Saiba como escolher um curso de coaching

Na hora de escolher um curso de coaching vem sempre aquela dúvida: Será que este curso é bom?Qual o retorno que terei do meu investimento?

Atualmente existem dezenas de ofertas de cursos de coaching no mercado e como não há um roteiro de referências em termos de conteúdo, fica difícil escolher.

Por isso, a equipe do Empreendedores Web criou um pequeno roteiro para ajudar o aspirante a coach nessa hora.

A difícil tarefa de escolher um curso de coaching pode ser bem simplificada quando se tem uma indicação de um conhecido tenha feito o curso de coach.

O problema é que nem sempre a gente tem essa indicação. Uma boa saída, é pesquisar referências nas redes sociais como LinkedIn, Facebook ou Twitter. Faça uma enquete online e terá uma visão ampla e independente do curso.

Pontos a observar na hora de escolher um curso de coaching

Se mesmo com as indicações você ainda tem dúvidas para escolher um curso de coaching, existem alguns itens que devem ser observados na escolha do curso de coaching profissional.

Como escolher um curso de coaching
Algumas dicas sobre como escolher um curso de coaching

A atividade de coaching não é reconhecida oficialmente como profissão em nenhum lugar do mundo.

Por isso, não há nenhum órgão nacional ou internacional com poderes oficiais para nomear alguém como Coach, seja através de algum certificado ou outro meio de nomeação, mas a afiliação a associações internacionais de coaching é um bom indicativo da qualidade do curso de coaching.

É importante verificar se a instituição é credenciada pelo ICF – International Coach Federation, que é neste momento a única organização de âmbito internacional sem fins lucrativos, que tem como objetivo credenciar e promover a qualidade do coaching. É a única com reconhecimento internacional e com mais de 10 mil associados. Na hora de decidir qual é o melhor curso de coaching para você esta é uma boa indicação.

Uma outra providência na hora de escolher um cursos de coaching é verificar se os instrutores têm Formação Credenciada em Coaching, pois nenhuma outra formação qualifica o profissional para atuar na área. A certificação coaching é importante nessa hora.

Como escolher um curso de coaching. Veja algumas dicas para escolher o melhor curso de coaching para você.

Avalie o professor na hora de escolher um curso de coaching

Uma outra forma de evitar decepções é fazer uma avaliação do professor de coaching que estará ministrando o curso.Procure saber que é o instrutor do treinamento em coaching e verifique:

  • O instrutor tem, realmente, experiência ampla na área de coaching de vida e coaching executivo?
  • O instrutor do curso de fato é coach ou só ensina outras pessoas a serem coachs?
  • O instrutor domina a teoria e a prática? Faz atendimentos de coaching, tanto no nível pessoal quanto no corporativo?
  • O facilitados do curso de formação em coaching tem clientes e pratica coaching na vida real?

Pesquise bastante antes de escolher um curso porque nós sabemos muito bem quanto custa um curso de coaching, e não é barato. O investimento não é nada pequeno e por isso é necessário fazer esse tipo de verificação, diante das opções que aparecem quando você começa a pesquisar uma escola de coaching.

Com essas dicas sobre como escolher um curso de coaching você pode começar sua pesquisa e não se decepcionar com o treinamento escolhido. Mantenha-se informado sobre este e outros assuntos da área de coaching, assinando a nossa Newsletter.

Como escolher um curso de coaching
5 (100%) 36 votos

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo com as excelentes explanações acima, estou em dúvida sobre qual escolher. Seria anti ético perguntar se os senhores podem sugerir a melhor opção, atualmente, no Brasil?

    • Olá Sandro

      Infelizmente não temos como auxiliá-lo nesta questão. A escolha de um curso de Coaching deve ser orientada pela sua própria análise. É um assunto bastante sensível.

  2. Olá, há um equívoco no texto. Há uma afirmação expressa de que a ICF é a única associação internacional, sem fins lucrativos, com mais de 10.000 associados. Porém, isso não é a realidade desde 2002. A IAC, que foi criada por Thomas Leonard (o mesmo criador da ICF), em 2002, possui hoje, mais de 25.000 associados ao redor do mundo, sendo que atualmente, as duas são as únicas realmente representativas. Naturalmente, vale destacar que ela também é sem fins lucrativos. Dessa forma, seria legal incluir as duas no texto.
    Da mesma forma, recomendar que procure cursos reconhecidos pela ICF é bem complicado. Simplesmente, nenhuma das sete maiores escolas de formação de coaches do Brasil consta da lista de reconhecidas pela ICF (aparentemente por não terem interesse no reconhecimento), ainda que muitos de seus ex-alunos constem como coaches reconhecidos (o que comprova a qualidade dos cursos). A IAC não reconhece cursos, apenas pessoas. Talvez o ideal seja recomendar que verifique se o(s) instrutor(es) é(são) credenciados e não as escolas.

  3. É preciso ter muito cuidado na hora de escolher um curso de coaching, porque tem muita picaretagem por aí. Verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro vendendo ilusões.

    • Olá Magda

      É preciso sim ter muito cuidado na hora de escolher um curso de coaching, pois infelizmente existem muitas armadilhas no mercado. Por outro lado, podemos dizer também que existem diversos cursos de coaching no Brasil, que não devem nada aos melhores treinamentos nesta área no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here