Veja nesta matéria como ganhar dinheiro no Mercado Livre, uma opção de negócio que já foi o ponto de partida para muita gente montar um negócio próprio vendendo pela Internet. Confira o passo a passo para quem quer vender no Mercado Livre.
Veja nesta matéria como ganhar dinheiro no Mercado Livre, uma opção de negócio que já foi o ponto de partida para muita gente montar um negócio próprio vendendo pela Internet. Confira o passo a passo para quem quer vender no Mercado Livre.

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Conhecer os caminhos de como ganhar dinheiro no Mercado Livre tem sido o início de muitos negócios promissores no Brasil. Grandes empresas do comércio eletrônico, como a Netshoes tiveram início neste ambiente.

O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil e no ano passado registrou mais de 23 milhões de compradores e 7 milhões de vendedores. Isso faz com que o Marketplace seja considerado um dos maiores e-commerces do país.

Com essas características, é normal que muitos empreendedores queiram saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre, pois as histórias de sucesso se repetem. O Mercado Livre é uma ótima escola para quem deseja começar um negócio na Internet.

Por exemplo, se você estiver pensando em criar uma loja virtual, é recomendável que você faça uma experiência antes no Mercado Livre, pois lá, aprenderá na prática o dia a dia do comércio eletrônico, sem ser necessário investir na criação de uma plataforma.

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre – O passo a passo

Um erro muito comum entre as pessoas que desejam vender pelo Mercado Livre é entrar no negócio sem nenhum planejamento.

Pensando nisso, criamos o passo a passo para ganhar dinheiro no Mercado Livre, sistematizando todo o processo, de forma a organizar a montagem do seu negócio.

Dividimos a sequência em seis passos fundamentais:

  • Planejamento do negócio
  • Identificação de um nicho de mercado
  • Aprendizado da ferramenta
  • Estratégia de marketing
  • Desenvolvimento de reputação
  • Relacionamento com os clientes

vejamos então, o que você deve considerar em cada um desses itens, na hora de planejar sua presença no Mercado Livre.

Planeje seu negócio no Mercado Livre

Se você está realmente interessado em saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre, nossa primeira dica é planejar muito bem o seu negócio. Como em qualquer outro empreendimento, o planejamento é fundamental para o seu sucesso, e no Mercado Livre não é diferente.

Pesquise muito bem o produto que você deseja vender, verifique sua aceitação no mercado, analise a concorrência, suas estratégias e preços praticados pelos outros participantes. Para ganhar dinheiro no Mercado Livre você precisa entender o público e identificar suas carências.

Tente também descobrir uma forma de criar um diferencial em relação aos outros participantes, como faria em qualquer outro negócio. Entrar nesse negócio para oferecer mais do mesmo não vai lhe ajudar muito e muito menos leva-lo muito longe.

Busque um nicho de mercado

Vender o que todo mundo vende, definitivamente não é uma boa estratégia em qualquer tipo de negócio, portanto, se você quer saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre, uma das principais dicas é buscar um nicho de mercado.

Busque atuar em um segmento onde não existam muitos concorrentes. Setores muito disputados tendem a oferecer menores taxas de rentabilidade e não raramente os concorrentes acabam se envolvendo em uma guerra de preços que achata as margens de lucro.

Os produtos mais vendidos no mercado livre são acessórios para veículos, informática, móveis e decoração, celulares e telefones, eletrônicos, áudio, e vídeo, roupas e acessórios, saúde e beleza, esporte e fitness, games, brinquedos e hobbies.

   Leia o artigo As Vantagens do E-commerce de Nicho

Conheça muito bem as ferramentas envolvidas

Outra dica que consideramos fundamental para quem deseja saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre é conhecer muito bem a ferramenta para poder extrair o máximo dos recursos disponíveis, e olha que são muitos.

Em primeiro lugar é importante que você verifique se o produto ou serviço que você deseja vender no Mercado Livre é permitido, porque mesmo sendo possível anunciar uma infinidade de coisas por lá, existe sim limitações, que você pode conferir lendo a página de termos e condições, clicando aqui.

