Existem algumas armadilhas mentais sobre dinheiro que acabam impedindo o seu progresso. São mitos e provérbios conformistas que acabam por minar sua iniciativa empreendedora e saudável ambição por uma vida melhor. Conheça estas armadilhas neste artigo.
Existem algumas armadilhas mentais sobre dinheiro que acabam impedindo o seu progresso. São mitos e provérbios conformistas que acabam por minar sua iniciativa empreendedora e saudável ambição por uma vida melhor. Conheça estas armadilhas neste artigo.

Armadilhas mentais sobre o dinheiro que você deve evitar

Uma grande parte das pessoas no Brasil tem origem em famílias pobres ou de classe média e por isso acabam crescendo atormentadas por pensamentos comuns a pessoas pobres e da classe média.

Se você foi educado como eu, por pais que tinham muita disposição de trabalho, mas poucas oportunidades para conquistar sua independência financeira, então há uma boa chance de você ainda estar preso a armadilhas mentais sobre o dinheiro que continuam a mantê-lo prisioneiro.

O famoso Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella no programa Sai de Baixo, já dizia que o problema é “pensar como pobre”. É isso mesmo, muita gente não alavanca, porque ao invés de assumir o desafio de ganhar dinheiro e vencer, fica preso a conceitos e mitos que as prendem à uma situação desfavorável.

É sabido que as pessoas ricas e bem sucedidas trabalham seus pensamentos sobre o dinheiro, riqueza, finanças e investimentos de forma diferente, e isso é um dos motivos para elas terem alcançado o ponto que alcançaram. Vejamos então algumas armadilhas mentais sobre o dinheiro que podem estar impedindo o seu desenvolvimento.

O dinheiro não traz felicidade

Armadilhas mentais sobre ganhar dinheiro e ser próspero
As armadilhas mentais sobre ganhar dinheiro e ser próspero

Quantas vezes você já não ouviu isso, principalmente saindo da boca de alguém que não conseguiu ganhar dinheiro e conquistar sua vaga no clube das pessoas ricas? Se o cara não sabe o que é ter dinheiro, como sabe que ele não traz felicidade. O erro já começa por ai.

Dá para imaginar essa turma ai do lado com o cheque especial estourado, cartão de crédito atrasado e contas penduradas?

Eu nunca conheci uma pessoa rica que tinha como objetivo ser feliz enquanto eles estavam tentando ganhar dinheiro. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Durante toda a minha vida eu não estava na busca pela felicidade. Eu estava buscando um padrão de vida, onde eu sou livre para fazer o que eu quero fazer e o que eu mais amo.

Sei que existem pessoas felizes e infelizes. Minha esposa é a pessoa mais feliz que eu conheço e é feliz, independentemente de quanto dinheiro ela tem. Garanto-lhe que ela gosta de ter a liberdade de gastar dinheiro sem estar sempre preocupada. O dinheiro não tem o poder de fazer você feliz ou infeliz. Afinal de contas, é só dinheiro mesmo.

O dinheiro é a origem de todos os males

Em primeiro lugar, a citação está errada. O ditado original é “O amor ao dinheiro é a origem de todos os males”. Esse ditado tem sido transmitido de forma imprecisa e criou-se o falso conceito de que o dinheiro é de alguma forma uma coisa ruim. Ser rico é um direito seu, não há nada de errado com isso.

Bill Gates disse em uma aula de faculdade “Se você nasceu pobre não é culpa sua, continuar sendo pobre é”. Eu acredito que mal é não ser capaz de sustentar minha família, financiar a minha igreja, fazer uma viagem,  fazer meu negócio crescer e alimentar meus sonhos. Isso sim é ruim.

Quanto mais dinheiro mais problemas

Essa é mais uma daquelas máximas de quem tenta se justificar por não ter conseguido ganhar dinheiro ou então quebrou. Isto é simplesmente uma ideia que aqueles sem dinheiro usam para justificar ter menos ou ter quebrado.

A verdade é que quanto mais dinheiro você tiver, maior será o seu nível de controle sobre suas escolhas em todos os aspectos da sua vida. Se você está sentado em um assento de primeira classe, isso não significa que você não terá um bêbado sentado ao seu lado. Comprar seu próprio jato permite que você controle quem fica nele, mas agora você tem que contratar dois pilotos, um mecânico e abastecer o avião. Mais dinheiro pode significar novos problemas, e não mais problemas, muito pelo contrário.

Dinheiro não dá em árvore

Armadilhas mentais sobre ganhar dinheiro e ser ricoQuem anda por ai espalhando esse conceito na verdade está sugerindo que o dinheiro é limitado e escasso. Há alguma coisa em torno de US $ 134,000,000,000,000 neste planeta – a maioria dos quais está apenas representado por dígitos em contas bancárias, contas de investimento e afins.

A única falta de dinheiro neste planeta está na cabeça das pessoas que não têm dinheiro. Portanto, levante-se e vá conquistar uma parte deste dinheiro que anda passeando por ai e pare de tentar arranjar uma desculpa para não ser bem sucedido.

É preciso ter dinheiro para ganhar dinheiro

A realidade é que mais de três quartos de todos os milionários de hoje, são milionários de primeira geração. Isso significa que as pessoas comuns ficaram ricas porque elas tiveram a coragem de implementar suas ideias.

A frase, “é preciso ter dinheiro para fazer dinheiro” é totalmente incorreta. É preciso dinheiro para ganhar mais dinheiro. Embora mais tarde na vida das pessoas ricas, elas usem o seu dinheiro para criar riqueza, no começo elas só tinham mesmo a coragem e persistência para criar dinheiro. Esta crença de que você precisa em primeiro lugar ter dinheiro para então ganhar dinheiro, transforma você em uma vítima e não lhe dá nenhuma saída.

Outro dia, outro dólar

Os trabalhadores no mundo inteiro estão vendendo tempo por dinheiro todos os dias. O seu tempo vale $10 a hora ou $50 a hora. Não importa o valor, o fato é que você está vendendo o seu tempo, e se analisar bem, você não tem muitas horas por dia para vender.

As pessoas ricas trocam dólares por tempo, porque elas sabem que o tempo é muito mais valioso do que o dinheiro. Recusando-se a trocar seu dinheiro pelo tempo de outras pessoas, muita gente acaba acreditando que a única maneira de ganhar mais dinheiro é trabalhar mais horas.

Para se ganhar dinheiro é preciso trabalhar com ele sem se prender à questão do tempo.

Maior não é necessariamente melhor

Completamente errado. Maior é sim melhor e mais estimulante. Pare agora mesmo de pensar pequeno. As melhores empresas do mundo são grandes. Ficar pensando pequeno é um completo desperdício de energia que poderia estar sendo empregada no crescimento. Eu falo sobre isso em A Regra 10X – almejar um objetivo 10 vezes maior do que você acha que é necessário. É mais divertido e vai lhe dar uma chance de sucesso maior.

Ao longo dos últimos 12 meses eu entrevistei mais de 50 empresários muito bem sucedidos que dirigem empresas de milhões de dólares, que começaram com nada. Quase todos eles me confessaram que seu maior arrependimento foi não pensar grande desde o início.

Dinheiro poupado é dinheiro ganho

Pouco dinheiro poupado é só isso mesmo
Pouco dinheiro poupado é só isso mesmo, pouco dinheiro

Se você acreditar nisso, jamais conseguirá sua independência financeira. Se você ficar pensando em centavos, no final de tudo só terá isso mesmo, centavos. Economizar não é errado, muito pelo contrário, é um hábito que as pessoas ricas costumam cultivar.

O problema é que muita gente fica focada nessa história de poupar e acaba se esquecendo da parte mais importante da estratégia, que é ganhar mais dinheiro.

Ninguém jamais ficou rico apenas poupando, você fica rico ganhando mais, não tem mágica alguma. Dinheiro não dá cria. Nunca ouviu isso?

Qualquer pessoa rica irá lhe dizer qualquer um pode ficar rico. O grande desafio é se livrar desses “pensamentos de pobre” e encarar o desafio de vencer. Para ganhar dinheiro, em primeiro lugar você precisa ter uma atitude vencedora. O resto vem junto.

Lembre-se, você está cercado por pensamento limitado, a maioria das pessoas vivem de salário em salário. Pelo visto, tem um monte de pessoas por ai trabalhando com o pensamento ou a informação errada.

Inspirado em uma publicação de Grant Cardone no site Entrepreneur

No votes yet.
Please wait...

5 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com todos esses pontos de vista até agora. Mas e sobre os riscos? Alguém poderia acrescentar algo a respeito?

  2. È isso mesmo… sem falar nas pessoas que nos colocam barreiras travando nosso desempenho e nossas idéias.

  3. Concordo com vários pontos do artigo, principalmente o último. Poupar é importante, mas realmente não vai deixar ninguém milionário. Investir hoje na poupança é perder dinheiro. Para ficar milionário com a renda fixa demoraria décadas, se você já não tiver muito dinheiro. Bolsa e imóveis estão bastante voláteis. A opção é montar o seu próprio negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA