Veja nesta matéria como montar um hotel para cachorros, um negócio que requer um baixo investimento e com um retorno bastante elevado. Veja o passo a passo para montar um hotel para cães e fature em um mercado em plena expansão, mesmo em um ambiente de crise.
Veja nesta matéria como montar um hotel para cachorros, um negócio que requer um baixo investimento e com um retorno bastante elevado. Veja o passo a passo para montar um hotel para cães e fature em um mercado em plena expansão, mesmo em um ambiente de crise.

Como montar um hotel para cachorros

Hoje vamos falar sobre como montar um hotel para cachorros, o típico negócio de baixo investimento, retorno altíssimo e um mercado em plena expansão.

O mercado pet no Brasil vem apresentando um crescimento excepcional nos últimos anos, e mesmo nestes tempos de crise, é um dos únicos setores que não tem muito a reclamar.

Seja trabalhando de forma individual, ou seja, como simplesmente um hotel para cachorros, ou associado a outros negócios, como um pet shop ou loja para venda de rações, esse é um negócio que você certamente deve analisar.

Como dissemos anteriormente em nosso artigo intitulado Como Montar Um Pet Shop, o mercado pet oferece inúmeras oportunidades e por isso a equipe do Empreendedores Web desenvolveu um passo a passo de como montar um hotel para cachorros, como forma de ajudar aos nossos leitores.

Você verá que o projeto não é nada complicado, mas você precisará prestar atenção a alguns detalhes.

Hotel para cães como opção de negócio ou diversificação

Muitas pessoas que possuem cachorros, na hora de viajar, vivem um verdadeiro desespero por não saber onde deixar os seus cãozinhos. Por isso, esse negócio é especialmente recomendado para donos de pet shops, passeadores de cães e donos de canis, além é claro, de empreendedores em busca de montar seu próprio negócio.

Durante as férias e feriados, as pessoas gostariam de que seus animaizinhos fossem cuidados como se eles estivessem em casa, portanto, se você puder criar um local, cercado de cuidados e recursos para que os cachorrinhos fiquem bem acomodados, o sucesso será garantido.

Se você já desempenha alguma atividade nessa área, como um pet shop ou como cuidador de cães, já terá meio caminho andado, pois já terá desenvolvido uma relação de confiança com seus clientes.

O passo a passo de como montar um hotel para cachorros

Como em qualquer outro negócio, a primeira coisa a fazer é elaborar um plano de negócio para traçar as diretrizes para montagem do seu hotel para cachorros. Faça um planejamento bem detalhado, determinando o público que você deseja atingir e a estrutura que irá precisar.

Em relação ao público, a grande sacada para quem quer saber como montar um hotel para cachorros é verificar se a área onde você pretende se instalar possui muitos prédios residenciais. É nesse tipo de redondeza onde você encontrará mais facilmente o público que você deseja atingir.

Outra providência é fazer uma análise da concorrência e verificar se nessa redondeza esse tipo de serviço já não está saturado. Por envolver muita confiança no relacionamento, esse é o tipo de setor onde fica bem difícil tirar clientes da concorrência.

Outra dica importante é, antes de qualquer providência, verificar junto aos órgãos competentes, se é permitido, na área onde você pretende se instalar, o funcionamento desse tipo de negócio.

O  espaço que você precisará para montar um hotel para cachorros

Um item fundamental para quem deseja montar um hotel para cachorros é espaço, pois é necessário oferecer uma ótima acomodação para os cãezinhos, além de preferencialmente, separá-los em setores de acordo com o seu porte.

O ideal é que você configure o seu espaço de descanso dos animais, com pequenas unidades individuais para abrigar os cachorrinhos. Algumas empresas oferecem pequenas casinhas, que podem ser utilizadas para satisfazer essa necessidade.

Espaço é dica fundamental para quem deseja saber como montar um hotel para cães
Espaço é dica fundamental para quem deseja saber como montar um hotel para cães

Além desse espaço, você precisará ter também uma área para recreação, pois é sempre interessante deixar os cachorros livres durante parte do dia, para que eles se exercitem a curtam um pouco a oportunidade de sair explorando o lugar e até mesmo de socializar com outros animais.

Os profissionais mais experientes nessa área, costumam sugerir que você comece seu hotel para cachorros com uma capacidade de até dez cães. Para o leigo, pode parecer pouco, mas os profissionais da área garantem que esse número já dá um bom trabalho.

Os equipamentos para montar um hotel para cachorros

Em termos de equipamento, você precisará de alguns itens essenciais, como vasilhames para alimentação, caminhas para o local de descanso de cada um, brinquedinhos para os cachorros se divertirem, material de higiene e outros acessórios usados no dia a dia de cuidados com cães.

Em áreas com temperaturas extremas como o sul do país e a região Nordeste, também é recomendável que na área de abrigo dos cães, sejam instalados sistemas de climatização, para evitar a exposição dos bichinhos a temperaturas muito elevadas ou muito baixas.

Se você quiser sofisticar e criar um diferencial para seu hotel de cachorros, nossa dica fica por conta de um sistema interno de câmeras conectadas à Internet, para que as pessoas possam acompanhar o dia a dia dos seus bichinhos enquanto estão no hotel. Boa ideia, não acha?

O pessoal necessário para montar um hotel para cachorros

Uma outra dúvida muito comum entre as pessoas que querem saber como montar um hotel para cachorros é em relação ao tipo e número de profissionais necessários para tocar o negócio.

Basicamente você precisará de alguém para recepcionar e entregar seus “hóspedes” e fazer o atendimento ao público. No início, sabendo organizar suas tarefas, você mesmo poderá cuidar disso, para economizar nos custos.

Além da questão do relacionamento com o público, você também deverá contar com alguém para ajudar nos cuidados dos cães, como pequenos passeios e cuidados nos horários de convívio em lugar aberto, como mencionado anteriormente.

É bom também ter um veterinário, que pode ser terceirizado, para dar uma olhada nos cãezinhos ou para resolver qualquer questão em casos de emergência.

Licenças para montar um hotel para cachorros

Como já dissemos anteriormente, uma coisa fundamental para quem deseja saber como montar um hotel para cachorros é verificar previamente as licenças e autorizações para montar o negócio na localização que você pretende se instalar.

Além dos documentos de constituição da empresa, você deverá verificar junto a prefeitura da sua cidade as exigências para a obtenção do alvará de funcionamento e também as licenças especiais da Vigilância Sanitária, referentes a saúde e trato com animais.

   Complemente a sua leitura com o artigo Como Montar Um Pet Shop

Outra fonte de informações interessante para quem deseja saber como montar um hotel de cachorros é um e-book publicado pelo Sebrae, que você pode fazer o download clicando aqui.

Agora que você já sabe como montar um hotel de cachorros, é uma questão de definir o seu modelo de negócio e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras dicas de negócios, assinando nosso Boletim Informativo.
CPT - Centro de Produções Técnicas

No votes yet.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,
    adorei a ideia de montar um hotel para cães e queria saber sobre dimensões do espaço e se voces acreditam que as margens de uma rodovia, onde tem intenso movimento de turistas em fins de semana, a ideia funcionaria, pois moro próximo a uma rodovia que leva muitos a praia e sempre tem muito movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA