Veja nesta matéria como abrir uma empresa nos Estados Unidos e o que você precisa fazer para buscar uma fatia do maior mercado do mundo, mesmo sendo um pequeno ou médio empresário.
Veja nesta matéria como abrir uma empresa nos Estados Unidos e o que você precisa fazer para buscar uma fatia do maior mercado do mundo, mesmo sendo um pequeno ou médio empresário.

Como abrir uma empresa nos Estados Unidos

Saber como abrir uma empresa nos Estados Unidos tem sido uma questão cada vez mais constante entre empresários brasileiros, que diante da crise econômica buscam por alternativas para expandir seus negócios.

Em função dos entraves burocráticos e até mesmo questões tributárias, mesmo para pequenos e médios empresários abrir uma empresa nos Estados Unidos passou a ser uma alternativa para quem precisa aumentar vendas e conquistar novos mercados.

O grande problema é que o processo envolve uma série de procedimentos que fogem ao conhecimento de quem sempre foi acostumado a fazer apenas negócios no Brasil. A preocupação procede, já que os procedimentos para se criar uma empresa por lá são bem diferentes e requerem um bom conhecimento da legislação local.

A equipe do Empreendedores Web pesquisou e apresenta neste artigo um guia para quem deseja expandir as fronteiras do seu negócio e ingressar no maior mercado consumidor do mundo.

O que você precisa para montar uma empresa nos Estados Unidos

É claro que a ideia de expandir os negócios de uma empresa para os Estados Unidos assunta, principalmente os pequenos e médios empresários, que durante os anos em que a nossa economia estava andando bem, tinham no mercado interno sua maior fonte de receita.

O problema é que o ambiente mudou e agora é hora de partir para a conquista de novos mercados e as dúvidas sobre as regras do jogo lá fora, tanto as formais quanto as informais, estão na mente de quem pensa em expandir seus negócios na terra do Tio Sam.

Como abrir uma empresa nos Estados Unidos
Como abrir uma empresa nos Estados Unidos

A tendência de internacionalização dos negócios não é recente e muito menos nasceu em função da crise econômica pela qual o país passa.

Segundo dados da Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil, os pedidos de informações sobre como abrir uma empresa nos Estados Unidos vem crescendo desde o segundo semestre de 2014, quando foram 75% maiores do que no mesmo período de 2013.

Vejamos então o que você precisa para abrir uma empresa nos Estados Unidos. Em primeiro lugar você precisa estruturas juridicamente o negócio e verificar, entre as várias opções disponíveis, qual seria o melhor modelo para se enquadrar, tanto do ponto de vista jurídico e tributário, quanto do ponto de vista de relacionamento com o seu negócio já existente no Brasil.

Não se iluda, pois esse enquadramento e operacionalização, embora em um país com bem menos burocracia do que a que estamos acostumados aqui no Brasil, também exige conhecimento e experiência. A melhor opção neste caso é contratar uma empresa especializada para resolver todos estes entraves burocráticos.

Planeje sua presença

O planejamento estratégico para incorporar essa nova unidade ao seu negócio é fundamental. Não pense que pelo simples fato de abrir uma empresa nos Estados Unidos, o mercado americano cairá aos seus pés. Você terá que lutar pelo seu espaço, pois fazer parte de um mercado com mais de trezentos milhões de consumidores exige muito trabalho.

Faça uma pesquisa de mercado para escolher em que segmento você irá atuar. Para quem está fazendo sua primeira investida no mercado americano, o melhor é identificar nichos de mercado onde você tenha uma vantagem competitiva que as outras empresas não tenham. Não se esqueça que o mundo inteiro está disputando uma fatia do mercado americano.

Parcerias e contatos são fundamentais

Outro ponto importante na hora de abrir uma empresa nos Estados Unidos é conseguir boas parcerias, principalmente nas áreas de logística e distribuição. O mercado americano é super exigente no quesito eficiência e para atingir esse objetivo, é necessário costurar boas parcerias.

Não deixe de visitar as áreas que você pretende atuar nos Estados Unidos, conhecer os hábitos e costumes e se relacionar com possíveis parceiros comerciais. Se não tiver esse tipo de conhecimento da cultura local, você pode perder o “feeling” do negócio e oportunidades. Para abrir uma empresa nos Estados Unidos você precisa se adaptar à cultura local.

Como você pode ver, abrir uma empresa nos Estados Unidos não é tarefa impossível e muito menos envolve um capital gigantesco, acessível a apenas grandes corporações, mas contar com uma boa assessoria e orientação é fundamental. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros aspectos do empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

 

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA