Quer saber como montar um negócio em casa? Neste artigo abordamos os principais fundamentos para quem deseja começar um negócio próprio trabalhando em casa, um dos sonhos mais comuns de milhares de brasileiros que desejam empreender. Confira!
Quer saber como montar um negócio em casa? Neste artigo abordamos os principais fundamentos para quem deseja começar um negócio próprio trabalhando em casa, um dos sonhos mais comuns de milhares de brasileiros que desejam empreender. Confira!

Como montar um negócio em casa – O passo a passo

Se você está interessado em saber como montar um negócio em casa, reunimos neste artigo algumas dicas valiosas que certamente irão ajudar você a atingir seus objetivos.

Com a crise econômica e a onda de desemprego que assola o país, muitos empreendedores e empreendedoras optam por montar um negócio em casa como forma de fugir dos efeitos do caos econômico.

O problema é que nem sempre essas pessoas sabem por onde começar. Por isso resolvemos elaborar esse verdadeiro passo a passo de como montar um negócio em casa, que ao contrário de outros artigos publicados em nosso site, fala dos conceitos e não dos negócios.

Em nossa seção de Negócios Em Casa, temos diversas ideias de negócios, mas verificamos que muita gente acaba fracassando, por não dominar os conceitos básicos de trabalhar em casa.

O passo a passo de como montar um negócio em casa

O primeiro problema de quem deseja montar um negócio em casa é justamente a questão do espaço. Se você vive em um apartamento, esse problema é ainda maior. Por isso, pense em um negócio que você não precise trabalhar com estoques e equipamentos.

Essa dica é fundamental para quem deseja montar um negócio em casa, pois mata automaticamente o problema do espaço. Por isso, se a sua desculpa para não montar o seu próprio negócio, era a falta de espaço, esse problema acabou.

A prestação de serviços e produção de itens de pequenas dimensões são as duas melhores opções. No caso da prestação de serviços, você pode montar um serviço que seja feito online, contando com os recursos de comunicação que temos hoje em dia.

Já no caso da produção de itens de pequenas dimensões, como bijuterias, doces caseiros, chinelos personalizados e outros itens nesta linha, o espaço não precisa tão grande assim, e montando um home office ou home place bem planejado, fica muito mais fácil.

Adequação do espaço

Outro problema vivido por que deseja saber como montar um negócio em casa costuma encontrar, é a adequação de um espaço para desenvolver o seu negócio, o Home Office que você precisará criar. Montar um Home Office funcional é a solução para este problema.

O ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso do negócio. Conciliar o trabalho em casa com afazeres domésticos é uma tarefa difícil, mas você precisa vencer este obstáculo se quer que o seu escritório doméstico funcione.

Reserve uma área específica da sua casa para transformá-la em seu Home Office ou Home Factory. Se não tiver espaço para isso, crie um ambiente que possa ser reversível. O importante é ter um local específico para o desempenho de suas atividades.

Crie uma estrutura

Se você deseja abrir um negócio em casa, precisará dar a ela também independência. Após escolhido o local do seu ambiente de trabalho em casa, é hora de criar uma estrutura para que o seu negócio funciona de forma profissional.

O primeiro passo é conseguir uma linha telefônica exclusiva para o negócio. Além de dar ao seu negócio uma formatação profissional, essa é também uma forma de separar o Home do Office.

Se você vai trabalhar com negócios online, como uma loja virtual, criação de cursos online, blogs, programas de afiliados ou algo assim, tenha um computador especialmente designado para o seu trabalho. Essa é uma ferramenta de trabalho e não para o entretenimento da família.

Dicas de como montar um negócio em casa

Estabeleça regras de trabalho

Essa é outra regra de ouro que quem quer saber como montar um negócio em casa precisa seguir. É fato que a disciplina ao trabalhar em casa é um dos segredos do sucesso neste tipo de atividade. Jamais tente subverter essa regra.

A primeira delas é tipo um mandamento para o trabalho em casa: Deverás usar o mesmo traje que usarias se fosses trabalhar em um escritório formal. A violação dessa regra poderá fazer com que você arda no fogo do inferno chamado fracasso.

Você deu uma identidade ao seu negócio em casa, portanto, deve fazer isso também com você. Você precisa ser o profissional adiante do negócio, o líder das suas iniciativas, e um líder não mostra os caminhos do sucesso de pijamas.

Outro ponto fundamental para quem quer descobrir como montar um negócio em casa é definir horários. É preciso ter uma hora para começar suas atividades, uma hora de almoço, lanche e também de encerrar o trabalho.

Se uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é o ganho em termos de qualidade de vida, todo esse ganho pode ser desperdiçado se você não souber analisar o que está dando para si mesmo e o que está dando para o seu trabalho.

Divulgue o seu negócio

Um negócio em casa não lhe dá muita exposição, por isso mesmo você precisará investir na divulgação do seu negócio para se tornar conhecido. A melhor e mais barata maneira de fazer isso é através da Internet.

Crie um site para o seu negócio. Hoje em dia existem ferramentas, como o WordPress e WIX, que permitem a você mesmo criar e administrar o seu site, sem a necessidade de um programador. Melhor ainda; a um custo bem baixo.

Invista também na divulgação através das redes sociais, como o Facebook, por exemplo. Você poderá dar uma ótima visibilidade aos seus serviços ou produtos investindo muito pouco. Fazer um curso de Facebook Marketing é uma ótima opção.

Nos negócios locais, o melhor é investir em panfletos, divulgação em pontos estratégicos para o seu negócio, e também na mais eficiente estratégia de marketing para qualquer negócio, o boca a boca. Ofereça qualidade e as pessoas retribuirão com divulgação.

Seja persistente e determinado

Não pense que começar um negócio em casa é tarefa fácil. Você terá que seguir toda uma curva de aprendizado para poder trabalhar em home office de forma eficiente. Esse certamente será um dos seus grandes desafios.

Outra mudança para qual você precisa estar preparado é para a adaptação financeira. Se você vai largar o seu emprego, esteja preparado para alguns meses iniciais de pouca ou até mesmo nenhuma renda. Seu negócio estará iniciando e as vezes o dinheiro demora a aparecer.

Além dessa questão, quem está em busca da resposta para como montar um negócio em casa precisa estar ciente também que vai assumir o controle do seu próprio rendimento. Por isso, tenha em mente que é você que irá determinar o quanto irá ganhar.

Existem diversas ideias de negócios para montar em casa investindo pouco e por isso mesmo, a questão do orçamento disponível não é o problema maior. O grande desafio, na maioria das vezes está dentro do próprio empreendedor.

As experiências relatadas em nosso site, comentários em artigos e e-mails recebidos nos ajudaram bastante a elaborar esse artigo sobre como montar um negócio em casa, mas temos certeza que os nossos leitores poderão contribuir muito. Deixe o seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Estou planejando começar meu negócio em casa no próximo ano, essas dicas sobre como montar uma negócio em casa irão me ajudar muito !!!

    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA