Veja nesta matéria algumas ideias de como aumentar a lucratividade de uma franquia. Algumas sugestões práticas de ações que podem melhorar a rentabilidade de sua franquia.
Veja nesta matéria algumas ideias de como aumentar a lucratividade de uma franquia. Algumas sugestões práticas de ações que podem melhorar a rentabilidade de sua franquia.

Como aumentar a lucratividade de uma franquia

Quando a questão é como aumentar a lucratividade de uma franquia, sabemos que temos adiante um grande desafio, já que esse modelo de negócio é bastante engessado.

Como o franqueado dita praticamente o valor de tudo que entra no processo produtivo, e muitas das vezes, até mesmo o preço final do produto ou serviço, melhorar a lucratividade de uma franquia não é tarefa fácil.

Mesmo assim, sempre se pode analisar o negócio de forma a identificar pontos da cadeia produtiva que podem nos oferecer alguma margem de manobra. Afinal, este é um dos eternos desafios do empreendedor moderno.

Minha proposta neste artigo é justamente discutir como aumentar a rentabilidade de uma franquia, mesmo com todas as amarras que o modelo possui.

É claro que nem todas as sugestões são aplicáveis a todas franquias, em função da especificidade de cada uma, mas valem como inspiração para você desenvolver sua própria solução.

Conheça minuciosamente seus números

O primeiro passo para quem está em busca de melhorar a lucratividade de uma franquia e conhecer detalhadamente os números de seu negócio. Sabemos que vários empreendedores do segmento do franchising, por vezes relaxam no acompanhamento de gastos, quanto estes relatórios não são exigidos pelo franqueado.

Para que possamos buscar oportunidades de melhorar a estrutura de custos da franquia, precisamos conhecer com exatidão, todos os elementos de custo, caso contrário, um trabalho de análise para redução de custos ou otimização de recursos, se torna impossível.

Comece pelos custos fixos

Como aumentar a lucratividade de uma franquia
Como aumentar a lucratividade de uma franquia

O primeiro passo é antes de qualquer coisa é tentar reduzir os custos fixos até seu ponto de máxima otimização sem comprometer a qualidade do produto ou serviço, até mesmo para não violar medidas e processos contidos no manual de franquia.

No Brasil, estamos vindo de uma temporada de vacas gordas, onde muito empresários, por estarem faturando muito bem, relaxaram em relação aos controles de custos fixos. Agora que estamos entrando em tempos de vacas esqueléticas, é hora de apertar o controle para maximizar os recursos.

Controle do processo produtivo

Outra dica para quem quer saber como aumentar a lucratividade de uma franquia é exercer um rígido controle sobre o processo produtivo. Adequar este processo à velocidade, precisão e redução de desperdícios se traduz em redução de custos e consequente aumento da lucratividade da franquia.

Muito embora os manuais de franquia geralmente se preocupem em criar rotinas para otimizar o processo produtivo, não existe nada que seja tão perfeito que não possa ser aprimorado. Busque por soluções de otimização e converse com o franqueador.

Crie promoções

Outra ideia para quem está interessado em saber como aumentar a lucratividade de um a franquia é trabalhar com promoções. As opções nesta área são inúmeras e vão desde a elaboração de combos ou ofertas do dia, chegando até estratégias mais elaboradas que envolvam a distribuição de brindes e descontos.

Em tempos de crise, promoções funcionam muito bem, pois todo mundo está em busca de economizar um pouco. Por isso, essa é uma opção de rentabilização de franquias que não pode ficar de fora do seu planejamento.

Invista pesado em marketing digital

Uma das formas mais baratas para a divulgação de uma empresa nos dias de hoje é a Internet e por isso, uma das nossas recomendações para aumentar a lucratividade de uma franquia é justamente investir pesado nessa área.

Como a maioria dos franqueadores é bem flexível nesta área, você pode se valer da divulgação através de diversos canais de marketing online, como redes sociais, em especial o marketing no Facebook, e-mail marketing e até mesmo o WhatsApp.

No caso de optar pelo Facebook, uma boa dica é fazer um curso de Facebook Marketing para dominar as técnicas e ferramentas profissionais de marketing nessa rede. Isso irá poupar um bom dinheiro que você teria que gastar com uma agência digital.

   Leia o artigo Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Pesquise o mercado e converse com outros franqueados

Em uma situação de crise como a que vivemos hoje, uma das opções para quem deseja descobrir uma forma para aumentar a rentabilidade de uma franquia é estudar o mercado. Por isso pesquise em portais especializados como o da ABF – Associação Brasileira do Franchising e veja o que o mercado anda fazendo.

Não importa que a franquia não seja no mesmo setor que a sua, o importante é entender o conceito da solução, e ser for o caso, adaptá-la ao seu negócio. Outra boa opção é conversar com outros franqueados em reuniões para desenvolverem alternativas para aumentar a rentabilidade do negócio.

Se encontrar uma franquia lucrativa já é um grande desafio, aumentar sua lucratividade é um desafio ainda maior, portanto nesse caso, a união faz a força.

Como você pode ver, se o problema é como aumentar a lucratividade de uma franquia, existem diversas ações que você pode desenvolver sem que seja necessário promover uma reestruturação completa do negócio. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos referentes a franquias, assinando nosso Boletim Informativo.

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA