Veja neste artigo como criar um site de vendas pela Internet, uma opção de negócios que vem atraindo cada vez mais a atenção de pequenos e médios empreendedores e também de pessoas que desejam ganhar uma renda extra na Internet.
Veja neste artigo como criar um site de vendas pela Internet, uma opção de negócios que vem atraindo cada vez mais a atenção de pequenos e médios empreendedores e também de pessoas que desejam ganhar uma renda extra na Internet.

Como criar um site de vendas – Conheça o passo a passo

Se você está querendo saber como criar um site de vendas na Internet chegou ao destino certo, pois neste artigo vamos explicar o passo a passo para quem deseja vender pela Internet.

O mercado brasileiro evoluiu e hoje em dia as vendas pela Internet já fazem parte do dia a dia tanto de consumidores quanto de pequenas, médias e grandes empresas.

Este é um mercado gigantesco. Só no primeiro semestre de 2016, segundo relatório da consultoria e-Bit, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 19,6 bilhões, um feito, principalmente em um ano de crise econômica como o que passamos.

A melhor noticio de todas é que é possível criar um site de vendas para qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno ou grande. Melhor ainda, em muitos casos não é necessário fazer um grande investimento para isso.

Neste artigo vou apresentar a você diversas opções disponíveis no mercado e até mesmo dar algumas boas ideias para quem deseja ganhar dinheiro vendendo pela Internet.

Portanto, se você quer realmente saber como criar um site de vendas, basta dar prosseguimento a leitura desse artigo e descobrir qual será a melhor opção para o seu caso.

O passo a passo de como montar um site de vendas

Para vender pela Internet, antes de tudo você precisará de um site hospedado em domínio próprio. Nada de hospedagem gratuita, pois esse tipo de site não traz confiabilidade.

Uma dica nessa etapa é registrar você mesmo o domínio para evitar que terceiros se apoderem dele, mantendo você como um refém da empresa de hospedagem ou desenvolvedor.

  Leia o artigo Como registrar um domínio na Internet

Feito isso é chegada a hora de criar o site em si, mas antes disso você vai precisar definir o que irá vender na Internet.

Que tipo de site de vendas montar

Antes falarmos sobre como criar um site de vendas pela Internet, você precisará definir exatamente o que você pretende vender, para definir até que tipo de ferramenta você irá usar, para não investir nem de mais nem de menos.

Se o seu site de vendas pela Internet tiver apenas uns poucos produtos a serem comercializados, você poderá usar a plataforma WordPress, a melhor plataforma do mundo para criação de sites, blogs e até mesmo lojas virtuais. Podemos dizer que é o verdadeiro Canivete Suiço dos negócios online.

Com ele você poderá trabalhar com um plugin de e-commerce para WordPress como o WooCommerce, por exemplo. A instalação é fácil e a configuração também. Com ele você poderá vender absolutamente tudo online.

Um dos motivos para eu indicar essa solução para quem busca saber como criar um site de vendas na Internet é que ela é escalável, ou seja, se o seu negócio crescer muito, você poderá criar no próprio WordPress uma loja virtual.

Como montar um site de vendas pela Internet

A opção da loja virtual

Se o seu modelo de negócio é mais parecido como uma loja virtual propriamente dita, temos então diversas outras opções. Como dito anteriormente é possível montar uma loja virtual completa com o WordPress, bastando para isso adquirir uma template de e-commerce para WordPress e ter o WooCommerce instalado.

  Leia o artigo Como Montar Uma Loja Virtual Com o WordPress

Se você não for muito afeito a lidar com sistemas, como é o caso da maioria das pessoas, uma outra opção para montar uma loja virtual é alugar ou comprar uma plataforma de e-commerce já pronta.

Nesse caso você terá duas opções, ou aluga uma loja virtual, pagando uma mensalidade para o desenvolvedor, ou então manda fazer um sistema exclusivo para você. Essa última opção é muito cara, portanto vamos ver as plataformas de e-commerce alugadas.

Em sites especializados, como o Guia de E-commerce você encontra uma série de fornecedores de plataformas de comércio eletrônico, que oferecem soluções que em alguns casos giram em torno de R$ 100 e funcionam muito bem.

O importante neste caso é analisar detalhadamente às funcionalidades oferecidas por cada solução, para contratar a plataforma de e-commerce que mais se adequa ao seu caso.

Sugerimos que você leia também os artigos Como ganhar dinheiro com uma loja virtual e também Como escolher uma plataforma de e-commerce.

Agora que você já sabe como criar um site de vendas, vamos a uma das partes mais sensíveis do negócio: Como receber seus pagamentos.

Como receber seus pagamentos online

O que já foi um dos principais desafios para quem queria montar um site de vendas online, hoje em dia é uma das tarefas mais simples. Existem atualmente diversas opções para a integração de meios de pagamento em um site.

A mais fácil é a utilização de gateways de pagamento, serviços que intermediam o processamento de pagamentos online. Entre os mais conhecidos estão o PagSeguro e PayPal.

A integração com o seu site é muito fácil, podendo ser feita, no caso do WordPress, simplesmente instalando-se um plugin. Dessa forma, você não precisará de programadores ou outros serviços técnicos para implementar esse recurso no site.

Com esses gateways de pagamento você poderá emitir boletos, aceitas todas as bandeiras de cartões de crédito e pagamento através de transferência eletrônica. Nada mal não acha?

É claro que você também pode partir para a integração direta com as administradoras de cartões de crédito e bancos, mas isso é bem mais trabalhoso e exigirá profundos conhecimentos de programação.

Se você queria saber como criar um site de vendas, as principais dicas estão aí. Não tem mistério algum. Leia os artigos indicados pelos links e aprofunde-se no assunto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom!! As lojas virtuais são sem dúvida uma ótima opção para ganhar dinheiro online.. Abraços !

DEIXE UMA RESPOSTA