Veja neste artigo como conseguir financiamento para uma franquia, uma alternativa para quem deseja empreender neste setor e não dispõe de todo o capital necessário. Conheça as principais linhas de crédito para quem deseja abrir uma franquia e analise as opções.

Veja como conseguir financiamento para uma franquia

Você faz ideias de como conseguir financiamento para uma franquia? Esse é o problema de muitos empreendedores que desejam iniciar seu negócio próprio no segmento do franchising mas não possuem o capital para a empreitada.

Depois de analisar o mercado, decidir o quanto será necessário para iniciar o negócio e definir qual será a franquia em você vai investir, vem o maior desafio. Como conseguir financiamento para uma franquia e qual o processo de negociação para levantar este capital.

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising – ABF, as oportunidades de financiamento para abertura de franquias no Brasil se ampliaram em função do crescimento do setor.

Atualmente é possível pedir uma linha de crédito tanto em instituições financeiras públicas como também privadas, mas é necessário como em qualquer outra transação bancária, muito cuidado no momento de contratação da operação de crédito.

Levantando financiamento para abrir uma franquia

Se você não possui todo o montante necessário para a abertura, tente primeiro financiar com o seu franqueador. Algumas marcas têm recursos destinados para financiar novas unidades, principalmente a taxa de franquia.

Caso seu franqueador não ofereça esta opção, é recomendável que você tente obter o capital de giro com algum membro da família ou amigo. Os juros serão consideravelmente mais baixos que nas instituições financeiras e as garantias podem ser mais bem negociadas.

Se esta possibilidade também não existir, você pode aproveitar as diversas linhas de crédito oferecidas por instituições públicas e privadas no Brasil. Um ponto importante é analisar as taxas de juros e o retorno para saber se vale a pena financiar o investimento em uma franquia.

Aonde e como conseguir financiamento para uma franquia

Como conseguir financiamento para uma franquia. Algumas opções para quem deseja obter financiamento para abrir uma franquia.
Veja opções de como conseguir financiamento para uma franquia

O Empreendedores Web fez um levantamento e lista aqui nove opções para quem deseja iniciar seu negócio e ainda não sabe como conseguir financiamento para uma franquia.

Banco do Brasil – BB Franquia

O Banco do Brasil possui um programa de financiamento especialmente voltado para franquias, o Proteger Urbano Empresarial, para quem deseja instalar ou modernizar uma franquia, pagando em até 72 vezes, o BB Giro Empresa Flex, que fornece capital de giro com prazo de até 36 meses para pagar, afiliação a Cielo, dentre outros produtos, além de ser possível financiar a Taxa de Franquia.

Para participar destes programas o franqueador precisa ser conveniado ao BB Franquia, caso contrário o franqueado não poderá lançar mão destes recursos.

BNDES

O BNDES lançou uma linha de crédito que, segundo a empresa, possui melhores condições de taxas e prazos do mercado para quem precisa conseguir financiamento para uma franquia. A diferença é que no caso do BNDES quem deve pedir o financiamento é a franqueadora e não o franqueador.

Os valores, juros e prazos irão variar de acordo com a rede, e os pedidos podem ser feitos em bancos credenciados ao BNDES ou através de carta.

Caixa Econômica – Programa CEF Franquia

O programa de financiamento da Caixa Econômica destinado ao franchising oferece recursos para capital de giro, antecipação de receitas, financiamentos para investimentos, convênios, seguros e previdência. A partir da análise e aprovação do plano de negócios, elaborado em conjunto com a franqueadora, é possível obter financiamento para o investimento fixo e capital de giro associado necessário à implementação de sua unidade.

O valor máximo disponível para financiamento é de R$ 400 mil e o percentual máximo financiável pode variar de 30% a 60%, de acordo com a rede de franquia escolhida. A Taxa de Juros é de 5% mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Atualmente, esta taxa está mantida em 5%.

Programa Desenvolve SP

Já se você é de São Paulo, o programa Desenvolve SP, do Governo do Estado de São Paulo, oferece dois planos, para Ampliação e Modernização, com prazo de até 60 meses, e também para Abertura, com até 36 meses. A taxa é de 0,57% ao mês, e permite financiar até 70% do valor dos itens financiáveis.

No site, é possível simular um financiamento na hora em uma ferramenta online.

Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste oferece créditos para franqueadores e franqueados que atuam em todo o Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A Instituição permite financiar todas etapas do negócio, desde a implementação da empresa, taxa de franquia até os insumos.

Bradesco

O Banco Bradesco oferece praticamente todos os serviços de pessoas jurídicas para os interessados no segmento de franquias, como crédito para montagem da loja, aquisição de bens, modernização e expansão dos negócios, pagamentos, gestão de caixa, além de seguros, consórcios, cartões de crédito, dentre outras soluções.

Banco HSBC

O HSBC se orgulha de ser o primeiro branco privado no Brasil a oferecer uma política de financiamento exclusiva para franquias. O banco oferece linha de crédito específica para expansão da rede e prazo de até 42 meses para o pagamento, financiamento de até 60% do valor do projeto e libera o dinheiro diretamente na conta corrente do franqueado.

A maioria das soluções do HSBC Empresas também está disponíveis aos empresários do setor de franquias.

Banco Itaú

Com o Itaú, você pode financiar até 50% do investimento total, mas deve dar como garantia os recebíveis do negócio ou o próprio patrimônio. Além de empréstimos para a aquisição de franquias, equipamentos, estoque e fluxo de caixa, o banco oferece linhas de repasse do BNDES, que podem ser usadas tanto na instalação da nova unidade quanto para modernização, e o Compor Franquias, que ajuda a financiar os royalties ou produtos.

As taxas de juros variam conforme o relacionamento do cliente com o banco e as garantias oferecidas.

Banco Santander

O Santander também oferece créditos, e promete benefícios como, acesso a produtos financeiros com condições especiais, taxas diferenciadas e exclusivas para a maquininha de cartões, porém não fornece taxas e condições, se reservando a avaliar o crédito sob medida, prometendo redução de custos através de descontos negociados.

O Banco também oferece empréstimos apenas a franquias que são suas parceiras.

Como você vê, se a sua dúvida era como conseguir financiamento para uma franquia, os caminhos estão ai. Portando, é apenas uma questão de decidir que franquia escolher e colocar a mão na massa. Mantenha-se informado sobre franquias e outras formas para abrir seu próprio negócio, assinando nosso Boletim Informativo.

 

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! Trabalhei no ramo de transporte mas não dei muita sorte tomei prejuízo duas vezes e nesses tombos fiquei com meu nome registrado paguei mas agente fica com restrições internas mas quitei todas as dívidas mas agora gostaria de trabalhar com franquia na área de alimentos mas não tenho capital será q com essas restrições eu conseguiria um empréstimo no banco desde já agradeço

  2. tENHO UMA FRANQUIA VOLTADA PARA O SETOR DE TURISMO. GOATARIA DE AMPLIAR. COMO POSSO TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES?

  3. Gostei de obter informações precisas sobre financiamentos para abrir uma franquia isto e muito importante para a micro pequena impressa.

DEIXE UMA RESPOSTA