Administração e qualificação são essenciais para montar uma pizzaria
Administração e qualificação são essenciais para montar uma pizzaria

Administração e qualificação são essenciais para montar uma pizzaria

Administração e qualificação são essenciais para montar uma pizzariaSe existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza.  Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome atual.

Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram-na com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Disseminada por todo o mundo e inovada, hoje, a pizza é confeccionada com os mais diversos ingredientes, como alho, produtos cárneos, ervas, queijos, dentre vários outros, tornando-se o que hoje conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima.

Hoje, não há um lugar em que não encontramos uma pizzaria. No estado de São Paulo, mais precisamente na capital, estão reunidas a maior quantidade das mais tradicionais do país, que são responsáveis por elaborar uma das pizzas consideradas mais saborosas do mundo. No entanto, se por um lado temos as melhores pizzas, por outro há muita carência no setor.

Falta de pessoal qualificado é uma dificuldade para o setor

Essa se refere ao pessoal devidamente qualificado para trabalhar nas pizzarias. Muitos pizzaiolos realizam seus trabalhos sem grandes conhecimentos, valendo-se apenas da boa vontade em seguir os passos das receitas para elaborar os produtos, ou repassando o que aprenderam na prática, muitas vezes, por terem trabalhado em algum momento como auxiliares em outros estabelecimentos.

Se você quer saber como montar uma pizzaria, seja ela no formato tradicional ou então seu objetivo é montar uma pizzaria delivery, fique atento a uma coisa.

Podemos perceber que muitos empresários, motivados pelo mercado em franco crescimento, aventuram-se em abrir as portas de novas pizzarias, sem a devida preparação e sem os conhecimentos necessários.

E o resultado, em grande parte dos casos, é o insucesso, seja pela baixa qualidade dos produtos, seja pela ineficiência administrativa, ou pela falta de conhecimento de mercado. São fatos como esses que levam a grande maioria das microempresas à  falência, ainda no primeiro ano de funcionamento.

Na montagem de uma pizzaria é necessário qualificação, conhecimento de gestão e qualidade

Segundo dados do SEBRAE, aproximadamente 85% das novas microempresas fecham as portas nos cinco primeiros anos de funcionamento. E, certamente, o grande vilão é a falta de informações por parte dos empresários que se aventuram na expectativa de ter um negócio próprio, e acabam sendo traídos pelas incertezas e pelas dificuldades encontradas no dia a dia.

Sabendo dessa carência de informações e da atual potencialidade oferecida pelo mercado, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Como Montar e Administrar uma Pizzariaabordando com detalhes os assuntos que interessam diretamente aqueles que desejam iniciar seu negócio e que precisam de qualificação.

Nele você receberá informações do professor Wilson Ferreira da HOTEC – Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Turismo e Gastronomia de São Paulo, especialista em produção de pizzas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

No ramo de alimentação, a pizzaria é um dos empreendimentos que tem maior crescimento no mercado. No entanto, a decisão de se montar um estabelecimento desses deve ser precedida de uma boa preparação.

É preciso conhecer os detalhes do negócio, como produzir com excelente qualidade e como atender bem sua clientela, só assim, você terá condições de enfrentar a concorrência e conduzir o empreendimento ao sucesso.

CPT - Centro de Produções Técnicas

 

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA