Como monetizar um blog
Veja nesta matéria como monetizar um blog. Conheça as diversas alternativas e estratégias para a monetização de blogs e sites de conteúdo com publicidade e também outras ferramentas que nem sempre são devidamente exploradas pelos publishers.

Como monetizar um blog – Conheça as principais opções para monetização de sites

Para qualquer um, saber como monetizar um blog é o conhecimento fundamental para ganhar dinheiro de verdade com este modelo de negócio online.

Muitos empreendedores digitais acreditam que monetizar um blog seja simplesmente criar o blog, desenvolver o conteúdo e depois sair distribuindo anúncios para todos os lados.

O primeiro erro é acreditar que a monetização de blogs ou qualquer outro site de conteúdo se restrinja a publicidade. Este pode ter sido o modelo de negócio até algum tempo atrás. Hoje em dia a coisa é bem diferente.

O segundo erro é acreditar que pelo simples fato de colocar anúncios em um site você os tornará rentáveis. Um anúncio sem contextualização não gera renda alguma, pois não é clicado pela maioria das pessoas, e por isso não gera renda.

Neste artigo você verá como monetizar um blog ou qualquer outro site de conteúdo, de diversas maneiras diferentes.

Como monetizar um blog com publicidade

Vamos começar nossa explicação sobre como monetizar um blog, pelo método clássico da comercialização de espaços publicitários. Para quem quer ganhar dinheiro com um blog, esse é o caminho mais rápido.

Como dissemos anteriormente essa não é a única opção para monetização de sites, mas sem sombra de dúvida, é uma das maiores fontes de receita neste tipo de negócio.

Neste segmento temos duas opções clássicas a serem analisadas:

  • Monetização de blogs com o Google AdSense
  • Monetização de blogs com publicidade própria

Essas são duas estratégias básicas de monetização de sites, mas como em qualquer outra área dos negócios online, tem timing próprio e técnicas igualmente próprias.

Formas de monetizar um blog

Monetização de blogs através do Google AdSense

Nossa primeira dica de como monetizar um blog é através do Google AdSense, o programa de afiliados do Google que paga por cliques no anúncio. Essa é a ferramenta de monetização mais usada por blogs e outros sites de conteúdo.

Para a grande maioria dos sites essa é a maior fonte de receita, mas é bom deixar claro que para ganhar dinheiro de verdade com o AdSense é necessário geral um elevado volume de tráfego para o site.

Para quem está começando essa é a melhor forma de já começar a gerar alguma receita logo no início do negócio. Fazer um bom curso de Google AdSense é recomendável, pois embora pareça simples, existem muitos macetes para ganhar dinheiro de verdade com ele.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com o Google AdSense

Rede de publicidade própria

Quando o seu blog ou site tiver um volume de acessos considerável e for considerado uma autoridade em seu setor, aí está na hora de vender publicidade diretamente, oferecendo espaços publicitários você mesmo.

Para poder ganhar dinheiro com essa modalidade de publicidade você deverá fazer uma boa segmentação de assuntos por categorias para que possa oferecer espaços muito bem segmentados, atraindo assim o interesse dos anunciantes.

Esse é um exemplo de como monetizar um blog através de banners ou então pela venda de links relacionados aos anunciantes ou formulários de contato inseridos em seu blog.

Outras opções de como monetizar um blog

Uma das principais formas de monetização de um blog é através da comercialização de espaços publicitários, mas a publicidade é apenas um dos diversos meios de como monetizar blog e não deve ser o único a ser adotado.

Para que você possa criar uma fonte de renda consistente, a melhor estratégia é contar também com outras fontes de recursos como as que vamos analisar a seguir. Entre essas alternativas teremos:

  • Como monetizar um blog com programas de afiliados
  • Como monetizar um blog através de infoprodutos
  • Como monetizar um blog com o sistema de assinaturas
  • Como monetizar um blog com posts patrocinados

Você verá que a monetização de sites vai muito além da comercialização de espaços publicitários, e muitas dessas opções são inclusive mais rentáveis.

Monetização de blogs

Monetização de blogs através de programas de afiliados

Outra boa opção para quem deseja saber como monetizar um blog é através de programas de afiliados, um modelo de negócio baseado no marketing de desempenho, ou seja, você recebe uma remuneração quando consegue atingir uma determinada conversão.

Na maioria das vezes os programas de afiliados trabalham com a venda de produtos para lojas virtuais, como no caso da plataforma Lomadee. Outra opção bastante comum é a das venda de cursos online e e-books, como na plataforma Hotmart e outras.

A estratégia correta para a monetização de sites com programas de afiliados é trabalhar com produtos e serviços que esteja totalmente contextualizados em relação ao tema ou temas abordados no seu blog.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Programas de Afiliados

Monetização de blogs através da venda de infoprodutos

Outra sugestão de como monetizar um blog é através da venda de infoprodutos, produtos digitais como cursos online, e-books, planilhas e outros, que você pode colocar à venda no seu blog ou site gerando receita para ele.

Essa é uma forma de monetização que requer mais trabalho, já que para desenvolver um infoproduto de qualidade você terá que pesquisar sobre o assunto, formatar o produto e desenvolver uma estratégia de marketing para ele.

A monetização do blog se dará através da venda deste infoproduto, que quando bem contextualizado em relação ao público-alvo do seu blog, pode se tornar a principal fonte de renda dele.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com Infoprodutos

Monetização de blogs através de assinaturas e conteúdos privados

Outra boa alternativa para quem deseja conhecer algumas formas de monetizar um blog é fazer isso através de conteúdos exclusivos, em um modelo de site de assinatura, muito comum no exterior e que vem ganhando espaço também no Brasil.

Para trabalhar com este modelo você precisará produzir um conteúdo extremamente interessante e diferenciado, de forma a motivar seus leitores a pagarem para ter acesso a conteúdos premium.

Essa é uma estratégia para monetização de blogs que só deve ser adotada por sites que já possuam uma autoridade no setor e que apresentem um volume de tráfego elevado, caso contrário, poderá prejudicar mais do que ajudar.

Monetização de blogs através de posts patrocinados

Está é mais uma opção para quem está em busca de saber como monetizar um site, que vem ficando cada vez mais comum, principalmente entre blogs e sites dedicados a um determinado nicho de mercado, que seja considerado uma autoridade em sua área.

Essa é na verdade uma ferramenta de Inbound Marketing que várias empresas vêm recorrendo nos últimos tempos. É uma estratégia de marketing através da apresentação de conteúdos interessantes em outros sites, que não o seu.

A monetização de blogs com posts patrocinados é feita através do pagamento para que estes artigos sejam publicados. Nestes casos, o editor precisa tomar alguns cuidados no que diz respeito a SEO, para evitar o conteúdo duplicado em seu blog.

Agora que você conheceu algumas opções sobre como monetizar um blog, o que acha de implementas algumas dessas soluções em seu projeto ou blog já em pleno funcionamento? Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como monetizar um blog
4.7 (94.55%) 11 votos