Como vender no Mercado Livre

Como em qualquer outro negócio, para ganhar dinheiro no Mercado Livre, você precisará ter uma postura profissional e conhecer muito bem a sua ferramenta de trabalho. Uma dica é fazer um bom curso sobre a ferramenta, como o Como Vender no Mercado Livre, um dos melhores nesta área. O investimento é pequeno e vale muito a pena.

Crie uma estratégia de marketing no Mercado Livre

É certo que o Mercado Livre é uma das melhores ferramentas de vendas online do Brasil, e por isso mesmo, é também um dos ambientes onde a disputa entre vendedores se faz sentir com maior intensidade. Por isso, ter uma estratégia de marketing muito bem definida, é fundamental.

Suas ofertas serão encontradas em dois casos. O primeiro, é através de buscas dentro da Internet e do próprio Mercado Livre. O segundo é através das suas ações de marketing online. Divulgue suas ofertas na Internet de forma a gerar mais acessos e consequentemente, vendas.

Dois canais funcionam muito bem no Mercado Livre, o e-mail marketing e as redes sociais. Por isso, é importante que você crie um planejamento para divulgar seus produtos, pelo menos nestes dois canais.

Desenvolva uma reputação como vendedor

Um dos segredos para quem quer saber como ganhar dinheiro no Marcado Livre é desenvolver uma boa reputação como vendedor. Isso gera um retorno maravilhoso, pois apesar das medidas de segurança adotadas pelo Mercado Livre, como a implementação do Mercado Pago, ainda existe muita desconfiança.

Algumas pesquisas mostram, que independentemente de preço, os compradores do Mercado Livre baseiam muito sua decisão de compra nas avaliações que encontram associadas ao perfil do vendedor.

A construção de uma boa reputação como vendedor é uma das dicas para ganhar dinheiro no Mercado Livre
Ter uma boa reputação como vendedor é uma das dicas para ganhar dinheiro vendendo pelo Mercado Livre

Por isso, dê uma atenção especial a cada cliente seu, para que eles recomendem os seus produtos e aumentem a sua reputação. Esteja sempre disponível para resolver qualquer problema e auxiliar em qualquer situação.

Relacionamento com clientes

O custo de captação de clientes é um dos fatores de marketing que cresce a cada dia, portanto não faz muito sentido você empreender esforços para trazer um cliente para seu anúncio ou loja no Mercado Livre, para fazer uma única compra. O grande negócio é torna-lo um comprador recorrente, para diluir os custos de captação.

Por isso, um dos grandes segredos que podemos passar para quem está em busca de saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre é o trabalho de fidelização dos clientes. Essa é a melhor estratégia para ter uma clientela constante.

Após a venda, entre em contato com eles para saber sobre a entrega e agradeça a compra. Isso além de fazer parte do manual de bons procedimentos de vendas online, ajuda a construir a sua reputação de bom vendedor.

Desenvolva ações de e-mail marketing e marketing nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, é um ótimo canal para isso e tendo uma boa estratégia de marketing no Facebook, seu retorno será garantido.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no Mercado Livre, é apenas criar o seu projeto e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras dicas sobre negócios no Mercado Livre e outros negócios online, assinando nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 5 votes.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. O Mercado Livre é uma excelente escola do empreendedorismo online, mas tem muitas imperfeições também. Por exemplo, se o comprador clica em comprar, mas depois desiste de realizar o pagamento, a venda conta como não concretizada e isto acaba afetando terrivelmente a reputação do vendedor, como se este fosse o culpado pela não realização da venda.

  2. Mercado Livre é uma boa, eu o considero uma mão na roda por ser uma loja virtual toda pronta apenas esperando o vendedor colocar seus produtos.

    Para quem quer começar neste ramo , “loja virtual” Mercado livre é uma boa ideia.

  3. Realmente o Mercado Livre tem se tornado ótimo em vendas mas hoje em dia é preciso ser único os vendedores estão em uma guerra de preços que acredito eu alguns para vender estão ate sacrificando suas margens de lucros. Isso é péssimo para todos pois desvaloriza e muito o produto.

DEIXE UMA RESPOSTA