A atual situação econômica do Brasil e as alternativas para a retomada do crescimento.
A atual situação econômica do Brasil e as alternativas para a retomada do crescimento.

A atual situação econômica do Brasil e suas perspectivas

A atual situação econômica do Brasil vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento.

Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos.

Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.

Como em todo momento de incerteza, uma certa dose de pânico se confunde com a frieza dos números e por isso é importante termos uma visão real do que está acontecendo.

O que é fato e o que é pânico

A atual situação econômica do Brasil e suas perspectivas
A atual situação econômica do Brasil e suas perspectivas

Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica brasileira, muito embora o governo tente mascarar a crise com interpretações convenientes e a negação dos dados captados pelas diversas consultorias econômicas, instituições de classe e até mesmo das próprias agências e órgãos governamentais.

A atual situação econômica do Brasil é tecnicamente de estagnação. A crise econômica de 2016 não é mais apenas uma hipótese e consta como fato em toda pauta de reunião de empresários do país e também fora dele. Acreditar em mais uma história sobre “marolas” é negar a realidade econômica do país e abrir a porta para o fracasso.

É claro que, como em toda situação de incerteza, principalmente em ano eleitoral, uma certa dose de pânico acaba se instalando. Esse também não é o caminho para a solução do problema, pois em momentos de histeria, decisões precipitadas podem também acabar destruindo o seu negócio.

A origem do problema

Os motivos que levaram a atual situação econômica do Brasil são muitos, mas alguns deles merecem um destaque especial. O primeiro deles é a total falta de investimentos em infraestrutura, que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo. A explicação para esse caos está na questão estratégica.

O segundo grande motivo de termos chegado no ponto em que chegamos foi a total falta de planejamento estratégico de longo prazo para nossa economia. O governo vem trabalhando com uma estratégia de reação aos fatos, uma verdadeira operação tapa buraco, onde medidas emergenciais são adotadas para tratarem problemas que seria facilmente resolvidos se houvesse um planejamento macro.

Uma mistura que não costuma dar certo

O terceiro e talvez mais grave problema é a submissão da política econômica à política partidária. Isso tem levado a uma desestruturação da máquina pública que vem prejudicando todos os setores da sociedade, como a educação, saúde pública, segurança e obviamente a economia.

O quarto motivo é a falta de credibilidade. Com escândalos se acumulando e a impunidade gracejando, mesmo que estivesse bem intencionado o governo não teria credibilidade suficiente para contar com apoio dos diversos setores da economia nacional. Este é o problema que nos deixa temerosos em relação ao futuro.

Sem medidas duras e coordenadas, a situação econômica do Brasil tende a se agravar, e em meio a um quadro recessivo de maiores proporções, corremos inclusive o risco do país ser seduzido pela heterodoxia econômica bolivariana adotada por nossos hermanos venezuelanos e argentinos com consequência trágicas.

Alternativas para a retomada do crescimento

Que a economia brasileira vai mal, todo mundo sabe, mas a pergunta é: De que forma podemos nos preparar para enfrentar e vencer o desafio de levar o país de volta aos rumos do crescimento? No que diz respeito ao empreendedorismo nacional, como se preparar para a crise de 2016 e estar pronto para uma eventual retomada do crescimento.

Uma retomada da economia brasileira dependerá exclusivamente do Governo, pois segundo todas as análises, foi ele quem não fez seu papel em termos de fomento do desenvolvimento do país.Em resumo, não fez nem o seu dever diário e muito menos o dever de casa.

Enquanto a agricultura, indústria e serviço davam seu sangue para atingir patamares de produtividade e competitividade, o Governo falhava no planejamento estratégico, infraestrutura e política fiscal.

O ajuste fiscal é inevitável para provocarmos uma reversão da atual situação econômica do Brasil, pois o uso de artifícios cínicos como a chamada contabilidade criativa das contas públicas não dará condições para que o país volte a crescer, só jogará mais para frente uma crise maior.

A atual situação econômica do Brasil pode ser revertida, mas se depender apenas dos empreendedores, sem a colaboração do governo, fica impossível.

Salvar

Salvar

Rating: 4.5. From 10 votes.
Please wait...

55 COMENTÁRIOS

  1. Como diz o referido texto, sem planejamento não se chega a lugar algum. É preciso planejar nossa economia e não mais postegar com ações que sabemos não ter resultados a longo a prazo.

  2. Certamente conteúdo de tamanha qualidade merece meu comentário de agradecimento. Parabéns e obrigado. Abraços, Luiz Carlos Casante

  3. Para hever mudança nesse país ,é preciso primeiramente que haja uma mundança em nós,dos pequenos gestos ao maiores,isso significa que ao invés de ficarmos cobrando e reclamando dos problemas sem ter iniciativas que façam a diferença em nossos lares ou onde estivermos,devemos pensar:o que posso fazer para que essa situação melhore em conjunto com pessoas que tem suas mentes abertas para aceitar sugesões e criticas para progresso de seus pensamentos e idéias.Os problemas realmente existem ,sejam na economia,educação e muitos outros,por isso é importante ler e entender diferentes perspectivas,criticar e ser criticado afim de se obter esse progresso na concepção de novas ideias que agreguem valores ao nosso país gerando uma mudança nas ações das pessoas resultando em uma iniciativa em massa que gerem transformações nos mais diversos setores de noss país. Sejamos a mudança!

  4. O Brasil deixou de investir na qualidade e na industria nossa industria ficou sucateada devido alta taxa de imposto cobrado sobre as empresa, que não temos produção competitividade e nosso produto fica muito custoso em vista dos importado perdemos mercado e vamos perder mais si o governo não repensar em novos horizonte, para o pais, seremos refem dos importados.

  5. Voltemos a total proteção da indústria nacional, ela que gera empregos no Brasil. A onda de importações durante os últimos anos devido a supervalorização do real em referencia ao dólar acabou com o produto interno.
    Para criar empregos tem que ter indústrias que fabriquem produtos que abasteçam o mercado interno em primeiro lugar. Importações não criam empregos, e o Brasil importou muitos produtos que aqui se fabricam, quem ganhou os empregos foram os produtores estrangeiros, a mão de obra (deles).
    Deveriam seguir o exemplo dos países que valorizam e preservam sua mão de obra.

  6. Matéria muito boa, mas falta aprofundar na analise de que o Brasil se insere em um conteto Mundial de crise e desaceleraçao. Coisa que muitos esquecem quando analisam a situaçao do Brasil, tambèm a midia e polìticos brasileiros. Estou ha seis meses na Italia, e vejo que a crise brasileira se insere num contexto normal de crise no mundo,e està agravada pela crise politica. A Italia vem com um crescimento estagnado ha 8 anos, altos indices de desemprego, muitos problemas sociais graves. Neste fim de anos quatro bancos quebraram aqui…o governo teve que fazer um “salva bancos”, muitos poupadores, empresàrios simplesmente “perderam” suas economias, e investimentos. Muitos paìses no mundo estao num crescimento estagnado ou desacelerado ja ha um bom tempo e com problemas sèrios economicos e sociais. Concordo quando fala da falta de medidas estratégicas e que o governo està apagando incendio, mas analiso tambèm que a crise polìtica, com essa tentativa de derrubar o Governo è um grande fator para isso, pois força o Governo a se direcionar na sua defesa ao invés de se concentrar nas necessidades do pais. Tambèm o congresso nao vota as pautas prioritàrias para essa estratègica, enquanto centra nas denuncias..Trabalhei na area financeira, e os mercados se retraem diante da incerteza e esta incerteza polìtca no pais é um agravante a nao entrada de novos investimentos.. Em suma faz om que o pais fique mais estagnado ainda…Sem contar com o papel da midia que està um pouco distorcendo a dimensao e a realidade. vejam as analises do FMI.. e o que falam do cenario Mundial tb. é Bom se atentar para isto tambèem.. leia tb http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1760087-fim-da-crise-politica-e-condicao-para-brasil-voltar-a-crescer-diz-fmi.shtml..

  7. Bom dia José dos Santos,
    Se a sua proposta estivesse valendo ja pensou o que seria hoje do nosso pais? O PT alcançou os 51% dos votos e ai o que seria de nós? As leis são boas, o problema são os homens malfeitores, maldosos, doentes, mentes sujas, ditadoras e que tem sede do poder pelo poder a qualquer custo. Precisamos com muita paciência e amor retirar essas pessoas que estão espalhando terror, odio e desamor “Nós e eles” do poder pela grande misericordia de Deus e assim trabalharmos unidos para retornarmos ao caminho da normalidade. Não podemos fazer o que eles estão fazendo, dividir o povo, temos que unir em um objetivo maior que é nossa não sadia, democratica para todos os brasileiros. Que Deus nos ajude.

    “Muito bom este debate concordo com todos, mais poderia ser aprovado no congresso nacional uma lei que 51% da população poderia destituir qualquer mandato inclusive de Presidente da República,uma vez que este percentual elege, poderia destituí-los”.

  8. Estou usando esse sita para fazer uma matéria do jornal da minha escola,e é muito bom : )

  9. Pertencemos à uma geração há qual foi destituída, não temos uma boa condição de vida, quando digo ”condição” me refiro aos direitos básicos que o ser humano merece, já começamos assim, aprendendo a viver em meio ao descaso das ”autoridades”. Na verdade o Brasil sempre viveu essa realidade, nós povo dessa terra sabemos disso…
    Mas nada irá mudar, para haver mudança, tem que haver revolução.
    Tudo está nas nossas mãos, mas não sabemos direcionar esse poder, para a melhoria do nosso país.
    Enquanto isso ficamos aqui, citando quem está roubando, quem está afundando o país…

  10. Sou micro empresário e as coisas nunca estiveram tão boas para o tipo de empresa que tenho, bati dois recordes de vendas nos últimos dois meses.
    Entendo que exista uma crise e que ela foi causada por um não planejamento suficiente, mas o brasileiro esquece-se que nosso crescimento dependeu muito do crescimento chinês, então a crise chinesa influencia de forma direta o mercado brasileiro, não vejo ninguém mencionando este fato, uma retração de 2,5 no PIB da China ocasiona quantas perdas para o Brasil?

  11. Realmente a crise no Brasil é real! E ainda vem este Lula q não é mais nada, q não representa nosso país em nada.Somente continua manipulando sua marionete Dilma ,em propaganda querer dizer q a crise n existe,vem querer maquiar a situação,como sempre esse PT de mentiras fez enganando a vários brasileiros ingenuos.
    Chegou a hora de mudar! É certo q o Brasil está num buraco,mas nós podemos sair dele se unido somarmos nossas forças.Vamos tirar essa corja do poder!!!
    O país é nosso e não deles! Brasileiro autêntico não foge a luta,vai até o fim!
    Dia 13 de Março! Vou pra Rua! Não so neste dia,mas qtas vezes for preciso por amor a minha família, pelo futuro dos meus filhos!!!
    Tá chegando tua hora Lula e Dilma!
    FORA DILMA,FORA LULA ,FORA PTTTTT!!!!!!

  12. A culpa é sem dúvidas deste bando (nem sei qual adjetivo posso usar para pessoas que fazem uma desgraça desta num pais),o povo trabalha ,paga impostos mais caro do mundo, passa o resto da vida pagando um apartamento de 55m2 , enquanto isso os homens de colarinho levando para fora oque deveria ser investido aqui.. principalmente na educação e saúde , o governo tem o poder na mão de manipular uma população, e aqui é feito muito bem, no sentido de sermos um povo limitado. é revoltante ver tamanho sofrimento de um povo que já sofreu tanto.. e enfim quando pensávamos que este passado negro tinha desaparecido.. ele volta.

  13. Comunismo? seria mesmo esse o caminho? é claro que não, pois, quem tem esse tipo de pensamento, não tem noção do que se trata. A humanidade tem que evoluir e não regredir. Comunismo? Afff…

  14. vamos virar comunista então. com o capitalismo estamos sentindo na pele como eh. agora vamos testar o comunismo. como diz o tiririca. pior que tá não fica.

  15. esta melhora deste pais estou esperando a trita anos entra politico e sai ladrao sou analfabeta fui trabalhar em lavoura com trese anos pra pode comer oge tenho filhos nao consigo ver melhora peço por favor ke tiren eses ladrao do poder dou estudo terceiro ano e depois ken paga uma falcudade

  16. este e o pais q mtos dizem q e otimo elegeu dilma novamente viva brasil com este governo e estes eleitores,cem cultura nenhuma sobre o q e politica.

  17. O pior motivo é a falta de credibilidade, pois qualquer esforço do governo atual não terá apoio dentro do congresso e nem da sociedade.

    Alias os nossos políticos deveriam deixar de lado as agressões, pois a sociedade é que está pagando a conta, com desemprego em alta, falta de investimentos e etc…

    E o pior, a falta de atendimento hospitalar adequado, pois estão morrendo pessoas e não vejo nenhuma reação de nenhum segmento da sociedade.

    Será que estamos regredindo, brigamos e destruímos o patrimônio da cidade em função do aumento da passagem de ônibus, porém a perda da vida humana não sensibiliza ninguém!

    Temos que repensar nossos conceitos agora, antes que seja tarde demais.

  18. se votar mudasse alguma coisa seria PROIBIDO, e do que esse pais precisa e de uma reforma política, mentes sem ganancia, políticos esquecem o seu dever, e pensam ao invés do povo somente em si mesmo, mudaram o foco

  19. O problema do Brasil não são os políticos, é o próprio povo mesmo. Depois de colocarem o professor com salário inferior a um servente de pedreiro, chegamos ao resultado. Uma geração completamente sem educação. As pessoas até 40 anos, o brasileiro abaixo de 40 anos e acima de 10 anos ( a nova geração está surpreendendo), é uma desgraça total. Estaciona em cima da calçada para buscar o filho na escola, não cede a vez no trânsito, é porco (moro no litoral, 80% da população deixa o lixo na areia da praia), é malandro (o que importa é vencer), e com a saúda absurdamente comprometida (come mal, dorme mal, e é capaz de ficar sem dentes, para poder ter um carro de 100 mil reais, mesmo sendo pobre). Não sei o que reclamam tanto dos políticos, essa crise lógico que é um braço de ferro Banqueiros USA cortando credito para ferrar o país X Brasil + China. Crise de interesse. FErrar o apís para comprar tudo a preço baixo, típico dos Rotschild. O problema mesmo é o EMBURRECIMENTO DO POVO. O povo virou um animal irracional. Compare um adulto da década de 70, 80 com um adulto de hoje. Decaiu em tudo. Mas acredito que isso faça parte do plano, povo imbecil é melhor dominado. Viva a colônia Brasil.

  20. O maior erro do brasileiro é pensar que o Lula, o PT ou a Cut trabalha em favor do povo.

    O Lula e a CUT até hoje promoveram greves que beneficiam os empresarios, por exemplo, enquanto Lula manipulava o povo com a doce ilusao de melhora salarial, a Wolkswagen aproveitava para vender os carros do patio, nao precisaria pagar o salario mensal e ainda descontaria parte do 13 salario.

    Atualmente temos o bolsa tudo e a doce ilusao de receber algum beneficio do governo, porem o povo terá que se conformar com as migalhas em forma de cestas basicas. As bolsas de estudos pagam um ensino de quinta categoria enquanto escolas sao fechadas e professores sao sobrecarregados e escravizados, desistimulando o ensino e consequentemente “emburrecendo o povo”.

    Viva o pao com mortadela, as novelas, a cerveja, o futebol e o carnaval e se contentem com analfabetismo funcional, com a incapacidade de entender, de governar e de gerar um povo sadio.

    Vamos continuar perdendo tempo com discussoes sobre ideologia do genero pois ela é mais importante do que saude, trabalho, educação e segurança, o que mais importa é ser um gay feliz que em breve vai perecer por defender algo inutil, ilogico.

    O descaso do povo brasileiro por si proprio e a falta de vontade em mudar faz com que os malandros da fé enriqueçam com seus milagres fabricados. O povo quer promessa de vida boa sem esforço, quer escutar o “venha nós o vosso reino” e fogem do “seja feita a Tua vontade”.

    Parabens ao fresco povo brasileiro, que palpita em tudo, se acha no direito de julgar e nao julga, sequer a si mesmo.

    Tenho vergonha de dizer que sou brasileiro pois o pais que nasci me humilha.

  21. gostaria de falar uma coisinha, meus amigo eu sou pequeno empresário, e digo a vcs tá impossível competir com grandes varejistas,acredito que o dia em que tiver leis que protejam os pequenos tenho certeza que este pais vai dar certo!!
    quero dar um exemplo:
    se eu comprasse um celular Samsung modelo S5( com incentivo para micro empresário ) em um fornecedor ou direto da fabrica com uma cota mínima de 5 unidade e máxima de 30 unidades ao mês , com super descontos , daqueles que só tem os grandes varejistas (como Americanas.com.br), tenho certeza que eu e milhares de pequenos sobreviveria e se protegeria de grandes corporações …. porém não é assim que acontece, eu não tenho acesso na fabrica para comprar ( pq não tenho milhões) sou obrigado a comprar com um preço próximo da venda feita na internet pelos grandes varejistas … ai eu pergunto como vou vender para tirar um troco para pagar minhas contas que são iguais em tributo de um grande, e outra existe algo no Brasil que não entendo as vezes estes grandes varejistas , vendem produtos mais barato que os que eu compro no fornecedor , amigos neste país pode um varejista vender mais barato que a própria fabrica como podemos sobreviver ?
    então se tivéssemos leis para proteger o pequeno tenho certeza que este pais vai dar certo!!

  22. Muito bom este debate concordo com todos, mais poderia ser aprovado no congresso nacional uma lei que 51% da população poderia destituir qualquer mandato inclusive de Presidente da República,uma vez que este percentual elege, poderia destituí-los.
    A economia brasileira para ser aquecida, depende da população em massa independente de categoria, acredito que o Brasil vai voltar ao crescimento, porque somos uma nação trabalhadora e um País rico.

  23. concordo com todos ,o nosso país merece ser um país melhor,sem governantes corruptos, que so pensam em enriqueser,sem escrupolo nem moral,etica acho que nunca ouvirão falar,vergonha na cara ,muito menos.mais nós brasileiros temos que aprender lutar pelo um país melhor;pra quer tantos deputados,vereadores ,sanadores que não serve pra nada,ou seja serve pra afundar ainda mais obrasil.porque se for investigar as constas de cada um veremos onde esta o dinheiro dos cofres publicos.

  24. Infelizmente, o nosso pais tem tudo pra dar certo, só q infelizmente, os governantes do pais só tão pensando, no próprio umbigo,sempre nas próximas eleições,.quiseram esconder o jogo todo,e o problema maior tá ai, o congresso nacional..ninguém faz nada..absolutamente, nada, e estão ganhando as nossas custas.queria ver se fosse um sálario minimo..enquanto o povo como sempre se ferrando..com tudo..contas e contas e mais contas para manter esses..caras..E estamos caminhando para o abismo que eles,Governo, próprio criaram,… eles não estão nem aí para o povo…

  25. O Brasil não precisa de lindos comentários citados aqui, precisamos de ação efetiva na ruas, o povo buscando os direitos de cidadão, e consertando a burrice de não saber votar, damos o voto e podemos tomar. Ação povo sem cultura, ficar aqui pregando lindos comentários não resolve em nada.

  26. Haja visto pelo entendimento de politica, que ao confiarmos em alguém sem preparo e digamos sem noção de como administrar um país, erramos juntamente com esses que colocamos no poder para administrar a nossa casa que é o BRASIL.
    Hoje pelo que notamos, vimos acreditado em promessas e mais promessas sem fundamento, somos uma nação que precisa aprender analisar antes de fazer, porque muitas vezes fazemos pela emoção e comodismo acreditando que vai dar certo, o famoso EU ACHO; então agora defrontamos com uma situação a qual não estávamos preparados para enfrentar.
    A tal crise econômica, não é só culpa dos políticos, mas também nossa, por estarmos conivente com tudo que vem sendo apresentado para nos nos dias atuais, porque já faz muito tempo que tudo isso vem acontecendo e nos de braços cruzados sem ao menos tentar compreender a situação que hoje é grave e pode ficar muito mais.

  27. Um advogado estuda no mínimo 5 anos para atender aos requisitos do mercado e atingir as competências e conhecimento necessários. Quem elabora e aprova as leis não precisa de uma formação básica em política ou economia. Enquanto não houver requisitos básicos para exercer cargos políticos, viveremos em uma economia instável. Uma economia sólida é fundamentada em pessoas que compreendem a economia e que pensem na sociedade, não em si mesmos.

  28. Fomos apunhalado pelas costas ou traídos, votamos e recebemos o troco, vejamos os aposentados
    e os futuros que talvez nem alcancem a merecida aposentadoria,o FHC arrebentou com os salários
    e a continuidade está aí. Sempre fui a favor a DITADURA, e vamos torcer que ocorra porque está
    insuportável, É mais uma Venezuela. E o Exército que tome conta.
    Presidenta, Congresso e Senado legislaram contra os trabalhadores e aposentados até cego enxergam isso.

  29. Tenho uma visão totalmente diferenciada dos parceiros acima.
    Quando se elege um presidente é preciso pensar em sua capacidade intelectual.
    Elegemos o Lula simplesmente com o setimento de colocarmos uma pessoa do nosso nível intelectual, para que esta pessoa pudesse acompanhar de perto o sofrimento do mais humildes.
    Acredito que não é este sentimento de um administrador de tão alto calão.
    Um pesssoa deste nível tem que entender de Administração/economia, não basta simplesmente ter mostrado a cara brigando com o poder em nome dos oprimidos.
    O Fernando Henrique, nos deixou num patamar de competitividade, más este plano teria de ser cuidado e monitorado como se fosse uma criança, porém o Lula no auge da imcompetência, simplesmente se acomodou e camuflou tudo de ruim que está acontecendo, tão simplesmente por falta de competência.
    Haja visto a quantidade de benefícios que abriu para o povo brasileiro, provavelmente terão de ser excluídos, tão simplesmente porque os cofres públicos já não aguentam mais.
    Enquanto deveria ter incentivado aos Empresários, revisando a carga tributária, para que eles pudessem fazer os investimentos em suas Empresas, criando novas oportunidades de Emprego.
    De repente reelegemos a Dilma…
    Agora aguenta, porque temos o que merecemos e se ela não jogar a toalha, onde acho que seria uma atitude de brasileira patriota, assumindo toda esta imcompetência, infelismente seremos massacrados.
    Aja visto que o epicentro desta crise, está previsto para Dezembro de 2016, dizem os grandes economistas.
    Então Sr. Luiz Inácio da Silva, teria algo a declarar?
    Quero ver você de novo nos palanques, pregando contra os Empresários, quando fazia na ocasião da CUT.
    Não acreditoo que terá coragem de levar todos àqueles, seus seguidores para porta de sua casa, para tentar convecê-los que foi o partido oposto que errou, depois de 13 anos de GOVERNO.

