Veja quais são as principais características de quem tem espírito de equipe. Saiba identificar aquela pessoa que vem para somar e outras que preferem um voo solo
Veja quais são as principais características de quem tem espírito de equipe. Saiba identificar aquela pessoa que vem para somar e outras que preferem um voo solo

Cinco características de quem tem espírito de equipe

Hoje em dia, todo mundo menciona no currículo que tem “espírito de equipe”, mas atos falam mais alto que palavras, assim fique sabendo de algumas características de quem demonstra esta virtude em vez de apenas falar sobre ela.

Assume responsabilidade

Um verdadeiro “team player” assume a responsabilidade pelos seus atos. Muitos dos trabalhadores hoje em dia tentam culpar seus colegas à primeira oportunidade que encontram, o que é natural devido à competitividade do mercado de trabalho hoje em dia.

Contudo, é preciso ser um bom profissional para se assumir os erros, e se você está na posição de empregador valorize isso nos seus empregados.

Preocupa-se com os colegas

O mundo hoje em dia premeia o individualismo, e muitas vezes aqueles que se dizem “team players” são os primeiros a tentar capitalizar com as falhas dos outros.

O verdadeiro colega é aquele que cobre o seu colaborador para o empregador não descobrir que este falhou.

Embora este ato altruísta pareça ruim na altura, mudará de opinião quando precisar que alguém o cubra a si por qualquer razão.

Não se importa de fazer horas extra

Se existe um trabalho de grande importância para entregar breve, o verdadeiro colaborador de equipe saberá que um esforço extra vai compensar.

Este profissional trabalhará um extra pela equipe, para que tudo corra bem – se tem um empregado assim, por favor recompense-o após as horas de aperto!

É flexível em termos de substituições

Se algum dos seus empregados está doente, precisa de tirar uns dias, tem algum problema ou sofre de exaustão, então observe aquele que se voluntaria para o substituir ou que se dispõe a isso sem problemas – este é um jogador de equipe, e um bem raro em qualquer empresa.

Sabe que a empresa é a prioridade

Finalmente, o profissional com espírito de equipe trabalha com seus colegas para levantar a empresa do solo, e faz-lo sabendo que todo esse trabalho irá compensar – afinal, só com o crescimento da empresa é que seus colaboradores poderão crescer.

Tem algum “team player” nos quadros da sua empresa? Se sim, estime-o – são cada vez mais difíceis de encontrar.

Por Daniel Allouche

No votes yet.
Please wait...

DEIXE UMA RESPOSTA