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Como começar um programa de email marketing

Como começar um programa de email marketing para a sua empresa

Se você quer saber como começar um programa de email marketing para a sua empresa, este artigo certamente lhe dará uma boa ideia de quais caminhos deverá seguir. Para empresas que estão começando, ou mesmo empresas que querem iniciar sua presença digital, a divulgação e o contato constante com o público são essenciais para o sucesso a longo prazo.

Com tantos canais disponíveis, pode parecer difícil escolher onde investir. Este artigo fala sobre uma das ferramentas de marketing digital mais antigas e mais utilizadas: o email marketing. Veja como começar a fazer email marketing e como escolher a ferramenta ideal.

Por que investir em email marketing?

É muito provável que você já tenha visto em algum lugar que “o email está morto” e que ninguém mais usa email, então por que investir nesse canal? Primeiramente, o email está muito vivo: estima-se que existam 3.6 bilhões de contas de email no mundo e todos os dias são enviados 180 bilhões de emails. Pesquisas mostram que, nos Estados Unidos, 91% das pessoas acessam seu email diariamente.

O email como plataforma de comunicação, portanto, está bem vivo. E como canal de marketing? Será que ainda existe espaço para o marketing por email hoje, com todas as possibilidades digitais existentes? A resposta é: sim.

As campanhas por email tem um dos melhores retornos sobre o investimento do marketing digital: segundo a associação de marketing direto dos Estados Unidos, para cada dólar investido em email marketing, o retorno pode chegar a US$ 43. Isso significa um retorno de 4300%. Além disso, pesquisas apontam que email é o canal preferido para saber mais sobre produtos, de acordo com pesquisa do Lirys Lab e The Economist, 37% das pessoas preferem ter o primeiro contato com um produto via email.

Uma vantagem do email marketing é a sua versatilidade: além das campanhas focadas em vendas, é possível investir em diversos outros modelos de campanhas, como newsletters informativas, avisos, emails transacionais e emails de aniversário. É uma maneira de manter relacionamentos com clientes e leads, reforçando a sua marca perante estes públicos.

Quero fazer email marketing: por onde devo começar?

Antes de começar um programa de email marketing, você deve ter metas determinadas. Assim como em toda ação de marketing, é importante ter objetivos claros para poder traçar as estratégias necessárias para atingí-los. Tendo determinado o que você que alcançar com seu  programa de emails, você pode pensar nos próximos passos para começar os envios.

Contatos

A parte mais importante de qualquer campanha de email é a lista de contatos. O mailing é essencial e, sem ter para quem enviar mensagens, não existe por que investir em email marketing. Isso não significa que você possa enviar para todos os seus contatos pessoais, os contatos exportados do Outlook e listas compradas.

Email marketing sempre pressupõe permissão. Sem a permissão dos contatos você não estará fazendo campanhas de email, e corre o risco de ficar conhecido como spammer. É essencial que as pessoas tenham aceitado receber as suas mensagens, pois sem permissão você terá resultados muito ruins e poderá pôr em risco um dos bens mais preciosos da sua marca: a reputação.

Uma das melhores formas de captar contatos é utilizando um formulário no seu site. Dessa forma você tem certeza que as pessoas que estarão na sua lista estão interessadas no seu produto/serviço. Incluir formulários em redes sociais, pontos de venda, outros sistemas e pedir autorização por telefone são boas práticas. Desde que exista autorização, pode enviar.

Ferramenta de Email Marketing

Se você já tem uma ideia do que quer construir com uma campanha de email marketing e uma lista de contatos com um público interessado, é importante escolher uma boa ferramenta de email marketing. Se você está pensando em enviar os emails a partir do seu endereço mesmo, pense duas vezes. Uma conta de email profissional serve um objetivo profissional, para contatos um a um, e não envios em massa.

Ao fazer isso, você pode colocar em risco a sua ferramenta de contato profissional – a maioria destes emails tem um limite de envios por dia –  sua reputação e ainda pode correr o risco de perder tempo, pois a qualidade da entrega será comprometida.

Optando por uma ferramenta de envio de email marketing você tem algumas vantagens:

  • Entregabilidade – Boas ferramentas controlam muito seus servidores para garantir que a qualidade da entrega seja a melhor possível e a sua mensagem chegue na caixa de entrada dos contatos;
  • Relatórios – Enviando suas campanhas por uma ferramenta de email marketing, você pode acompanhar os relatórios e saber exatamente quem abriu sua mensagem, quando e quais links foram clicados, tornando mais fácil de mensurar os resultados;
  • Gestão de contatos – Enviando as campanhas por uma plataforma específica, você tem uma gestão de contatos muito melhor: sabe quais contatos são os que mais interagem com as suas mensagens, quais retornaram e quais não querem mais receber suas mensagens;
  • Possibilidades de integração – Boas plataformas de email marketing oferecem formulários para incluir no seu site, dessa forma quando alguém se cadastrar já está automaticamente nas listas de envio.

Dicas para escolher a melhor ferramenta:

  • Confira a forma de cobrança: se é por mensalidade, tamanho da base ou por envios, e veja o que atende melhor às suas necessidades de envio;
  • Veja se a ferramenta tem um período de testes: use todos os recursos do sistema e faça envios com a ferramenta desejada;
  • Veja a documentação e o suporte da ferramenta: se você tiver problemas, deve ter a quem recorrer.

Enviando campanhas de e-mail marketing

Com todas essas decisões tomadas, você pode começar a criar as suas campanhas. Caso você não tenha uma equipe de design, opte por modelos de templates prontos, que você possa editar e modificar as mensagens, reutilizando o modelo. Criar HTML para email marketing pode ser complicado, já que cada cliente renderiza as mensagens de uma maneira e as mensagens podem ter problemas para serem visualizadas.

Da mesma forma, evite mensagens com  apenas uma imagem. Muitos clientes de email bloqueiam imagens por padrão, e você corre o risco de ficar com uma mensagem em branco. Além disso, sua mensagem pode correr mais risco de cair na caixa de SPAM se for apenas uma imagem.

Teste sempre as suas mensagens antes de enviá-las: linha de assunto, conteúdo, imagens e links. Utilize uma planilha de checklist como esta para ter certeza de que está verificando todos os pontos.
Tudo certo? É só clicar em enviar e acompanhar os resultados.

Por Bruna Goss no Mailee

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