  30. so uma pergunta para maioria dos comentarios acima, acham que os empresarios nao estao fazendo oque lhes cabe fazer e muito mais? ser empresario no BRASIL e como caminhar nas brasas

  31. Isso falta de administradores nesse governo, um bom gestor e uma equipe maravilhosa o Brasil vai longe.

  32. Concordo com a afirmativa que responsabilizava o Governo como ator principal, responsável pela crise econômica vivida pelos brasileiros. Vivemos em uma sociedade globalizada, há uma grande movimentação de bens, serviços e pessoas acontecendo no mundo, esta será uma realidade cada vez mais comum. EUA, União Europeia e Ásia estão em vias de fechar talvez o maior acordo de cooperação econômica desde o início do processo de globalização das economias mundiais e, o Brasil não pode ficar de fora dos novos rumos que a humanidade vem tomando, sob pena de diminuir sua condição de atratabilidade para investidores do mundo todo, além do mais, nosso país tem negócios com vários países, logo, o isolamento do resto do mundo, política internacional adotado pelo atual Governo, não é alternativa viável para quem deseja enfrentar uma crise que tende a durar mais do que se deseja. Apesar do esforço da presidente do país, no sentido de buscar, agora, investidores lá fora, nosso atual Congresso precisa fazer seu dever de casa, afinal, essa guerra política partidária não é saudável para nós brasileiros e menos ainda para uma economia que precisa dar sinais de reação, caso contrário, muitos cidadãos desse país experimentarão o drama do desemprego, a redução do consumo, o agravamento das tensões sociais e, sem dúvida, não queremos experimentar ares de um país bolivariano e venezuelanizado. Com certeza, tem gente interessada nisso. Pensemos a respeito.

  33. Pelo andar da carruagem, o governo vai querer empurrar o déficit orçamentário no bolso da sociedade,com mais impostos Acabará matando a galinha dos ovos, aí quero ver onde irá buscar os recursos para tapar o buraca, que cresce ano a ano.
    Getulio

  34. Acho q ainda não chagamos na crise em econômica em se. Estamos passando no momento por uma crise politica, cujo o maior responsável é o governo!! Um país sem instabilidade , confiança e credibilidade!!

  35. Penso e acredito no Brasil melhor , com mais oportunidades , para isto devemos refletir que colocamos no poder.
    Quero ser bem otimista , em relação a economia do pais , já passamos por coisa mais assustadora e conseguimos nos recuperar e sair.
    Mais fico muito feliz , de ter pessoa como vocês que pensa em um pais mais claro e digno pra todos.

  36. O autor diz:

    “Uma retomada da economia brasileira dependerá exclusivamente do Governo, pois segundo todas as análises, foi ele quem não fez seu papel em termos de fomento do desenvolvimento do país.Em resumo, não fez nem o seu dever diário e muito menos o dever de casa.”

    Eu discordo totalmente dessa afirmação!

    Se o povo brasileiro está esperando por uma solução política para sair desta crise económica quer do governo atual ou qualquer outro governo futuro, vai morrer de fome esperando!

    Uma retomada da economia brasileira dependerá exclusivamente de empresários, líderes, de preferência líderes de pequenas e médias empresas, que acordarem para às oportunidades que existem fora dos mercados brasileiros no resto do mundo!

    Em outras palavras exportação, exportação, exportação! Não, eu não estou querendo ser meramente repetitivo.

    Eu sou brasileiro, mas tenho vivido fora do Brasil nos últimos 35 anos! Eu estou atualmente em São Paulo à procura de oportunidades de negócio.

    Há uma expressão em Inglês: “Either, lead, follow or get out of the way!” traduzido significa “Ou lidere, siga, ou saia do caminho!”

    O Brasil tem alguns dos melhores empresários do mundo inteiro! Os políticos e os governantes infelizmente, não são geralmente conhecidos por terem muita imaginação ou criatividade. Minha sugestão é que eles criem um clima que permita que a comunidade de empresários sejam mais livres para inovar e tomarem o seu devido lugar no mundo! Dica, os chineses não são mais espertos do que os brasileiros …

    Meu pedido sincero para os políticos brasileiros seria “POR FAVOR, saiam do caminho e apenas colham os benefícios”. Mas é claro, sem matar a galinha que põe os ovos de ouro!

    Acreditem, este é o único caminho a seguir!

  37. Gosto de ler quando percebo que ha maturidade nos depoimentos, parabéns para alguns. Sejamos mais críticos na próxima eleição. Olhemos o problema como um todo. O que está nos matando é o sistema. Num sistema capitalista como vivemos, quem pode viver com dignidade? Abraços. Se você pode ser um lide, o seja e tente mudar.

  38. Olha quem passou pela crise de 1990, onde infração chegou aos 80% mês. Essa crise não chega aos pés, baste ter paciência que mercado acaba absorvendo esse desequilíbrio é claro que deve ter alguns reajuste, eu da minha opinião não a motivo p/ pânico.

  39. estamos começamos a formar um pensamento próprio sobre nossa nação,que avanço.

  40. achei esse site muito bom para as reflexões dos meus alunos para um melhor desempenho e formação de cidadãos mais capacitados e críticos de tal forma que para acontecer uma nova crise dessas, se depender da sociedade que estou formando isso não vai acontecer.

  41. Infelizmente , em quanto a camada política estiver preocupa em satisfazer seus próprios egos . E sim fazer reformas diferentes que ajudem o país a gerar recursos internos e proporcionar maior capacidade do povo ter como alcançar seus sonhos pelo fruto do seu trabalho e não ser sugado a cada dia com impostos cada fez maiores estamos a beira do caos.

  42. Pessoal sou um pouco leigo no assunto economia mas preciso deixar minha opinião sobre o assunto, nos comentários que li acima e outros sites percebi que no Brasil temos muitos que podem fazer a diferença com idéias pontos de vista avançado…
    Mas realmente nada muda se não tomarmos atividades e começar a agir e reagir está nas mãos de cada um de nós acredite você faz a diferença sim você, sem essa de culpar o governo a mudança começa por nós.
    O MPF lançou uma campanha internacional chamada CORRUPÇÃO NÃO que me faz pensar coisas do tipo meu Windows é original os cds que eu escuto é original ou pirata … Entre muitos outros detalhes que as vezes saem melhor pra nós, mas na realidade queremos mudança mas não mudamos
    Creio que o Brasil vai melhorar com a ajuda dos brasileiros e do nosso bom Deus Abraços.

  43. O brasil chegou onde chegou por puro desgoverno.
    Onde esta a saude? a estrutura de rodovias? do aumento de seu salario? onde esta o aumento real para os aposentados? onde um salario de bolsa familia, tem mais aumento do que o de aposentado?
    onde esta a sua segurança? de sair pela rua com sua esposa a noite sem MEDO?
    reage Brasil, reage, onde esta voce?

  44. Olha, chega de ser, nos povo brasileiro, acreditar que este desgoverno vai melhorar, o fato é que: Se o Brasil chegou onde chegou agora com a crise, `e pelo SIMPLES fato, de que estamos com um governo que ele mesmo esta afundando o Brasil.
    Olha, se nos povo brasileiro nao nos manifestar agora, a coisa vai ficar pior que a Bolivia, , e seremos em breve um paizinho , submisso, sem poder de renda, alta inflaçao, desemprego, resseçao, o pais, abondonado, e ainda com certas pessoas defendendo este sistema atual.
    So digo uma coisa ACORDA BRASIL. Cade a segurança , onde esta a saude digna ,onde esta a infraestrutura, das estradas , rodovias, com pedagio simbolico, onde esta a rodovia com pedagio revertido a sua arrecadaçao para dulicaçao?, onde esta seu aumento real de salario?, onde esta preço justo dos medicamentos?, onde esta o Brasil? e onde esta V O C E ?

