Confira algumas dicas de como montar um food bike, uma moda que veio na cola dos food trucks, mas que exige um capital bem menor para montar. Veja como montar um food bike, quanto custa e como divulgar o seu negócios sobre rodas.
Confira algumas dicas de como montar um food bike, uma moda que veio na cola dos food trucks, mas que exige um capital bem menor para montar. Veja como montar um food bike, quanto custa e como divulgar o seu negócios sobre rodas.

Como montar um food bike

Esta parece ser a tendência da vez e saber como montar um Food Bike pode ser uma ótima opção para quem deseja montar seu negócio próprio e não tem capital suficiente para entrar de cara com um Food Truck.

É certo que os food trucks são a sensação do momento e vem tomando as ruas das grandes metrópoles brasileiras que já possuem legislação específica para isso, mas também é certo que o investimento inicial é muito alto. Portanto, na falta do truck, vamos de bike mesmo.

A equipe do Empreendedores Web pesquisou e reuniu algumas dicas para quem deseja saber como montar um food bike e começar seu próprio negócio. A boa notícia é que o investimento é bem menor do que em um food truck e a burocracia para montar o negócio também.

A expansão das ciclovias em grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo é um outro fator para o crescimento do negócio.

Entendendo o conceito do food bike

Confira as dicas de como montar um food bike
Confira as dicas de como montar um food bike

Antes de discutimos mais profundamente como montar um food bike, é importante conhecer bem o modelo de negócio. Uma food bike nada mais é do que uma versão miniatura da estrutura de um food truck, obviamente, adaptada às limitações que o veículo oferece.

Em função dessas limitações, o foco do negócio é ligeiramente diferente dos food trucks, já que servir pratos mais sofisticados contando com uma estrutura limitada é muito difícil, mas isso não afasta você do segmento de refeições rápidas.

Se por um lado a food bike perde em termos de recursos para o negócio, ela ganha em termos de mobilidade, pois por se tratar de um veículo mais leves, ela pode estar em locais que um trailer dificilmente teria acesso.

É importante que antes de pensar em como montar um food bike você compreenda o conceito do negócio, para ai sim, poder focar no produto e depois na estrutura que será necessário, e obviamente o investimento.

   Não deixe de ler o artigo Como Montar Um Food Truck

A primeira dica sobre como montar um food bike

O primeiro passo para montar um food bike de sucesso é identificar muito bem o público que você deseja atingir e quais são suas necessidades. Isso será útil para que você possa definir seus produtos, o tipo de bike que irá precisar, localização da food bike e até mesmo a forma como irá divulgar o negócio.

O público consumidor de uma food bike é bem diferente do assistido pelos food trucks. Enquanto no caso dos caminhões, o alvo são pessoas que buscam por uma refeição completa, do tipo prato mesmo, as food bikes tem como foco a alimentação rápida, sanduíches, guloseimas como doces e até mesmo bebidas.

    Confira algumas dicas no artigo Como Ganhar Dinheiro Com Comida

Defina o seu produto a ser vendido na sua food bike

Definido o seu público-alvo da sua food bike, agora é hora de determinar quais os produtos que você irá oferecer. Você talvez esteja estranhando falarmos no produto que você estará oferecendo em sua food bike antes mesmo de falarmos a bike em si. Isso acontece devido ao fato de que essa escolha é que determinará o modelo de bike a ser adquirido.

Para quem quer saber como montar um food bike de sucesso, vai a dica que talvez seja a mais valiosa de todas, não complique o produto. Ofereça um produto simples,de preferência já pronto, como docinhos, salgados, bebidas e sanduíches. Lembre-se que os recursos de preparo em uma food bike são bem escassos.

Uma tendência muito clara neste mercado é a Gourmetização, ou seja trabalhar com produtos conhecidos mas diferenciados, como brigadeiros gourmet, brownies, sanduíches prontos bem sofisticados e outras iguarias bem elaboradas e apresentadas.

Informe-se sobre a legislação em sua cidade

Com o público e produto em mente, é hora de verificar se a legislação da sua cidade permite este tipo de negócio, e em que condições. Cidades como São Paulo, o berço dessa onda de comida sobre rodas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já possuem legislação específica para este tipo de comércio.

Como a burrocracia no Brasil é sempre um obstáculo, a questão de montar o food bike é até relativamente simples e o problema real passa a ser a legislação. Em cidades que ainda não possuem regras para este tipo de negócio, geralmente são aplicadas as normas relativas a vendedores ambulantes.

Quanto custa montar um food bike?

Como montar uma food bikeUma das grandes vantagens do food bike para os food trucks é justamente o preço. Para fazer a adaptação de uma bicicleta ou triciclo para trabalhar como food bike, os valores vão de R$ 2 mil, podendo nos casos mais sofisticados, alcançar a marca dos R$ 15 mil. Tudo depende dos recursos que você irá precisar.

Para reduzir ainda mais os seus custos iniciais, se você ou um conhecido tiver habilidade manual e alguns conhecimentos de mecânica de bicicletas, você pode como alternativa, fazer a sua própria adaptação e customização, o que em alguns casos não é difícil e certamente vai poupar muito dinheiro.

Lembre-se que a divulgação do seu food bike passa muito pela bike em si. Por isso, tente criar um modelo diferenciado, com cores chamativas e harmoniosas para que a bike seja facilmente identificada e atraia clientes também pelo seu visual.

Caso você opte por partir para uma bike já adaptada, existem alguma opções de empresas especializadas em food bikes:

Divulgação da sua food bike

Outra dica interessante para quem esta interessado em saber como montar um food bike é ter um cuidado especial com a divulgação. Assim como no caso dos food trucks, a melhor forma para divulgar o seu negócio é através da Internet, pois além de apresentar um custo bem menor do que as mídias convencionais, atinge um público que tem a cara do movimento Comida Sobre Rodas.

Os melhores canais para fazer essa divulgação são indiscutivelmente o Faceboo, Twitter e até mesmo o Instagram, já que uma foto bem tirada do produto que você comercializa, pode causar aquele desejo irresistível de passar por onde você estar e comer.

Agora que você já sabe como montar um food bike, o que acha da proposta como opção para montar seu próprio negócio. Mantenha-se atualizado sobre food bikes e outras oportunidades de negócios, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

17 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de abrir um FOOD BIKE ,gostaria de saber se tem que fazer inscrição ou alguma taxa que tenha que pagar para colocar meus produtos para vender?

  2. Como devo proceder para colocar minha bike food nos eventos de food truck ou até mesmo eventos em geral?

  3. Interessante a ideia do food truck, o problema e que isso e mal aproveitado no Brasil pelo menos eu penso assim.

  4. Olá gostaria de saber se eu poderia exercer venda em minha food truke em Belo horizonte pois eu vejo as leis entrando em contradição ?

  5. Gostaria de saber se em Belo horizonte eu teria que ter autorização para vender meu produto alimentício em bicicleta?

  6. Olá, eu gostaria de saber se é preciso ter autorização para trabalhar com food bike no Rio de Janeiro. E se tem ?onde posso , regulamentar. Obrigado

  7. Gostaria de saber se em Curitiba-PR ja tem alguma legislaçao e também fabricantes para a customização da bike

  8. Olá, gostaria de saber se no meu estado de PE, tem alguma Empresa especializada em customizar Food bike. Estou precisando, pois há interesse. Favor entrar em contato por Email.

  9. Procuro algum fabricante de tricilos para food bike no Rio de Janeiro.
    Favor entrar em contato por e-mail. Estou interessada para pronta entrega.
    Grato.

  10. gostaria de saber algum contato aqui em belo horizonte q posso adquirir e sua montagem do triciclo goumert..obrigada

  11. Desde já meu muito obrigada por todas as informações pra começar a realizar meu sonho de ter um triciclo goumert. Gostaria de saber se tem alguns contatos aqui de Belo Horizonte, MG, que possa comprar e sua montagem..estando a mesma regularizada junto a vigilância sanitária, conforme exigido. obrigada. Arlene.

  12. Olá, gostaria de saber se no meu estado ES tem alguma empresa especializada em customizar food bike.
    Estou precisando com urgência.

  13. Estamos customizando bike trucks, desde loja bike até bikefood gourmet.
    Entrem em contato, pouco custo, muitos benefícios. Orçamento sem compromisso.

  14. Estou iniciando no ramo de fabricação de Triciclos para todo tipo d negócio, inclusive food bikes.
    Entre em contato conosco pelo fone 13 3461 7104 ou 13 988764262 New Life Triciclos e Bikes personalizadas.

  15. Olá. O texto informa que o Rio de Janeiro já conta con legislação específica, então eu gostaria que o autor informasse qual o número da lei.

    a lei que regula os food trucks NÃO preveem foodbike.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA