PUBLICIDADE

 

Como montar um negócio na Internet

 

Como montar um negócio na Internet e ter sucesso

Para quem está querendo saber como montar um negócio na Internet nossa equipe reuniu uma série de dicas que são o verdadeiro pilar dos negócios na Internet.

Em nossos cursos muitas pessoas encontram essa resposta na criação de uma loja virtual, mas o universo dos negócios online é muito maior.

Existem blogs, venda de infoprodutos, sites de assinaturas, serviços de consultoria online e uma série de outras maneiras de se ganhar dinheiro na Internet, além do e-commerce tradicional.

Em primeiro lugar podemos dizer que saber como montar um negócio na Internet é apenas uma das etapas da empreitada.

Você em primeiro lugar precisa se questionar se está realmente disposto a enfrentar esse desafio, já que montar um negócio online não é diferente de um negócio físico e existem diversas barreiras a serem vencidas antes que o negócio se torne verdadeiramente lucrativo.

Não há nada como montar um negócio na Internet

Ter um negócio em um ambiente que nunca fecha e tem um público consumidor que não precisa se deslocar para consumir o seu produto ou serviço é o sonho de qualquer empreendedor.

Por isso mesmo o interesse crescente em abrir um negócio na Internet, uma opção cada vez mais procurada pelos novos empreendedores. Veja alguns argumentos imbatíveis para abrir um negócio online:

  • O investimento para montar um negócio na Internet é bem menor que no mundo físico;
  • A perspectiva de crescimento, principalmente no Brasil, é simplesmente gigantesca;
  • Para abrir um negócio na Internet você muito mais de você do que dos outros.

Planejamento é essencial

Como montar um negócio de sucesso na Internet. Veja algumas dicas para montar o seu negócio online.
Como montar um negócio de sucesso na Internet

Nenhum negócio na Internet dá certo se você não planejar nos mínimos detalhes.

Aquela história de “vai fazendo e depois a gente acerta” ficou no passado, no tempo em que Internet era apenas coisa de nerd.

Atualmente, seja em que área, dos negócios digitais você venha a atuar, é preciso planejar cada etapa do processo.

Desenhe muito bem o que você deseja fazer valendo-se de todos os recursos para esta etapa, como análise SWOT do projeto, plano de negócios e planilhas detalhadas de cada etapa e investimento que você tiver que fazer.

Não é apenas uma questão de como montar um negócio na Internet, mas também de como você irá planejar esse negócio, para poupar tempo, reduzir riscos e economizar recursos.

Seja profissional

Definitivamente não há mais espaço para amadores e curiosos no universo dos negócios online. Esqueça coisas como site feito pelo sobrinho que mexe com computador ou outras soluções desse tipo.

Um dos grandes mitos dos negócios online é que você não precisa entender nada de Internet para ganhar dinheiro nela. Saber como divulgar uma empresa na Internet, por exemplo, é fundamental para o seu negócio.

Invista pesadamente em treinamentos e estenda este treinamento a seus colaboradores. A realização de um curso de marketing digital, por exemplo, é fundamental para que você possa entender o que existe em termos de divulgação online, mesmo que vá terceirizar essa questão na sua empresa.

Também é importante se manter atualizado através de sites e blogs do segmento que publique dicas para abrir uma empresa na internet e como gerenciá-las.

Defina muito bem seu orçamento

Uma das principais dicas para quem quer saber como abrir um negócio na Internet é a que diz respeito ao orçamento do projeto. Ao contrário do que muita gente pensa, as coisas na web não são nem de graça e muito menos baratinhas, como tentam passar algumas pessoas por ai.

Tudo tem um custo e por isso é preciso determinar muito bem quanto será gasto no empreendimento.

No caso do comércio eletrônico, por exemplo, sempre recomendamos em nosso curso de e-commerce a alocação de aproximadamente 30% do orçamento para a plataforma de e-commerce e o restante para a implementação das estratégias de marketing digital do e-commerce.

De nada adianta um negócio online bem estruturado se não conta com uma boa divulgação. Na Internet, talvez mais do que em qualquer outro ambiente, o marketing é tudo!

Crie um diferencial competitivo

Se você quer saber como montar um negócio na Internet só para ser mais um ao lado de milhares de outros iguais a você, podemos adiantar que não vai dar certo.

Veja o caso dos sites de compras coletivas. Todo mundo copiou todo mundo e depois, nesse universo de cópias, todo mundo também quebrou.

Seja diferente e crie uma Estratégia de Oceano Azul para o seu negócio online. Destaque-se por uma nova proposta que possa ser vista como única e especial. Dessa forma, você não só fugira da competição autofágica que vemos hoje em dia no mercado online, como também garantirá o sucesso do seu negócio.

Escolha com cuidado seus parceiros

Uma dica fundamental para quem quer saber como montar um negócio na Internet: Escolha muito bem os seus parceiros, tanto os tecnológicos como os fornecedores. Um negócio de sucesso na Internet é formado por uma cadeia de ações e por isso não se pode admitir elos fracos nessa corrente. Um parceiro comercial ou tecnológico fraco pode botar tudo a perder. No caso do e-commerce então, isso é um verdadeiro desastre.

Se optar pela criação de uma loja virtual, pesquise os fornecedores de plataformas de e-commerce e busque fornecedores sérios que possam principalmente cumprir os prazos de entrega acordados.

Tenha paixão pelo que faz

Essa é a dica final, mas bem poderia ser a primeira. Veja se você tem o perfil para ter um negócio na Internet, pois nenhum negócio vale a pena apenas pelo dinheiro, sem que haja uma satisfação pessoal.

Essa talvez seja na verdade a dica mais importante para quem quer saber como montar um negócio na Internet e ter sucesso nessa área. Mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos envolvendo os negócios online, assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

Salvar

Salvar

Como montar um negócio na Internet
4.8 (95%) 8 votos

você pode gostar também