Você sabe como escolher uma plataforma de e-commerce? Neste artigo mostramos as diversas opções existentes no mercado e o que você precisa saber na hora de selecionar qual sistema de comércio eletrônico usará em sua loja virtual
Você sabe como escolher uma plataforma de e-commerce? Neste artigo mostramos as diversas opções existentes no mercado e o que você precisa saber na hora de selecionar qual sistema de comércio eletrônico usará em sua loja virtual

Veja como escolher uma plataforma de e-commerce

Para quem está começando, saber como escolher uma plataforma de e-commerce pode ser difícil. Para facilitar essa etapa da criação de uma loja virtual, vamos discutir o conceito e os modelos existentes no mercado brasileiro.

O que é conhecido tecnicamente como plataforma de e-commerce é o sistema sobre o qual é construída uma loja virtual, tanto a parte que fica visível para os visitantes do site, conhecido como front end, quanto a parte administrativa da loja virtual.

Uma das maiores dificuldades dos empresários que desejam iniciar no comércio eletrônico é decidir qual plataforma de e-commerce escolher, principalmente em função da grande variedade de preços e modelos de negócio.

Todo empresário que está pensando em montar um e-commerce deve dedicar muita atenção a essa etapa do negócio, pois ele é vital para o sucesso da empreitada.

Atualmente podemos citar basicamente quatro principais modelos de negócio: aluguel da licença de uso, venda da licença de uso, venda do código-fonte e código aberto.

Aluguel da licença de uso

Como escolher o sistema de e-commerce ideal para sua loja virtual
Como escolher o sistema de e-commerce para sua loja virtual

O modelo de aluguel da licença de uso é o mais comum e também o que requer menos investimento inicial, e por isso mesmo o preferido por grande parte dos novos empreendedores.

Neste modelo, o fornecedor da plataforma de e-commerce desenvolve um sistema padrão e comercializam a licença de uso. São conhecidas como lojas virtuais alugadas.

Neste caso você paga uma taxa de instalação, também conhecida como taxa de setup, e uma mensalidade que, normalmente, está vinculada ao tráfego recebido pela loja virtual ou, em alguns casos, um percentual sobre as vendas. É a opção ideal para quem deseja montar uma pequena loja virtual.

Venda da licença de uso

O modelo de venda da licença de uso, é similar ao modelo de aluguel, mas sem uma mensalidade. É um tipo de plataforma que vem se tornando cada vez mais rara, mas ainda existem alguns fornecedores que trabalham com esta modalidade.

Nos dois primeiros modelos apresentados, o código-fonte é de propriedade da empresa que desenvolveu, portanto, qualquer ajuste ou evolução que o lojista queira realizar deverá fazer com essa mesma empresa, o que cria uma dependência desse fornecedor.

Venda do código fonte da loja

No modelo de venda do código-fonte, o investimento inicial realizado será para aquisição da posse dos códigos-fonte da desenvolvedora proprietária, que dará o direito de evoluir ou realizar ajustes na plataforma por qualquer empresa ou profissional capacitado na tecnologia desenvolvida.

Esta é uma opção que dá mais liberdade ao empresário, mas em compensação o deixa responsável por toda a parte de manutenção técnica do sistema e sua evolução.

Plataformas open source

Como escolher um sistema de e-commercePor fim, existem plataformas de código aberto, também conhecidas como plataformas open source, que estão disponíveis na internet a custo zero e dão direito a posse dos códigos-fonte.

Cuidado com a armadilha de achar que você pode montar uma loja sem gastar nada. Isso simplesmente não existe.

Nesse modelo será necessário contratar uma empresa especializada na plataforma de código aberto escolhida, como por exemplo, a Magento, para realizar as customizações necessárias ao seu negócio e implantá-la.

Qual modelo escolher?

Para todos os modelos existe uma grande variação no investimento inicial e mensal, que muitas vezes está diretamente relacionada à qualidade dos serviços da empresa desenvolvedora e ao nível de customização permitido na plataforma.

O importante é sempre avaliar como seus concorrentes estão se posicionando, qual tende a ser o melhor modelo para o produto que será vendido e o público-alvo e qual o orçamento disponível.

Uma dica é de não investir mais de 30% do total da verba disponível para todo o projeto de e-commerce na plataforma. Mas, não se esqueça que independentemente do modelo escolhido, deve ser feita uma avaliação das desenvolvedoras que o oferecem e nunca deixar de planejar toda a operação, levando em consideração os outros pilares: logística, atendimento, marketing e produto.

Agora que você já tem uma ideia de como escolher uma plataforma de e-commerce, convidamos para que leia alguns outros artigos sobre o assunto na nossa seção de artigos sobre e-commerce. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos abordados em nosso site assinando nosso Boletim Informativo.

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3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito deste artigo sobre como escolher uma plataforma de e-commerce. Muito bom.

  2. Eu cada dia eu aprendo mais com vcs.Espero um dia poder fazer parte desse lindo trabalho q tanto gosto. .

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