Como fazer seu escritório em casa

Como fazer seu escritório em casa

17 16209
Veja como fazer o seu escritório em casa de maneira a criar um ambiente propício ao trabalho produtivo. O trabalho em home office é uma tendência que veio para ficar e você precisa tomar alguns cuidados para torna-lo realmente produtivo.
Veja como fazer o seu escritório em casa de maneira a criar um ambiente propício ao trabalho produtivo. O trabalho em home office é uma tendência que veio para ficar e você precisa tomar alguns cuidados para torna-lo realmente produtivo.
PUBLICIDADE

Como fazer seu escritório em casa – Veja algumas dicas

Um escritório em casa pode ser a resposta para quem procura uma redução de custos. Itens básicos da despesa de um escritório, como aluguel, IPTU, condomínio, secretária, luz, telefone, faxineira e estacionamento, podem ser evitados.

Sem falar no tempo que perdemos no trânsito infernal e nos incontáveis telefonemas para resolver problemas domésticos.

Ainda por cima, temos que lidar com o estresse. Ufa! Mas existe uma solução para todo esse desgaste: trazer sua rotina profissional para dentro de sua casa. “Certamente economizo cerca de R$2 mil por mês, mantendo o escritório no meu apartamento”, calcula a paisagista Fany Galender, de São Paulo, que mantém um home-office a doze anos.

Escritório em casa viralizou

Aqui no Brasil, o home office ou escritório em casa, está cada vez mais fazendo a cabeça de muitos que pensam em ter seu próprio negócio. A ideia de ter seu escritório em casa é uma tendência mundial por causa de seu baixo custo.

Como os preços de imóveis e os alugueis estão em alta, o trânsito caminhando para um caos total, a melhor opção adotada é trazer o trabalho para um cômodo determinado de sua casa ou apartamento. Assim se evita o desperdício de tempo, aumentando a qualidade de vida e o rendimento do trabalho exercido.

Pare de se preocupar com gastos, agilize o andamento da casa e economize tempo. Essas são, sem dúvidas, as melhores vantagens de se montar um escritório em casa. Você cogita essa hipótese? Conheça então, as dez regras básicas para ser bem sucedido num home-office:

Tenha um horário pré-determinado

Ter um horário definido para começar e parar ajuda na concentração. Planeje como se você estivesse mesmo no escritório. A casa não pode invadir o trabalho, assim como a sua profissão não pode te prejudicar mental ou fisicamente.

Seja disciplinado

Confira algumas dicas de como fazer seu escritório em casaEsse é, de longe, o maior desafio. Trabalhar em casa requer muita atenção aos seus próprios hábitos. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou visitar a geladeira a cada meia hora. Lembre-se: a definição de horário é você quem faz.

Faça-a da melhor maneira possível. Se você decidiu trabalhar no sábado de manhã, não descumpra com a promessa. Afinal, só você sabe o seu horário de maior produtividade. A disciplina no home office é uma das chaves para o sucesso nesse modelo de trabalho.

Tenha um espaço definido

Seja um cômodo do apartamento ou um cantinho na sua casa. Aquele lugar, a partir daquele momento, virou seu quartel-general. Não coloque nele o que não diz respeito ao seu trabalho. Desde a escova de cabelo ao prato de comida. Também não deixe o relatório em cima da cômoda do quarto. Se sumir, a culpa é toda sua.

Linha telefônica diferenciada

Ter um celular com dois chips pode ajudar muito. Com essa facilidade você pode diferenciar o que é trabalho do que é pessoal. Se você soube respeitar bem a primeira regra, um outro ponto de apoio é a secretária eletrônica, para atender às chamadas no final de semana ou depois do expediente.

Se ainda assim, você não pode separar os chips, existem empresas que ajudam a diferenciar seus contatos. Em São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.

Alie-se a tecnologia

Hoje em dia, é cada vez mais comum o uso da Internet e do telefone simultaneamente. Verifique se na sua cidade já existam linhas do tipo ADSL – sigla em inglês para linha digital assimétrica – ou RDSI, Rede Digital de Serviços Integrados. Pois dessa forma, você garante o atendimento a um cliente que ligue para verificar se você recebeu o e-mail, ou situações parecidas, sem nenhum obstáculo.

Uma outra opção é utilizar os serviços de TVs a cabo, plugando o micro na rede. Nesse caso, proteja-se. O computador fica mais vulnerável ao ataque de piratas.

Tenha um bom computador

Seu computador tem que suportar o tipo de trabalho que você exerce em seu home office. Se você já possui um, entenda que ele também será seu companheiro em casa e por isso merece todo cuidado do mundo.

Se você vai investir em um novo computador de mesa ou notebook, evite a moda. Converse com um especialista explicando para o que você vá precisar, para que você adquira um micro que o atenda melhor.

Infra-estrutura também é importante

Pense bem na hora de adquirir acessórios e se equipe bem. Um fax no micro, por exemplo, é ótimo para receber documentos, porém não atende quem precisa enviá-los.

Esqueça a informalidade

Se você pensou em trabalhar de pijamas, improvisar qualquer mesa, cadeira e arquivos, esqueça o escritório em casa. Respeite seu ambiente de trabalho. Equipe-o pensando principalmente na sua saúde. Móveis confortáveis, inclusive a altura adequada deles deve ser levado em consideração.

Prepare sua família

Expliques-os como é preciso tratar seus clientes, e principalmente como anotar os recados. Reserve um bloco de papel e caneta fixos para isso. Se você mora em prédio, é bom avisar aos porteiros e zeladores como proceder se for receber algum material na portaria.

Explique sua rotina para sua família

É claro que você não vai se ausentar para qualquer eventualidade, porém pais ou crianças tem que ter a real noção do seu tempo de trabalho. Para as crianças, contar com as escolinhas é uma boa opção. Você estará em casa, mas não é por isso que sua rotina deve mudar.

Agora quero saber de você! Possui alguma regra especial que queira compartilhar com quem deseja montar um escritório em casa?

Como fazer seu escritório em casa
1 voto, 5.00 média - Avaliação de 97%

ARTIGOS RELACIONADOS

Veja algumas dicas práticas sobre como manter a disciplina no home office.

0 1172
Conheça as vantagens do home office e como ele pode trazer mais qualidade de vida para você.

1 4608

17 COMENTÁRIOS

  1. Eu fico muito desconfiado quando ligo para uma “empresa” e escuto crianças gritando e cachorro latindo ao fundo da ligação, da impressão de amadorismo, acho que o trabalho Home Office deve ter local exclusivo, isolado e muito bem resolvido principalmente com família.
    .
    Abraços.
    Felipe Meier
    Sistab No Breaks

  2. Para quem está iniciando é uma boa, mas para quem quer expandir os negócios o melhor mesmo é um escritório comercial, assim é possível contratar profissionais e receber os clientes.

    Parabéns pelo artigo!

  3. oi ana carla meu nome ilson gostaria de saber sober sua esperiença sober sua franquia ja tenho uma empressa a nove anos de brindes. e fartamentos mais penson em acresenta outros produtos tenho 25 anos de venda mais nuca online aguador resposta obrigado.

  4. Trabalho em casa há 5 meses, tem sido um desafio muito agradável, apesar da super disciplina que precisamos é extremamente compensador, sem contar a redução de custos nas despesas fixas!! Ótimas dicas!!

  5. Vivendo e prendendo! Ótimo artigo!

    Trabalho com webdesign. Quero ter registro de autônomo, mas a minha residência não tem direito a alvará. Existe outra alternativa?

    Parabéns pelo post!

  6. Muito interessante o artigo. Só gostaria de acrescentar uma variante do “Explique sua rotina para seus filhos”, pois o mesmo deve ser feito com seus pais! haha

    No meu caso, tenho 18 anos, e as vezes estou concentrado no meu trabalho (programação), e do nada chega alguém falando alguma coisa sem importância…

  7. Para quem quer montar um home-office, mas tem pouco espaço em casa, alguma sugestão. Hoje o que era o meu escritório, passou a ser o quarto do meu filho e está muito entulhado de mobilia e decoração infantil, meu quarto tb é pequeno. Alguem pode dar alguma sugestão. Estou em dividir a sala. Alguem já passou por esse problema? Abraços!

  8. Gostei muito da ideia de montar um escritorio em casa,mas estou com dificudade em conseguir registrar a minha empresa,pois onde moro,nao possuo documento de,posse e isso esta me prejudicando.estou perdendo muitos servicos devido a ausencia de notas fiscais. Obrigado.

  9. Reconhecer os erros é um bom começo?
    Ok! Senti-me mais aliviado, erro em todos esses itens.
    Mas, nada como um dia após o outro, e ver como os comentários alheiros podem nos inspirar para acertar.
    Valeu a matéria, rápida, direta e provocativa.
    Bons negócios para todos.
    Acabou meu recreio.

  10. O Escritório Doméstico pode ser combinado com um Escritório Virtual, tornando muito mais fácil e profissional lidar com algumas das dificuldades citadas (por exemplo, itens 4, 7 e 9), ou mesmo reduzir os custos com infraestrutura.

  11. gostei
    de saber que skype e a 3 no mundo e gnial
    a corer atras para crecer mas
    e ser o 1

  12. Gostei das dicas e concordo que sem disciplina não é possível ter um home office.

    Separar o escritório de toda a casa também é fundamental

    Um abraço e obrigado pela matéria

  13. Perfeita as dicas das 10 faço 9 e eu trabalho em casa a 8 anos :)

    Abraços

    JESUS TE AMA

  14. É, trabalhar em casa é mesmo um GRANDE desafio e requer MUITA disciplina. Por isso hoje em dia existe o coworking! Quem não conseguir superar estas super dicas para o home office, sinta-se convidado a se juntar com a gente no espaço de coworking! :)

Deixe uma Resposta