  45. Em meu ponto de vista, acredito que país necessita de restruturação e reforma politica no sistema.
    O excesso de servidores ou funcionários chega a 2.7 milhões, onde gasto com folha de pagamento deixa um rombo no caixa. Pois sistema possui muito funcionários comissionados e em números fantasma, ou seja, sistema tema mais “cacique” do que índio.
    Outra coisa que destrói nossa renda é a falta de planejamento e pesquisa em infraestrutura, e garanto que não é taxa de juros e nem inflação que acaba com país.
    É só observar o tanto de obras feitas em todos os governos, seja eles de qualquer partido sem pesquisa e planejamento. exemplos…Usina de Gás onde não há Gás (Uruguaiana), Barragem do TUA, Barragem Norte, uma série de obras que se inicia com rascunho de projeto se quer com estudo de viabilidade.
    Escândalos politicos…um atrás do outro…isso em todos partidos. e a impunidade rolando a solto…Só no Brasil mesmo que tem reclusão domiciliar…Palhaçada…que sentença maravilhosa….politico no brasil faz igual Cesar em roma, pão e água para povo…pois é isso que todos merecem…enquanto povo ficar piscando luzes em casa, batendo panela…nada vai mudar.
    Enquanto a mentalidade deste povo não mudar…Brasil vai continuar como esta..Verdadeiro Coliseu.

  46. É difícil de imaginar uma potência como o Brasil nas mãos de pessoas, sem o menor interesse que mudar, melhorar, planejar buscar a competitividade do Brasil. O que mais deixa nós brasileiros transtornados é que medidas rápidas em aumento de impostos ocorrem, mais medidas que resolvam os problemas não ocorrem, aumento de luz, água, alimentos, isso acontece… mais os Ministros, políticos, possuem seus salários altos e pra eles não interfere… pois aumentam seus salários e votam a hora que bem entendem, isso precisa mudar. É a mesma coisa que você trabalhar numa empresa e você mesmo emitir seu holerite, calcular seu salário e depositar em sua conta. É lógico que isso não existe. Mais com o nosso dinheiro, dinheiro que pagamos através de impostos é usado de qualquer maneira… sem planejamento e que não chega onde deveria, saúde, educação… Criam barreiras para a educação, conhecimento não deveria ser vedado… deveriam facilitar o acesso ao conhecimento, tornar o FIES um processo mais fácil, para quem queira estudar tenha acesso fácil sem burocracia… muitos querem estudar mais não conseguem. Mais isso é uma estratégia ou não? deixar o povo ignorante? para que continuemos calados sem nos manifestar, ignorantes aceitar bolsa de tudo, mais a população que questiona, sai as ruas em busca de seus direitos… esses são calados, porque estão reivindicando apenas o que lhe é de direito… mais infelizmente não sei onde isso vai chegar.. enquanto tivermos pessoas ignorantes que elegem representantes corruptos que entram no sistema… mesmo quando entra pessoas boas no sistema devem entrar no ritmo da musica caso contrário não sobrevivem e são infectados e se deixam levar… É uma pena. Um país que se diz Democrático!!!

  47. A unica coisa que essa irresponsável e louca Dilma foi levar o pais pro buraco. Por favor alguém tira ela de la.

  48. Assim que a Dilma for expulsa do governo com o impeachment o Brasil irá começar a melhorar

  49. Olá Ana

    O texto está sem a menção do autor, porque foi uma criação coletiva da nossa equipe.

    Um grande abraço e sucesso

    Equipe Empreendedores Web

  50. Concordo com Paulo e José, mas sou otimista apesar de reconhecer dificuldades momentaneas pois nos últimos anos tivemos avanços comprovados por estatísticas em vários setores em comparação com governos anteriores, pois na minha opinião era e continua apesar de avanços um país com privilégios para parte da elite brasileira.

  51. Análise precisa do problema. Mas gostaria de acrescentar a principal causa da estagnação de nossa indústria que é o “Apagão Tecnológico” que o Brasil vive ou sempre viveu. Este apagão tecnológico tem raízes culturais que vêm da formação de nossa sociedade, durante a colonização. Só como exemplo, nossa primeira universidade data de 1909. A primeira universidade americana, Harvard, é de 1636, uma diferença de 273 anos! Nossa estagnação industrial vem deste apagão tecnológico e uma economia saudável não vive sem os 3 pilares: agronegócio e mineração, indústria de manufatura e serviços. A coisa é séria e precisa ser debatida. Se temos culpados estes são o governo, os empresários, a comunidade técnico-científica e a população em geral. Discutimos violência, saneamento, futebol mas não discutimos tecnologia. Não existe soberania sem tecnologia própria.

  52. Parabéns pela análise imparcial sobre a atual situação econômica do Brasil. Realmente todos nós brasileiros desejamos que o governo consiga corrigir o que está errado, para que todos nós possamos construir um País melhor para nós e para as nossas futuras gerações! Desejo que o melhor prevaleça para nosso País, pois, caso contrário estaremos caminhando cada vez mais para uma grave crise em quase todos os sentidos. Nesse ano novo que se inicia, desejamos que os nossos governantes façam e cumpram as suas respectivas missões outorgadas por nós brasileiros!

DEIXE UMA RESPOSTA