Se você está em dúvida sobre como conciliar o emprego com um negócio próprio, nossa equipe elaborou uma série de sugestões para ajudar você a contornar esse problema e conseguir sobreviver ao desafio da jornada dupla.
Se você está em dúvida sobre como conciliar o emprego com um negócio próprio, nossa equipe elaborou uma série de sugestões para ajudar você a contornar esse problema e conseguir sobreviver ao desafio da jornada dupla.

Como conciliar o emprego com um negócio próprio – Confira algumas dicas!

O dilema de como conciliar o emprego com um negócio próprio aflige muita gente que seja por não aguantar mais trabalhar para os outros, ou por querer ter uma renda complementar resolve abrir seu próprio negócio.

Para algumas pessoas é uma situação que gera um mal-estar interno e para alguns chefes é motivo de imensa desconfiança, e não raramente, atritos no trabalho.

Essa posição, em muitos casos é bastante cômoda, pois ao descobrir como conciliar o emprego com o negócio próprio, o empreendedor garante uma fonte de renda no início do funcionamento da empresa, época em que geralmente os ganhos são para pagar os investimentos iniciais.

Outras pessoas buscam essa situação por medo de que o negócio não prospere e, em tudo dando errado, pelo menos ainda existe a opção de continuar em seu emprego e com isso garantir sua renda mensal.

Se essa situação tem suas vantagens, é certo também que existem desvantagens a serem consideradas. Mantendo dois “expedientes” o stress, cansaço e distanciamento da família são inevitáveis. Além disso, por não poder se dedicar em tempo integral a nova atividade, aumentará o tempo da curva de aprendizado e plena operacionalização do negócio.

Dicas de como conciliar o emprego com um negócio próprio

Nossa equipe empreendeu uma grande pesquisa e abaixo listamos algumas dicas que nos parecem fundamentais para o empreendedor que deseja fazer a conciliação do emprego com seu próprio negócio.

Seja ético antes de tudo

Veja como conciliar o emprego com um negócio próprio
Veja como conciliar o emprego com um negócio próprio

Se você pretende cobrar compromissos éticos dos seus colaboradores, comece por você mesmo em seu emprego atual.

O horário dedicado à empresa onde você trabalha deve ser exclusivamente dedicado às questões da empresa e nunca usado para resolver questões que envolvam o seu negócio próprio.

Se não der para ser assim, saia do emprego e assuma full time o seu próprio negócio. É melhor sair de forma digna do que ficar marcado no mercado como o cara que usava o tempo da empresa em que trabalhava para cuidar do seu próprio negócio.

Deixe as coisas claras com o seu chefe

Uma outra dica é ter uma conversa franca com o seu chefe e dizer a ele que você está abrindo o seu próprio negócio. Aproveite a ocasião para reafirmar que essa nova condição, em nada afetará a sua produtividade na empresa ou dedicação ao trabalho.

Montar um negócio próprio é o tipo de coisa que você não consegue esconder durante muito tempo em seu trabalho. Não há como conciliar o emprego com um negócio próprio sem que ninguém saiba ou pelo menos desconfie.

Se o seu chefe vier a descobrir por vias transversas, sua situação ficará bastante prejudicada na empresa, podendo até mesmo rolar uma desconfiança, mesmo injustificada. Por isso, a melhor alternativa é jogar limpo e deixar tudo muito claro.

Um bom planejamento ajudará muito

Outra dica para quem quer saber como conciliar o emprego com um negócio próprio é se planejam muito bem, principalmente porque você terá que trabalhar em dois lugares ao mesmo tempo, e isso, tenha certeza, exige planejamento e métodos eficientes.

Quando você trabalha em tempo integral em seu negócio, qualquer problema que surja, você está a frete do negócio para resolver. Se você tem um emprego, a solução terá que ser adiada para a noite ou finais de semana.

Fazer um planejamento é fundamental para qualquer iniciativa de negócio, mas se você não estará à frente em tempo integral, esse planejamento precisa ser mais minucioso ainda, para reduzir as possibilidades de que qualquer coisa saia errado.

Busque apoio com sua família

Abrir um negócio contando com o apoio e suporte da família é um conselho que sempre damos aqui no Empreendedores Web. No caso de você ter que conciliar o emprego com um negócio próprio, esse apoio será uma força extra para tocar o negócio.

Tente envolver seus familiares neste desafio, pelo menos nos primeiros meses, até que você decida a hora de largar o seu emprego. É engraçado como essa situação as vezes desperta o interesse de algumas pessoas que a princípio não estavam envolvidas e no final acabam se engajando e fazendo parte da operação.

Se você estava preocupado em como conciliar o emprego com um negócio próprio, demos algumas dicas que se seguidas, vão ajudar bastante. O importante é se planejar e conhecer muito bem os limites. Mantenha-se atualizado assinando gratuitamente nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

4 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas sobre como conciliar o trabalho com um negócio próprio. O empreendedor tem que se dedicar e acreditar mesmo!

  2. Adorei as sugestões de como conciliar o emprego com um negócio próprio. Valeu mesmo pelas dicas, pois eu estava precisando.

  3. Gostei muito deste artigo sobre como conciliar o emprego com um negócio próprio. Estão de parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA