Veja neste artigo como contratar uma assessoria de imprensa online para a divulgação da sua empresa. O que levar em consideração na hora de escolher uma agência de assessoria de imprensa na Internet.
Veja neste artigo como contratar uma assessoria de imprensa online para a divulgação da sua empresa. O que levar em consideração na hora de escolher uma agência de assessoria de imprensa na Internet.

Como contratar uma assessoria de imprensa na Internet para divulgar o seu negócio

Nos dias de hoje, saber como contratar uma assessoria de imprensa na Internet é fundamental para se ter um bom resultado com a divulgação da sua marca através desse canal.

Alguns empreendedores se enganam quando acham que o processo de avaliação de uma assessoria de imprensa online seja o mesmo da contratação desse serviço para a mídia convencional e acabam se decepcionando.

Embora o conceito seja o mesmo, o meio é diferente, e muitas agências não estão preparadas para atuar no ambiente online. Por isso, saber como contratar uma assessoria de imprensa na Internet é tão importante quando o assunto se refere a resultados efetivos.

O grande problema é que muitas agências, por desconhecerem o real funcionamento do modelo de comunicação social e marketing na Internet, apenas trazem para o mundo online as rotinas e métodos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa tradicional.

Isso simplesmente não funciona e o resultado é decepcionante, o que vem desanimando muita gente. O pior de tudo é que no final é você quem paga a conta, gostando ou não, tendo resultado ou não.

   Leia o artigo Como Divulgar Uma Empresa na Internet

Conhecendo o trabalho online da agência

O primeiro passo para avaliar uma agência na hora de contratar uma assessoria de imprensa online é conhecer o trabalho desenvolvido previamente. Peça a agência para informar quais foram os clientes atendidos anteriormente e os links para publicações desenvolvidas para estes clientes.

Visite estes links e avalie o conteúdo publicado, sua qualidade e extensão. Desconfie de “notinhas” com textos pequenos e pouco explicativos. Se tiver bordões como “empresa líder de mercado” ou “empresa pioneira em seu segmento”, acenda o sinal amarelo, pois esse é o tipo de conteúdo que não leva a lugar nenhum.

Outro ponto a ser observado é se estes conteúdos possuem links para o site da empresa abordada, pois são eles que geram acessos para o site e ajudam a divulgar sua empresa nas ferramentas de busca.

Ainda trabalhando com estes links, verifique a relevância dos sites onde este conteúdo foi publicado, pois isso é fundamental para ajudar na exposição do seu site junto aos grandes buscadores. Uma coisa é um link de um site de peso, outro, completamente diferente é um link vindo do Blog do Zezinho.

Integração com outras ações de marketing

Como contratar uma assessoria de imprensa na Internet
Como contratar uma assessoria de imprensa na Internet

Outra questão que o empreendedor que deseja saber como contratar uma assessoria de imprensa na Internet deve prestar atenção é na integração que a agência oferece, com outras ações de marketing online.

Em um mundo conectado como o que vivemos, um dos papeis de uma assessoria de imprensa na Internet é potencializar outras ações de marketing, portanto é importante que a agência contratada tenha essa preocupação.

Vai-se longe o tempo em que uma assessoria de imprensa tinha como única função conseguir espaço na grande mídia e pronto. Hoje em dia cobramos o acréscimo efetivo de valor às outras ferramentas de marketing digital que estão sendo usadas para divulgar a marca.

   Leia o artigo Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Se a agência não tem esse tipo de preocupação, provavelmente seu trabalho se limitará a promover a publicação de textos que sumirão rapidamente no turbilhão de informações publicadas diariamente no mundo online, sem acrescentar nada à sua estratégia de marketing online.

Relatório de resultados

Outro item importante para quem deseja saber como contratar uma assessoria de imprensa na Internet é atentar para o fornecimento de relatórios de ação. Em um artigo anterior, discutimos a diferença entre Investimento em marketing digital e Gasto com marketing digital.

Contratar uma agência de assessoria de imprensa que não forneça relatórios de resultados é simplesmente gastar dinheiro à toa. A grande diferença entre o marketing digital e o marketing convencional é justamente a capacidade do marketing online de comprovar os resultados do investimento.

Em nosso curso de assessoria de imprensa na Internet, frisamos que sem relatórios de desempenho, não existe trabalho de marketing online. O cliente tem o direito de saber qual foi o resultado do investimento que ele fez, e a agência, se for realmente profissional, a obrigação de comprovar.

Não aceite aquela conversa de que o seu release foi publicado em “diversos lugares” ou que “conseguimos uma boa exposição da marca”. Isso tudo precisa ser comprovado, e a única forma de fazer isso é através de relatórios que possam ser verificados por você mesmo. Fora disso, é enrolação.

Agora que você já sabe como contratar uma assessoria de imprensa na Internet, ao optar por este tipo de divulgação, leve em consideração os itens comentados aqui. Mantenha-se atualizado, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

No votes yet.
Please wait...

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre passamos por isso aqui na agência, e os clientes nos agradeceram bastante quando nos tornamos mais transparentes com eles e adotamos a política dos relatórios. Essa é realmente um ótima dica.

  2. Muito boas as dicas sobre como contratar uma empresa de assessoria de imprensa na Internet. Estou procurando uma, mas é difícil, para quem é leigo, saber quem é quem.

DEIXE UMA RESPOSTA