Veja nesta matéria como encontrar uma boa ideia de negócio, um processo que não é instintivo, mas que exige um certo método para que você esteja capacitado para identificar boas oportunidades de negócios.
Veja nesta matéria como encontrar uma boa ideia de negócio, um processo que não é instintivo, mas que exige um certo método para que você esteja capacitado para identificar boas oportunidades de negócios.

Como encontrar uma boa ideia de negócio – Veja algumas dicas aqui!

Quem nunca se perguntou sobre como encontrar uma boa ideia de negócio? A maioria dos empreendedores está sempre em busca dela, aquela inspiração que pode mudar o rumo dos seus negócios e até mesmo da sua vida.

O problema é que as boas ideias de negócio não andam por aí, de bobeira em qualquer esquina. Elas possuem a terrível capacidade de ficarem se escondendo pelos labirintos do empreendedorismo, e parecem escolher para quem elas desejam aparecer.

A pergunta é: Por que você não é um desses escolhidos. Talvez porque você não saiba como procurar, o que acha? Então, como resolver esse problema? A solução é simples. Racionalize essa busca.

Não se trata de descobrir como encontrar uma boa ideia de negócio, mas sim de qual o método, não só para encontrar as boas ideias de negócios, mas também, de testá-las e se certificar que são mesmo um bom caminho para se iniciar ou expandir um negócio.

Nesse artigo vamos falar exatamente sobre isso. Quais são os caminhos e métodos para poder identificar boas ideias de negócios e como validá-las. Acredite, a coisa é bem mais simples do que você imagina.

Procure por um mercado com demanda não atendida

O ponto inicial para qualquer negócio de sucesso é, na maioria das veze, aquele que possui uma demanda que não este sendo satisfeita da forma adequada. Portanto, se você está querendo saber como encontrar uma boa ideia de negócio, esse é indiscutivelmente um dos caminhos.

Para encontrar uma boa oportunidade de negócio, é preciso identificar o que as pessoas estão precisando e procurando, e simplesmente não acham, ou quando acham, não é o produto ou serviço que as satisfaça totalmente.

Discuta a sua ideia com outras pessoas

Alguns empreendedores acreditam que precisam guardar suas ideias para si, muitos, com medo que a mesma seja copiada por alguém. O caminho é justamente o contrário. Você deve procurar conversas com as pessoas certas e ouvir suas opiniões.

Como identificar uma boa ideia de negócioEssa discussão, além de validar a sua ideia de negócio, poderá gerar sugestões de aperfeiçoamento da ideia.

É claro que você precisará escolher muito bem com quem discutirá a ideia. Certamente, um concorrente em potencial não é a pessoa mais indicada.

Converse com outras pessoas sobre sua ideia, para ver o que elas acham, especialmente as pessoas que você confia e nas quais reconhece um com critério de avaliação. Nesta fase, o que você realmente quer é um feedback honesto e não apoio incondicional apenas para agradar.

Ouvidas as opiniões, como foi que a sua ideia se saiu? As pessoas gostaram, acham que tem chances de dar certo, ou você é o único ser na face do planeta que acha ela boa? Se esse for o caso, talvez seja melhor reavaliar.

Pesquise ideias lá fora

Uma das opções para quem deseja saber como encontrar uma boa ideia de negócios é dar uma olhada em o que acontece no exterior. Muitas empresas de sucesso atualmente no Brasil, foram inspiradas em ideias coletadas no exterior, como a Nutty Bavarian, por exemplo.

A ideia não é simplesmente copiar o modelo lá de fora e reproduzi-lo aqui, inclusive, porque isso teria implicações legais, mas sim, a partir do conceito, agregar valor ao produto e serviço e adaptá-lo às condições brasileiras.

Quando você agrega valor ao produto e elimina itens que podem ser considerados desnecessários, você cria um verdadeiro Oceano Azul para a sua ideia, criando até mesmo uma nova demanda, e um mercado completamente inexplorado.

É preciso gostar, mas isso não é tudo

Um dos caminhos que muitos empreendedores seguem na hora de descobrir como encontrar uma boa ideia de negócio, é fazer o que gosta, ou o que acredita que tenha mais afinidade. Esse realmente é um bom caminho, mas você precisa ponderar algumas questões.

É claro que quem trabalho no que gosta, tem muito mais chances de sucesso do que quem visa única e exclusivamente o retorno financeiro, mas a questão da viabilidade do negócio é fundamental.

Será que o negócio é viável e escalável?

Além de uma boa proposta e ser algo do que você realmente gosta, a busca por uma boa ideia de negócio precisa ser acompanhada de um estudo de viabilidade econômica e escalabilidade, caso contrário, o projeto todo vai por água abaixo.

Na hora de elaborar o seu plano de negócio, é preciso analisar a viabilidade econômica da proposta, seus custos, investimento em equipamentos, locação do espaço comercial, se for o caso, treinamento e capacitação de pessoal e, uma projeção da receita esperada e fluxo de caixa.

A questão da escalabilidade também deve ser analisada. Existe espaço para crescimento do negócio? Onde no cronograma do projeto se dá o ponto de equilíbrio do negócio? Quais são os limites financeiros e operacionais para cada etapa do projeto? Quais as condições que irão determinar o ponto para dar um salto em termos de escala?

Não se trata apenas de descobrir como encontrar uma boa ideia de negócio. Se trata também de garantir a sobrevivência e futura expansão dele, pois se manter pequeno é quase que um chamado para a concorrência que pode botar você para fora do mercado.

Administre o seu timming

Uma outra coisa que quem busca saber como encontrar uma boa ideia de negócio precisa ficar atento, é a questão do timming, ou seja, o intervalo entre identificar a oportunidade e colocá-la em prática, um fator cada vez mais crítico nos dias de hoje.

Depois de validade e examinados os fatores técnicos, mercadológicos e financeiros envolvidos, ficar muito tempo pensando no assunto, postergando a decisão, pode ser o espaço necessário para outra pessoa ter a mesma ideia e colocá-la em prática. Por isso, decida rápido.

Salvar

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do artigo sobre como encontrar uma boa ideia de negócio, obrigado.

  2. Muito bom seu artigo um conteúdo de valor, que mostra para quem quer uma ideia de negócio, que não é simplesmente porque está dando certo para alguém pode dar certo para todos. O fato de não dar certo para muitos é porque segue uma pista talvez certa, porem não faz o planejamento. Gostei muito de seu artigo prometo segui-lo, pois precisamos muito de realidade como esta.

  3. Parabéns, mais uma vez um conteúdo de qualidade, por isso acompanho seu blog a mais de 2 anos e tento aprender todos os dias com seus ensinamentos e dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA