ 20 mil e R$ 80 mil.

O investimento será em primeiro lugar, nas luvas do ponto, aluguel do imóvel e a reforma inicial. além desse gasto, você precisará investir também na aquisição de cadeiras, bancadas de produtos e apetrechos de trabalho, secadores, tesouras, máquinas de barbear e produtos como shampoos e cremes.

Quanto é possível ganhar com uma barbearia

Dizer com precisão quanto é possível ganhar com uma barbearia é uma tarefa bastante difícil, levando-se em consideração os diversos fatores de custos envolvidos e a variedade de modelos de negócios que podem ser criados.

De qualquer forma, podemos dizer que com base em informações do Sebrae e outras fontes confiáveis, as estimativas do mercado falam em um retorno de 35% sobre o faturamento da barbearia, o que não é nada mal.

É claro que se você desenvolver uma estrutura enxuta, otimizar seus processos e fizer uma boa divulgação do negócio, este ganho poderá ser ainda maior. Como em qualquer outro negócio, os resultados da sua barbearia é uma questão de dedicação e muito trabalho.

Outro ponto importante para quem está interessado em como montar uma barbearia diz respeito ao prazo de retorno do investimento. A equipe do Empreendedores Web também pesquisou essa informação e chegou à conclusão de que o prazo médio de retorno do investimento em uma barbearia bem localizada situa-se entre 8 e 12 meses.

A opção das franquias de barbearias

Uma outra boa dica para quem está em busca de saber como abrir uma barbearia é a opção das franquias de barbearias, um modelo de negócio que vem crescendo muito nos últimos tempos no Brasil.

A grande vantagem dessa opção é que você já começa o negócio com um projeto arquitetônico pronto, o knowhow do franqueador e dessa forma a coisa fica muito mais fácil. A Barbearia Cartola, Barbearia Vip e Barbearia do Zé são opções a serem analisadas.

Se após ter lido este artigo você chegou à conclusão de que abrir uma barbearia não é exatamente o que você queria, convidamos a conhecer a nossa seção de Ideias de Negócios, onde você encontrará outras alternativas para montar o seu negócio próprio.

Para quem estava em busca de informações sobre como montar uma barbearia, acreditamos ter apresentado neste artigo as informações iniciais para a estruturação do seu projeto e também outras alternativas interessantes. Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim Informativo.

Como montar uma barbearia
4.7 (94.55%) 11 votos