Como divulgar um negócio no Facebook

A quantidade de empreendedores que buscam se informar sobre como divulgar um negócio no Facebook é crescente no Brasil, na medida que essa rede ganha cada vez mais importância no cenário das mídias sociais e no próprio marketing digital.

Outro fator que vem aumentando o interesse pelo marketing no Facebook é o fato que pequenos e médios empresário estão percebendo que é possível divulgar suas empresas a um custo relativamente baixo no Facebook.

O grande problema nesse caminho é que muitas empresas acreditam que o gerenciamento de uma página profissional no Facebook se dá da mesma forma que o gerenciamento de um perfil pessoal. Como são coisas completamente diferentes, o resultado acaba sendo decepcionante.

Se você entra em um projeto para a divulgação de uma marca no Facebook, o primeiro passo é estar consciente de que página é uma coisa e um perfil pessoal, descolado e informal, é outra coisa completamente diferente.

A temática das postagens é diferente, a linguagem e interações são completamente diferentes. Uma coisa é estar em um ambiente para fazer amigos, e outra completamente diferente é estar neste ambiente para fazer negócios.

Para que você possa se orientar em relação a como divulgar um negócio no Facebook, de forma correta e de maneira a gerar resultados efetivos em termos de realização de negócios, listamos algumas dicas que vão lhe ajudar.

Principais dicas sobre como divulgar um negócio no Facebook

Abaixo listamos algumas das principais questões que envolvem a divulgação de empresas no Facebook. Você verá que, como ensinamos em nosso curso de Facebook Marketing, os resultados nesse canal acontecem na medida em que planejamos nossa presença.

Podemos dividir o processo de divulgação de empresas no Facebook em seis etapas distintas:

  • Conhecimento do conceito por trás do Facebook Marketing
  • Planejamento estratégico das diversas ações de marketing
  • Determinação do público que você deseja alcançar no Facebook
  • Desenvolvimento de conteúdo para as suas ações
  • Construção de uma base de fãs de qualidade
  • Avaliação do retorno obtido em ações de divulgação no Facebook
  • Conheça a conceito por trás do Facebook Marketing

Se você pretende saber como divulgar um negócio no Facebook, o primeiro passo é conhecer o que está por trás de uma estratégia de Facebook Marketing, não concorda? Pois então vejamos.

O marketing no Facebook se enquadra na categoria do marketing de display, ou seja, é importante estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas para ter sucesso com esse tipo de divulgação.

Mais ainda, você precisa não incomodar o ambiente onde o seu público está. O marketing de display exige contextualização da mensagem é isso é um dos itens mais importantes do marketing no Facebook.

Planejamento é fundamental para as ações de marketing no Facebook

O planejamento das suas ações é um passo fundamental para o sucesso na divulgação de uma empresa no Facebook, pois além de produzir campanhas de maior retorno, também ajuda a economizar muito dinheiro.

Você vai precisar desenhar cada etapa da sua presença no Facebook. Desde a criação e configuração da página à criação e interação com a sua base de fãs deverá ser detalhado para que se possa conseguir uma integração entre as diversas ações.

Concordo plenamente que a etapa operacional de um projeto é muito mais excitante do que a de planejamento. O problema é que sem planejamento, em alguns casos, não se chega nem ao menos à etapa operacional.

Por isso, invista o tempo que for necessário na pesquisa e planejamento da sua página de fãs no Facebook, pois o resultado virá em termos de uma maior eficiência das campanhas e redução de custos com as mídias pagas.

Determinação do seu público-alvo

O segundo passo é conhecer detalhadamente o público que você deseja atingir no Facebook, para poder extrair o máximo dos recursos envolvidos. Saber como divulgar um negócio no Facebook é conhecer de muito perto quem você deseja alcançar.

Se você vai para o Facebook, trabalhar esse ambiente como se fosse mídia de massa, esqueça, este não é o caso. Um dos macetes para o sucesso no Facebook é saber como direcionar o seu conteúdo e anúncios para atingir justamente o público que você quer impactar.

Através da criação de uma Persona de Marketing, um desenho do seu público-alvo, você poderá criar ações e campanhas que serão mais assertivas e trarão taxas de conversão maiores, maximizando assim o investimento neste canal.

Conteúdo é um dos grandes segredos do Facebook

Um ponto que eu sempre deixo claro para quem me pergunta sobre como divulgar um negócio no Facebook é que o conteúdo é fundamental. De nada adianta você criar uma página muito bem configurada e estruturada, se o conteúdo é fraco.

Como disse anteriormente, o marketing no Facebook é uma estratégia de relacionamento, e para que esse relacionamento aconteça, é preciso criar laços de afinidade e envolvimento. É aí que a questão do conteúdo se faz mais presente.

Crie um conteúdo que agregue algo ao dia a dia do seu público, algo que seja realmente útil e que faça o público lembrar que foi você que deu a dica. Desenvolva um conteúdo que crie um relacionamento real entre a marca e o público o qual ela pretende atingir.

A base de fãs precisa ter qualidade e não somente quantidade

Entre os diversos conjuntos de métricas em mídias sociais, existe um que eu pessoalmente odeio. São as Métricas da Vaidade. Além de não acrescentarem muita coisa aos negócios acabam enganando muita gente que acha que entende de redes sociais.

As Métricas da Vaidade são aquelas que para o leigo, parecem muita coisa, mas do ponto de vista empresarial não significam coisa alguma. O número de fãs de uma determinada página no Facebook impressiona, mas será que essa legião de fãs rende algum lucro?

O que importa mesmo em uma estratégia de marketing nas mídias sociais é o resultado que as ações realizadas nestes canais trazem de resultado. Como o resultado geralmente se dá em função do alcance e do engajamento, quantidade não é qualidade.

Quer saber como conseguir mais fãs para sua página? Simples, faça um bom investimento em anúncios no Facebook, os Facebook Ads, é o problema estará resolvido rapidamente. O problema é: Será que este público irá trazer algum retorno para o negócio?

Por isso, se você quer saber como divulgar um negócio no Facebook, sem desperdiçar dinheiro e esforços em ações que não vão lhe render nada, construa sua base de fãs com foco na qualidade destes contatos e não apenas na quantidade.

Acompanhamento do retorno do investimento

Achar que pelo simples fato de ter criado uma página no Facebook as suas vendas irão disparar de uma hora para outra, é pura ilusão. O marketing de relacionamento exige um tempo de maturação em termos de resultados.

Se você quer saber como divulgar uma empresa no Facebook e quer ver estes resultados rapidamente, devo avisar que a coisa não acontece nesse ritmo. Em uma avaliação realista e conservadora, podemos falar de três meses até que os números comecem a gritar.

Entre a criação da base de fãs, campanhas de divulgação da página e criação de relevância no Facebook através de um EdgeRank maior, um fator que aumenta o seu potencial de divulgação da marca no Facebook, existe um período para que todas essas ações acabem se refletindo em mais vendas e geração de contatos.

Crie um bom sistema de monitoramento de resultados, seja através da central de anúncios do Facebook ou no Google Analytics do seu site, e você verá que os resultados começarão a surgir.

É claro que em um único artigo, por mais que ele possua indicações para outros que igualmente discutem questões sobre a divulgação de empresas no Facebook não conseguimos esgotar o assunto, mas esperamos ter dado um caminho a ser seguido.

Conhecendo os principais pontos sobre como divulgar um negócio no Facebook, o seu trabalho ficará bem mais fácil e os resultados serão bem melhores. Mantenha-se em dia sobre estratégias de marketing no Facebook, assinando o nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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