Veja como montar uma agência de viagens e turismo online. Quais as opções disponíveis no mercado para quem deseja montar uma agência de viagens online com um baixo investimento inicial e um grande potencial de crescimento.
Veja como montar uma agência de viagens e turismo online. Quais as opções disponíveis no mercado para quem deseja montar uma agência de viagens online com um baixo investimento inicial e um grande potencial de crescimento.

Como montar uma agência de viagens online

Para quem deseja saber como montar uma agência de viagens online, nossa equipe analisou as opções disponíveis no mercado e elaborou diversas alternativas.

A venda de pacotes turísticos pela internet chegou para ficar na cultura digital do brasileiro, e isso gera uma série de oportunidades.

O faturamento do setor de turismo na Internet, incluindo-se ai hospedagem e transporte já ultrapassa os R$ 8,7 Bi segundo informações da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV.

Em resumo, um mercado bastante promissor que apresenta ainda um grande espaço para crescer no Brasil.

Embora o setor de venda de pacotes turísticos pela Internet esteja em ascensão, muita gente ainda não se aventurou por esse lucrativo mercado justamente por não ter a menor ideia de como montar uma agência de viagens online, desafio que pode ser bem mais fácil de ser vencido do que você imagina.

As vantagens de montar uma agência de viagens online

Como montar uma agência de viagens online. Veja algumas dicas sobre como m,ontar uma agência de turismo online.
Dicas de como montar uma agência de viagens online

O baixo investimento é sem sobra de dúvida a grande vantagem para quem deseja montar uma agência de viagens na Internet.

Ao invés de gastar seu capital com luvas de loja, reformas, mobiliário e outras despesas do mundo físico, uma agência de viagens online não exige um capital inicial muito grande.

Outra grande vantagem para quem quer montar uma OTA – Online Travel Agencie, como também são conhecidas às agências de viagens virtuais, é que é o tipo de negócio que você pode montar e gerir através de um Home Office.

Em suma, junta-se as vantagens do baixo investimento inicial com a comodidade de trabalhar em casa.

As opções para montar uma agência de viagens virtual

Partindo para a parte operacional propriamente dita, para esclarecer que deseja saber como montar uma agência de viagens online, podemos começar dizendo que existem basicamente dois modelos para esse tipo de negócio:

  • Franquias de agências de viagens online
  • Plataformas terceirizadas de agência de turismo
  • Plataforma própria de agência de viagens online

As três opções levam ao mesmo destino, criação de uma agência de viagem na Internet, mas em termos de estrutura e retorno, a diferença é muito grande. Vejamos então quais são suas principais características.

Franquias de agência de viagens online

Como montar uma agência de turismo onlineEsse é um modelo que vem ganhando espaço no Brasil nos últimos tempos e atraindo cada vez mais empreendedores.

O empreendedor poderá adquirir uma das diversas opções de franquias de agência de viagens e contar com todo o suporte tecnológico oferecido pelo franqueador, como plataforma online, fornecedores e em alguns casos até mesmo treinamento específico na área.

Como são franquias Home Based, a opção de trabalhar em casa é um grande diferencial e também pesa por envolver um investimento inicial bem pequeno.

Para quem está querendo saber como montar uma agência de viagens online, esse pode ser um caminho bem interessante e rápido. Alguns exemplos são a franquia Encontre Sua Viagem, Ahoba Viagens e a Poltrona 1, duas opções muito conhecidas no mercado.

Plataformas terceirizadas de agência de turismo online

Esse é um outro modelo a ser avaliado por que deseja saber como montar uma agência de turismo online. É de certa forma um pouco parecido com o modelo anterior, só que não tem formatação de franquia.

Neste modelo, você na verdade contrata a plataforma de agência de viagens online oferecida pela empresa, em um modelo conhecido como SAAS – Software as a Service, ou seja, você aluga o sistema da empresa, um formato bem conhecido no universo dos negócios online.

Neste modelo, como o oferecido pela Operadora Digital, a empresa além de disponibilizar a plataforma para venda de passagens online, também se encarrega de fornecer os serviços a serem oferecidos na sua agência de viagens virtual.

Plataforma própria de agência de viagens online

A terceira opção para quem está em busca da resposta para a questão de como montar uma agência de turismo online é a plataforma própria. Nesse modelo você terá a sua própria plataforma de agência de viagens, sem depender de ninguém ou ter que pagar qualquer valor para o uso dela.

Você deve estar imaginando que isso custaria muito caro concorda? Na verdade você pode criar sua agência de turismo online usando a plataforma WordPress, um sistema fácil e versátil para criação de qualquer tipo de site. As opções são muitas e você poderá criar o site de agência de viagens que você quiser.

Uma boa ideia neste modelo é trabalhar em dois fronts. O primeiro é a agência de viagens online em si, o segundo é um site de conteúdo, como o modelo que vem sendo adotado pelo site Viagem a Orlando.

Nesse modelo, você irá trabalhar de maneira diferente das duas opções anteriores. Ao invés de ter uma franquia ou empresa que oferece os pacotes para você, será necessário se associar a alguns programas de afiliados que lhe oferecerão os anunciantes, como Decolar.Com, Hotel Urbano, Tam, Azul e muitos outros.

Como você pode ver, com um baixo investimento inicial é possível entrar no universo lucrativo da venda de pacotes turísticos pela internet.

Se você queria saber como montar uma agência de viagens online, as opções são estas. Qual delas é a sua preferida. Deixe seu comentário e assine nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

50 COMENTÁRIOS

  1. Gostei bastante da ideia de montar uma agência de turismo online. Minha dúvida é se seria melhor montar a minha própria agência ou optar por uma franquia virtual de agência de turismo.

  2. Apesar de não esclarecer completamente como montar uma agência, certamente nos mostras as possibilidades!
    Obrigado

  3. Gostaria de uma assessoria mais detalhada para abrir uma agência de turismo virtual vocês podem me ajudar???

  4. Olá Victor

    As informações que temos, sobre como montar uma agência de viagens online, já estão no artigo.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Empreendedores Web

  5. Gostaria de abrir uma agência de viagens online! Gostaria de mais informações detalhadas!

  6. boa tarde tenho interesse em montar uma agencia de viagens online qual seria o custo real?

  7. Achei valido se referindo ao baixo investimento.
    Tenho uma franquia da Encontre sua viagem é ja tem uns 6 meses, estou dando muito certo, vi um comentario do João Carlos Fonseca Matinne, realmente não entendi o que ele disse, comigo isso não acontece, sempre que preciso e solicito orientação sou atendido prontamente, ja paguei todo o meu investimento, o que ocorre das pessoas não terem sucesso é comprar o negocio e encruzar os braços esperando que a franqueadora faça tudo, e não é assim neh?? Temos que arregaças as mangas e trabalhar, como faço, e estou tendo otimos resultados!

  8. Onde podemos encontrar mais informações sobre como montar a última opção? Como firmar essas parcerias com as cias aéreas e demais empresas?

  9. Olá Marcos

    Infelizmente, nós não possuímos este tipo de material, mas se você entrar em contato com uma das várias empresas citadas no artigo, elas certamente poderão lhe encaminhar este material.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Empreendedores Web

  10. Olá,

    Tenho interesse em montar uma agência de turismo e reservas on line. Será que vocês podem me auxiliar com a remessa de materiais ?

  11. A opção de montar uma agência de viagens online é extremamente válida. Eu mesmo montei o meu negócio neste setor, e apesar de toda a crise estou tendo um resultado surpreendentemente bom.

  12. Tenho interesse em abrir uma agencia online plataforma própria, queria me indicassem onde me dirigir…

  13. Adorei as dicas, é sempre bom se ligar nesse tipo de coisa até pra não perder tempo e principalmente dinheiro!

  14. Vou deixar uma dica: Sou agente de viagem, e franqueado da Encontre sua Viagem. Tenho muitos problemas e dor de cabeça com a mesma. Não indico pela falta de comprometimento com o franqueado. No inicio eles prestam uma assistência excelente, mas depois, quando vc entra e faz o pagamento é que vem os problemas: Falta de apoio ao franqueado, não tem palavra para cumprir uma promessa, só te ligam para fazer algum tipo de cobrança, nunca para ajudar com o seu negócio, Você entra e fica só. Paga e então tem que se virar para vender. Enfim, essas são só dicas, mas fica por sua conta e risco.

  15. Gostaria muito de seguir neste ramo, vendas de pacotes e serviços turísticos online.

    Gostaria de mais informações

  16. A matéria é bem interessante, só não ficou claro quais das opções é mais lucrativas. Poderia esclarecer?

  17. Gostei das informações. Ajudou-me muito a entender um pouco mais sobre o assunto e ainda me deu outras perspectivas por meio das informações expostas. Continue nesse caminho que trará ainda muitos resultados. Sucesso.

  18. Prezado Cristiano

    Sua crítica é bastante inadequada. Em momento algum foi dito ou insinuado que não há risco na hora de montar uma agência de viagens online. Como em qualquer tipo de negócio, é óbvio que há riscos. Talvez você não tenha, na verdade, entendido o que foi escrito. Sugerimos que leia o artigo mais uma vez.

    Atenciosamente

    Equipe Empreendedores Web

  19. Sem considerar os fatores críticos de sucesso e, principalmente, fatores críticos de fracasso, o “artigo” ilude quem deseja ter seu próprio empreendimento. Deixando subentendido, que não há riscos no negócio.

  20. Gostei da ideia sobre a criação de uma agência de viagens online. Gostaria de receber mais informações.

  21. Olá, gostei do artigo sobre como montar uma agência de viagens online, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou iniciando são muito importantes.

  22. Sou desenvolvedor, busco parceria com alguém para montar uma agência de viagens, poço desenvolver o sistema integrado com o site, preciso de alguém com experiência com agências de viagens.
    Meu e-mail atualizas@gmail.com

  23. Muito bom conteúdo. O mercado digital é novo aqui no país e devemos aproveitar o quanto antes.

  24. Boa tarde TIAGO gostaria sim de mais informações, será que você poderia me responder?

  25. Tenho uma base de dados de milhares de clientes e queria abrir minha própria agência on-line gostaria de parcerias e alguém interessado em ajudar
    Trabalho com turismo.

  26. Boa tarde!

    Gostaria de estar pedindo ao Tiago que tem a franquia @ Ahoba Viagens que me desse mais informações sobre a empresa, pois hoje às 11:00hs da manhã conversei com a telemarketing e não me passou segurança. Mas vendo seu depoimento vi que a empresa é séria e se puder entrar em contato comigo serei muito grata.
    Meu email é vieira_rosimeire@yahoo.com.br.

    No aguardo.

    Rosimeire

  27. Tenho a franquia da @ Ahoba Viagens que é uma concorrente achei no site da ABF, hoje só trabalho nisso, já larguei meu emprego e mesmo nessa crise tenho conseguido vender pois os preços são muito bons e acabam fechando comigo.
    Se quiser mais informações dessa franquia posso passar algumas dicas.

  28. Nas três opções de Modelos de Agência, não foi falado as vantagens de desvantagens de cada modelo. Será que podem responder?

  29. boa tarde quero abrir minha agencia e gostaria de mas informacao dos primeiros pasos obrigado

  30. Olá, tive a oportunidade de ler seu artigo somente hoje. Esyou em busca de independência financeira e fiquei muito interessada na última opção. Como poderei obter mais informações a respeito?

  31. tem alguma dica onde posso me informar sobre a 1ª opcao. fiquei mto interessado. ogd!

  32. Uma dica para quem quer ganhar dinheiro montando uma agência de viagens online: trabalhe com afinco, não fique fazendo SPAM de comentário em site e blogs dos outros, tenha a mente empreendedora e esteja disposto a encarar desafios. E o mais importante: não queira dinheiro fácil e resultados rápidos. Isso não funciona.

  33. O meu sonho é montar a minha própria agência de viagens vc me ajuda?

  34. fui agente viagem mais de 20 anos atras, gostaria de uma nova oportunidade , trabalhei como agente de viagem nacional,nas agencias agaxtur e monark , alem de hoteis como hotel estancia barra bonita e berro dágua

  35. Olá Rosemary

    O último item do artigo diz respeito ao marketing de afiliados, uma das formas mais clássicas de se ganhar dinheiro na Internet. Se você trabalha nesta área, seria interessante pesquisar sobre as opções de marketing de afiliados nesta área, para agregar mais uma fonte de receita ao seu site.

    Um grande abraço

    Equipe Empreendedores Web

  36. Olá Eduardo

    O objetivo do artigo é justamente mostrar que para quem quer trabalhar sério e se dedicar ao negócio, montar uma agência de viagens online não é nada de impossível. Não era nosso objetivo mostrar o passo a passo do processo, inclusive, que para isso precisaríamos de muito mais que um artigo.

    Como você deve ter percebido, existem muitos fatores envolvidos e depende do empreendedor buscar essas informações. Essa, inclusive é uma das principais características do empreendedor digital, como você poderá conferir em um artigo publicado aqui no site: http://www.empreendedoresweb.com.br/caracteristicas-dos-empreendedores-de-sucesso/

    Um grande abraço e muito sucesso

    Equipe Empreendedores Web

  37. O presente artigo não esclarece exatamente como montar uma agência de viagens online, apenas informa que há algumas possibilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA