As bolhas de negócios na Internet surgem de tempos em tempos e deixam marcas profundas nos negócios online, principalmente histórias de perdas e muita desilusão. Veja nesta matéria como elas se formas, quais suas características e como evita-las.
As bolhas de negócios na Internet surgem de tempos em tempos e deixam marcas profundas nos negócios online, principalmente histórias de perdas e muita desilusão. Veja nesta matéria como elas se formas, quais suas características e como evita-las.

As bolhas de negócios na Internet – Qual será a próxima

As bolhas de negócios na Internet estão virando um verdadeiro case no mundo dos negócios. Da mesma forma como surgiram no mundo físico há alguns séculos, elas se adaptaram ao mundo conectado e se reproduzem na Internet.

O problema das bolhas de negócios é que quando elas explodem, acabam deixando muita gente machucada pelo caminho e acabam fazendo com que o setor onde elas ocorreram, passe a ser visto com maus olhos por quem não entendeu o processo de criação da bolha em si.

Para podermos entender exatamente como funcionam as bolhas de negócios na Internet, é necessário, em primeiro lugar que entendamos exatamente o conceito de bolha de negócios, para então podermos identifica-las.

Definindo as bolhas de negócios

A definição clássica de bolhas de negócios é um movimento de avaliação irracional de um determinado grupo de ativos, que ignora seus fundamentos e acaba por gerar uma expectativa de fluxo de caixa completamente fantasiosa.

O professor canadense Jean-Paul Rodrigue, da Hofstra University, desenvolveu um modelo sobre bolhas de negócios, que se aplica facilmente aos negócios online. Segundo ele, uma bolha de negócios possui quatro fases:

  • Stealth – É a fase invisível da bolha, quando praticamente ninguém se dá conta que ela está se formando, a não ser seus articuladores;
  • Awareness – É o que ele chama da fase da consciência, quando investidores percebem a oportunidade e o Smart Money entra no negócio para financiá-lo;
  • Mania – É a fase onde a grande explosão da bolha de negócio ocorre e todo mundo passa a achar que aquele é o melhor negócio do mundo;
  • Blow Up – A coisa chega ao fim e a bolha finalmente estoura, deixando os participantes ao relento, pagando a conta por sua imprudência.

A fases ficam bem nítidas na ilustração abaixo

Etapas das bolhas de negócios online

Esse processo se repete desde a primeira bolha de negócio da idade moderna, que ocorreu na Holanda de 1623 a fevereiro de 1637, quando houve a explosão. Os anos passaram, mas o padrão continua o mesmo, e ainda assim muitas pessoas ainda caem na armadilha.

Na Internet não é diferente. Apesar de pouco tempo de existência, já presenciamos diversas bolhas, desde a própria bolha da própria Internet em 2000 até outras pequenas bolhas localizadas, muitas delas aqui no Brasil.

As principais características das bolhas de negócios na Internet

As bolhas de negócios na Internet, pela experiência que acumulamos até hoje, possuem características especiais que as tornam relativamente fáceis de identificar, embora muita gente faça questão de ignorar estes sinais.

O maior sinal de todos é justamente a característica básica das bolhas que é a incapacidade de gerar um fluxo de caixa consistente ao longo do tempo. Uma opção fácil de análise neste caso é examinar o índice PL – Preço/Lucro do negócio.

Um PL alto é um alerta para o alto risco, ou até mesmo inviabilidade do investimento. Nas bolhas da Internet as pessoas costumam justificar índices PL altos com o argumento que “negócios novos” são assim mesmo. Ledo engano. Não existe negócios novos, existem apenas negócios.

A promessa dos ganhos altos e imediatos

Essa é uma outra característica das bolhas de negócios na Internet, a maioria delas apresentam o negócio como sendo uma oportunidade de baixo investimento, nenhuma qualificação profissional, retorno elevadíssimo e a curtíssimo prazo. Isso quando não complementam a receita com uma pitada de “trabalhar pouco”.

Vamos lá! Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso verá de cara que esse tipo de negócio não existe! O problema é que o script elaborado pelos organizadores da “bolha digital” e os que eles conseguem evangelizar acreditam piamente neste Santo Gral.

Isso cria um efeito manada, uma característica das bolhas de negócios, tanto no mundo físico como no mundo digital. Todos os envolvidos acreditam estarem no caminho certo da prosperidade e como já dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra.

As bolhas de negócios na Internet possuem como característica básica a facilidade de cópia do modelo e a ganância, o que atrai muitos incautos que acabam caindo no grande golpe online
As bolhas de negócios na Internet possuem como característica básica a facilidade de cópia do modelo e a ganância, o que atrai muitos incautos que acabam caindo no grande golpe online

A vulnerabilidade do modelo facilmente copiável

Outra das características bem conhecidas das bolhas de negócios na Internet tem sido a facilidade de cópia do modelo, o que anima muita gente a entrar o negócio sem fazer uma análise detalhada da viabilidade e riscos envolvidos.

Geralmente essas bolhas estão baseadas em sistemas extremamente fáceis de serem reproduzidos, tanto do ponto de vista tecnológico quanto estrutural, o que elimina as barreiras de entrada para quem acaba de chegar.

O que fica oculto para a maioria dos participantes da bolha é que existe sim, como em qualquer outro negócio, qualificação profissional, conhecimento das tecnologias envolvidas e conhecimento do ambiente de negócios online.

Sem esse know how, as chances de um novato ser bem sucedido, beiram a menos alguma coisa. Resultado, os organizadores da bolha, terão sempre a saída de dizer que as pessoas não chegaram ao Nirvana da prosperidade por não terem administrado adequadamente o negócio.

Foi isso o que aconteceu na bolha dos sites de compras coletivas e agora se repete no recente boom dos sites para venda de infoprodutos. Para quem não conhece o negócio, parece uma oportunidade incrível, mas para os profissionais de mercado, a coisa é claramente fantasiosa.

É claro que é possível ganhar dinheiro vendendo infoprodutos, mas não da forma fácil e imediata que os “vendedores de potes de ouro” anunciam em seus cursos com formas “matadoras” para você ficar rico da noite para o dia.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Vendendo Infoprodutos

Como fugir das bolhas de negócios ou engodos na Internet

Como você já deve ter percebido, é fácil para qualquer um ser atraído pelo canto da sereia e se envolver com esse “negócios mágicos” que surgem na Internet de tempos em tempo. A boa notícia é que é muito fácil evita-los.

Meu principal conselho para quem não deseja ver suas finanças e esperanças despedaçadas pelas bolhas de negócios na Internet é simples. Aprenda de uma vez por todas que NÃO EXISTE DINHEIRO FÁCIL NA INTERNET!

Agora que você já sabe como identificar as bolhas de negócios na Internet, fique atento às propostas que aparecem, porque o que pode parecer um grande negócio, também pode ser uma grande roubada. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, consultor de marketing digital e diretor da Academia do Marketing

No votes yet.
Please wait...

3 COMENTÁRIOS

  1. Pra mim não ficou claro se o artigo está falando de “bolha de negócios” ou de “golpes na internet”. Vejo como duas coisas completamente diferentes. Será que o autor poderia explicar

  2. Muito esclarecedor o artigo. em qualquer atividade para ganhar dinheiro o segredo é o estudar e e trabalhar. Um poeta famoso já dizia ” no processo de criação 10 por cento é inspiração e 90 por cento é transpiração”.

DEIXE UMA RESPOSTA