Quer saber como montar um brechó? Neste artigo nossa equipe reuniu as mais importantes dicas e orientações para quem deseja abrir um brechó, um negócio que vem crescendo no Brasil e que requer um investimento muito pequeno.
Quer saber como montar um brechó? Neste artigo nossa equipe reuniu as mais importantes dicas e orientações para quem deseja abrir um brechó, um negócio que vem crescendo no Brasil e que requer um investimento muito pequeno.

Como montar um brechó – Veja algumas dicas

Se você está interessado(a) em saber como montar um brechó, em primeiro lugar vamos às boas notícias. Este é um negócio quem vem crescendo a passos largos no Brasil e que envolve pouco dinheiro para começar.

Outra boa notícia é que os brechós vêm conquistando cada vez mais consumidores no Brasil, revertendo uma resistência que durava anos e hoje em dia, ao invés de estar associado a “coisa velha”, pega carona no conceito de sustentabilidade.

Para quem quer saber como montar um brechó de sucesso, essa nova identidade é fundamental para ter sucesso nos dias de hoje, mas neste artigo, vamos dar muitas outras dicas, como por exemplo, formação do estoque inicial, tendências, localização e divulgação.

O conceito do brechó e suas mudanças

O conceito de um brechó é bem simples, basicamente é uma loja onde se vende, principalmente roupas, acessórios e calçados usados, no mesmo molde de uma loja de roupas e acessórios novos. A única diferença é que no caso dos brechós, essas peças já foram usadas.

Muito populares nos Estados Unidos e na Europa, os brechós vêm conquistando um espaço cada vez maior entre os consumidores brasileiros oferecendo uma grande variedade de peças originais com o atrativo de preços bem abaixo dos praticados em outras lojas.

Muitos empreendedores, principalmente agora neste tempo difíceis que atravessamos hoje, ao invés de montar uma loja de roupas, estão preferindo montar um brechó, pois em função dos baixos preços satisfazem às necessidades de um negócio que tem condições de prosperar em momentos de crise.

Escolha do local para montar um brechó

A localização é um outro fator importantíssimo para quem deseja saber como montar um brechó. Esse é o tipo de negócio que precisa de duas características essenciais na hora de se escolher a localização: Tráfego de transeuntes e local para estacionamento.

Embora hoje em dia se possa fazer a divulgação de uma empresa pela internet de forma bastante efetiva, e no segmento de moda e acessórios as redes sociais funcionem muito bem, montar um brechó em um lugar de pouco trânsito não funciona.

Se você mora em um lugar com essas características e tem um espaço em sua casa que poderia ser transformado na loja do seu brechó, como uma garagem ou outra área qualquer, essa solução pode ajudar ainda mais, pois não teria que gastar dinheiro com a locação ou aquisição de um imóvel. Ou seja, um brechó também é um negócios que se pode montar em casa.

A estrutura da loja para abrir um brechó

Como montar um brechó de roupas usadas
Como montar um brechó de roupas usadas

Outro ponto importante que deve ser observado por que deseja saber como montar um brechó é a questão da aparência da loja.

Como já dissemos anteriormente, o conceito de que um brechó é loja de coisa velha já ficou para trás. Ao contrário disso, muitos brechós se destacam hoje em dia justamente pela sofisticação.

Se você pensa que para abrir um brechó de sucesso basta pegar um monte de roupas e entulhar em uma lojinha qualquer, sem organização ou cuidado com a aparência, esqueça, pois esse modelo não vai dar certo.

Arrume o seu brechó como uma loja de roupas e acessórios qualquer, pois na verdade, não importa o nome que se dá a loja, o conceito básico é o mesmo, o de um comércio. Portanto devemos ter todos os cuidados que geralmente temos quando montamos uma loja de roupas.

Você deverá dividir o espaço em seções, separando as roupas, acessórios e calçados em seções distintas, facilitando assim a localização e escolha do cliente, proporcionando uma boa experiência de visita ao seu brechó.

Formação do estoque inicial do brechó

Este é um ponto que quem deseja saber como montar um brechó de sucesso e gastar pouco dinheiro na empreitada, precisa prestar bastante atenção. Em qualquer tipo de negócio, um dos custos iniciais mais elevados é o de formação do estoque. No caso do brechó, podemos usar uma solução bem criativa, que coloca esse tipo de negócio na categoria de negócios que se pode montar com pouco dinheiro.

A estratégia é bem simples. No início, trabalhe no sistema de consignação, ou seja, receba as mercadorias e receba um percentual sobre o valor da venda. A praxe deste segmento é uma comissão de 30% sobre o valor de venda. Trabalhando dessa forma você poderá montar seu estoque inicial investindo praticamente nada.

Depois de se estabilizar e gerar um caixa inicial, uma boa opção é partir para o modelo de compra das peças, que oferece margens de lucro maiores, mas em contrapartida exige empate de capital.

A opção do brechó online

O mundo online oferece cada vez mais opções de negócios e se você está pensando em abrir um brechó, é bom colocar também na lista de opções a possibilidade de montar um brechó online.

O e-commerce de moda é um dos segmentos que mais cresce no Brasil nos últimos anos e por isso mesmo para quem está pensando em montar um brechó, a opção da loja virtual deve estar no cardápio de alternativas.

Nesse caso, o custo com imóvel e instalações internas da loja, como araras e prateleiras, é substituído pelo custo de aquisição de um sistema de e-commerce onde você criará a sua loja virtual.

Nessa opção você precisará conhecer bem como funciona o comércio eletrônico, pois embora o negócio possa, em uma primeira vista, parecer fácil, vender pela internet tem também suas peculiaridades. A melhor opção neste caso é fazer um bom curso de e-commerce para se familiarizar com esse mercado.

   Saiba mais na publicação Como Montar Um Brechó Online

Para se manter atualizado sobre como montar um brechó e outras ideias de negócios, assine nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

9 COMENTÁRIOS

  1. boa noite eu quero monta um brecho pra ajuda na renda da casa sou muinto pobre eisto vai me ajuda muinto ja tenho bastante roupa cabides varão pra pendura roupas vou vende na minha casa no começo obrigado

  2. ja tive um brexo na minha casa mesmo. eu gostaria de um emprestimo para abrir um brechó.alugar um ponto montar o brecho do meu jeito é o meu sonho só nao sei como faser pra pegar um emprestimo eu não tenho dinheiro no banco.

  3. Olá , gostei muito das dicas estou querendo fazer um brechó quero saber até quanto posso cobrá Por uma peça usada sendo justa e ganhar meu lucro,mim chamo Claudilene.

  4. Consignação não se compra o produto Patricia, coloca-se na loja e caso efetue a venda você ganha a comissão, ok?

  5. Eu convidaria as amigas e familiares para me ajudar com o estoque inicial com esse sistema de consignação. Quem não quer ganhar um extra em tempos bicudos? Facil, facil.

  6. Olá Cleuza

    Os documentos necessários para você montar um brechó são os mesmos requeridos para qual outro tipo de negócio.

    Um grande abraço

    Equipe Empreendedores Web

  7. Boa tarde. Interessante a oportunidade do brecho. Porem, aonde se comprariam tais roupas por consignaçao… pqi o pulo do gato naum foi contado…

DEIXE UMA RESPOSTA