Veja algumas dicas de como abrir uma empresa com pouco dinheiro e mesmo assim ter uma boa chance de montar um negócio promissor. Montar uma empresa já é um grande desafio, mas fazer isso com pouco dinheiro requer uma boa dose de atenção.
Veja algumas dicas de como abrir uma empresa com pouco dinheiro e mesmo assim ter uma boa chance de montar um negócio promissor. Montar uma empresa já é um grande desafio, mas fazer isso com pouco dinheiro requer uma boa dose de atenção.

Veja como abrir uma empresa com pouco dinheiro

O questionamento sobre como abrir uma empresa com pouco dinheiro ronda a cabeça de milhões de brasileiros e a resposta nem sempre é imediata. Em tempos de grana curta, conseguir capital para abrir um negócio próprio não está fácil.

Se você vai aplicar seu próprio dinheiro na abertura de um negócio, sem recorrer a empréstimos bancários, parentes ou investidores de qualquer tipo, é preciso saber muito bem como empregar esse dinheiro para não se arrepender depois.

Por isso, a pergunta, ao invés de como abrir uma empresa com pouco dinheiro, talvez devesse ser como empregar bem o dinheiro na abertura dessa empresa. Pode parecer apenas um jogo de palavras, mas se você pensar bem, faz muita diferença.

Valide sua ideia de negócio

A primeira coisa que você deve fazer é validar sua ideia, para não sair por ai construindo castelos nas nuvens. Será que a sua ideia é boa mesmo ou apenas uma empolgação? Para saber isso, é preciso validar sua ideia para saber se vale a pena continuar indo em frente.

Você pode pedir a opinião de amigos e parentes, mas acredite, dificilmente eles vão ser muito sinceros. A melhor coisa a fazer nesta situação é pedir a opinião de pessoas que não estejam envolvidas emocionalmente na questão, pessoas que podem vir a ser consumidores ou pessoas com alguma experiência no setor.

Encontrar um sócio pode ser uma boa alternativa

Como Montar Uma Empresa Com Pouco DinheiroSe o problema é como montar uma empresa com pouco dinheiro, talvez uma das alternativas seja tornar esse dinheiro um pouco maior conseguindo um sócio para o seu negócio. Você só deve ter cuidado na hora de escolher o seu sócio.

Começar uma empresa por conta própria é difícil. E é muito pior quando não se dispõe de muito dinheiro. Por isso, busque um sócio que ajude você não só do ponto de vista financeiro, como também na inspiração e discussão sobre as oportunidades do negócio.

   Leia o artigo Como Escolher Um Sócio

Busque alguém com experiência para lhe ajudar

Buscar opiniões somente com pessoas que vão reafirmas as suas ideias não é uma boa opção, como mencionamos no primeiro item. As pessoas que realmente vão agregar alguma coisa ao seu projeto são aquelas que lançam desafios.

Se você puder contar com um profissional que tenha experiência na área que você pretende atuar, essa seria a pessoa ideal. Talvez ele se oponha a algumas das suas ideias, mas é sempre bom ter algum para estabelecer o contra ponto na discussão.

Busque as pessoas certas para o trabalho

O mundo está saindo da época em que o maior ativo de uma empresa era o capital para uma época em que este grande ativo passa a serem as pessoas que esta empresa tem como colaboradores. Por isso mesmo, seja muito criterioso na hora de escolher as pessoas que irão trabalhar com você.

Uma boa dica é terceirizar o máximo possível para não ter uma folha de pagamentos que seja muito pesada, pois os encargos sociais no Brasil devoram sua verba. A contratação deve levar em conta unicamente aspectos técnicos, deixando de lado questões como amizade e laços de família.

Uma das frases mais conhecidas de Steve Jobs é “Em nosso negócio, uma pessoa não consegue fazer muita coisa isoladamente. Você tem de criar um time a seu redor”. Portanto, cerque-se de pessoas realmente boas naquilo que fazem

Tenha os clientes como seu principal foco

O caminho certo para o sucesso no mundo dos negócios hoje em dia é colocar o cliente em lugar de destaque em sua estratégia empresarial. Se você quer saber como abrir uma empresa com pouco dinheiro e ter sucesso com ela, tenha sempre em mente que os seus clientes são seu maior patrimônio. Os clientes são a base de negócios promissores.

Reserve uma boa parte do tempo envolvido em planejamento do negócio para conhecer detalhes sobre o seu público-alvo. Atualmente temos diversas ferramentas online gratuitas que podem ajudar você neste desafio. Entendendo o que os seus cliente realmente querem você terá todas as pistas para um negócio de sucesso.

Crie um produto ou serviço que supere as expectativas

Como criar uma empresa com pouco dinheiroUm negócio de sucesso tem como base um produto inovador que supere as expectativas dos seus consumidores. Não adianta de nada você montar um negócio que não empolgue. O mercado atualmente é muito competitivo e por isso mesmo, você precisa surpreender seu público.

Desenvolva um produto ou serviço que tenha uma proposta inovadora. Faça uma releitura do que já existe no mercado, identificando pontos fracos das opções já existentes no mercado e agregue um diferencial que vá fazer a diferença, qua vá colocar seu produto ou serviço em uma outra dimensão. Abrir uma empresa com pouco dinheiro não significa ter um produto ou serviço medíocre.

Uma atenção especial ao marketing

De nada adiantará você ter um ótimo produto e um preço super competitivo se as pessoas não sabem que ele existe, por isso, pense no marketing logo no início do negócio. Um dos erros mais comuns para quem está abrindo uma empresa com pouco dinheiro é deixar isso para depois e verificar lá na frente que está sem recursos.

Uma boa dica é usar os meios digitais, que embora não sejam “de graça” como muita gente ainda acha, tem um custo bem menor do que a mídia tradicional. Com as ferramentas certas e uma estratégia bem montada, é muito mais interessante divulgar uma empresa na Internet do que através dos métodos tradicionais.

Reinvista o resultado inicial no negócio

Se você tem pouco dinheiro para montar a sua empresa, e quer que ela tenha um crescimento sistemático, a melhor dica é reinvestir seus lucros no negócio. Um dos grandes erros dos novos empresários é buscar a lucratividade cedo demais e com isso comprometer a saúde financeira da empresa.

Em um país onde tradicionalmente as taxas de juros são estratosféricas, descapitalizar sua empresa logo no início é um verdadeiro suicídio empresarial, principalmenteem tempos turbulentos como a crise econômica que passamos, onde um dos grandes macetes para sobreviver será evitar dívidas em bancos.

   Leia o artigo Como Sobreviver à Crise Econômica

Agora que você já tem uma série de dicas de como abrir uma empresa com pouco dinheiro, que tal começar a fazer o seu planejamento e compartilhar sua experiência conosco depois? Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos do mundo do empreendedorismo assinando nosso Boletim Informativo.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho muita vontade de fabricar sorvete de massa e abrir uma sorveteria mas não sei como nem por onde começar. Fazer um curso talvez , mas onde ? Se alguem puder me dar uma dica por onde começar eu agradeço……..

  2. Boa Tarde! Realmente considero Validar a Idéia de Negócio a parte mais importante,depois de 03 insucessos foi através desta técnica que consegui ter um negócio minimamente rentável,sustentável e com baixo investimento ABS

  3. Boa tarde!

    Estou interessado em montar um escritório de contabilidade, acredito que seja uma ótima area para se investir atualmente, contudo eu com certeza de inicio não daria conta de tudo. Peço a ajuda de alguém com o mesmo interesse. Whatssp: (85)9 – 8819-3651.

  4. Boa tarde.

    Estou com um projeto de implantação de uma fábrica de sandálias para distribuí-las em comércios e também com brindes em minha própria residência.
    Não tenho dinheiro em mãos para investir, mas tenho uma garantia do valor se sair do emprego co o FGTS.

  5. Boa noite,eu e meu companheiro estamos nos baseando nas informações baseadas so site,pois temos pretensão em abrir um negócio proprio.De preferência algo simples vontade a alimentação um carro para cachorro quente e precisamos de auxílio,pois já trabalhei bastante nessa aréa para os outros e agora queremos lutar para termos nossa indenpendencia financeira….

DEIXE UMA RESPOSTA